Achei Sudoeste


Bahia: Já começou a campanha de vacinação contra a febre aftosa
Os bovinos e bubalinos com idade até 24 meses devem ser vacinados até o dia 31 de novembro, quando se encerra a campanha. (Foto: Reprodução).

Nesta sexta-feira (1º) teve início na Bahia a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os bovinos e bubalinos com idade até 24 meses devem ser vacinados até o dia 31 de novembro, quando se encerra a campanha. Aproximadamente, 270 mil pecuaristas serão atendidos e cerca de 7 milhões de cabeças entre bovinos e bubalinos, com idade superior a 24 meses, ficarão isentos de serem vacinados. Essa quantidade representa uma redução direta da ordem de R$ 13,5 milhões para os criadores nos custos da produção da pecuária baiana. A Zona de Proteção agregou a estes números cerca de 10 mil criadores que antes vacinavam todas as 330 mil cabeças - jovens e adultas - para manter o rebanho livre da doença. Segundo o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, o maior benefício de todo esse trabalho é tornar igualitário o negócio pecuário. A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste, com 11.173.003 de cabeças existentes no território baiano, e tem apresentado, nos últimos anos, uma estabilidade sanitária. No prazo de até 15 dias após a aplicação da vacina, os criadores devem comparecer às unidades da Adab, munidos da nota fiscal de compra, para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária. O diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, esclarece que, além de atualizar o número de nascimentos e de óbitos, de acordo com o cadastro, é preciso informar todos os equinos, caprinos, ovinos, suínos, asininos, muares, aves, abelhas e animais aquáticos existentes nas propriedades. Os produtores que não possuem animais nesta faixa de idade (isentos da vacinação) também estão obrigados a declarar e atualizar seu rebanho, evitando desta maneira sanções administrativas previstas em Lei.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.