Achei Sudoeste


Maetinga perde um habitante por dia e prefeito tenta reverter o quadro
Segundo o prefeito Edcarlos Lima Oliveira (PT), em sete anos, o contingente populacional da cidade diminuiu bastante. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados do IBGE apresentados no final do mês de agosto, o número de habitantes do município baiano de Maetinga, no sudoeste baiano, tem diminuído consideravelmente ao longo dos últimos anos. Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que a população da cidade, que era de 7.038 habitantes em 2012 caiu para 5.972 habitantes em 2013 - o equivalente a 1066 habitantes a menos no período de um ano. O índice concede a Maetinga o título de cidade que mais perdeu cidadãos nos últimos anos. Ainda segundo dados do IBGE, em 2006, a população do município era de 16.083 habitantes. Em sete anos, o contingente populacional da cidade diminuiu bastante, mas precisamente houve uma baixa de 10.111 habitantes nesse período. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Edcarlos Lima Oliveira (PT) explicou que a baixa no número de habitantes deve-se principalmente à seca que atinge a região. Famílias inteiras de comunidades rurais migraram para outros estados em busca de melhores condições de vida, segundo ele. O gestor apontou que medidas estão sendo tomadas para conter o êxodo e recuperar o índice populacional.  “Estamos implementando algumas ações para conter esse êxodo que mais acontece na área rural. Contando com o apoio de programas federais, aliado a uma boa gestão, iremos contribuir muito para que os munícipes se mantenham em seus locais de origem. Isso não se resolve da noite para o dia, mas, ao longo do tempo, vamos mudando essa realidade”, garantiu Edcarlos. O prefeito acrescentou que recentemente foi assinado um convênio com o Ministério da Integração Nacional a fim de levar água encanada para 120 famílias, o que poderá ser ampliado com recursos da prefeitura. Além disso, segundo o gestor, ainda está em andamento obras nas áreas de saúde e lazer para atender outras carências da cidade, que podem contribuir para diminuir a migração populacional.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.