Achei Sudoeste


Arthur Maia defende criação da Universidade Federal do Sudoeste com campi em Brumado
O deputado disse que continuará lutando para a instalação da Universidade, porque é uma necessidade que irá mudar a realidade da região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado federal Arthur Maia (SDD) falou sobre a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Segundo ele, a universidade deveria ter sido criada em 2011, quando foram criados os campi avançados da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em Barreiras e em Vitória da Conquista. Na época, segundo Maia, a expectativa era de que também fosse criada em um futuro próximo universidades no oeste e no sudoeste do estado. Sobre o assunto, Maia chamou a atenção para o fato de que a universidade do oeste, que é a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com sede em Barreiras, foi criada, mas, ao invés de o Ministério da Educação (Mec) criar na sequência a do sudoeste da Bahia, criou-se a do sul do estado. O deputado afirmou que o Mec alegou que quis compensar a região, em razão de no sul o Índice de Desenvolvimento Humano estar bem abaixo da média. O deputado defende a criação da Universidade Federal do Sudoeste, que teria sede em Vitória da Conquista e campi em Brumado, Jequié, Guanambi e Itapetinga. “Estivemos várias vezes com representantes do Mec tratando desse assunto e vamos permanecer em 2014 vinculados a essa luta, porque é uma necessidade que irá mudar a realidade da região”, disse o deputado.  

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Luiz
Com certeza que o governo do PT atirou no próprio pé ao deixar a região sudoeste de fora. Em Vitória da Conquista já existe um campus avançado da UFBA e seria fácil a sua emancipação. Uma vez independente, a futura UF do sudoeste já poderia até contar com extensões para novos campus contemplando as cidades de Jequié, Itapetinga, Guanambi e Brumado. O jeito é aguardar a criação da UF com sede em Vitória da Conquista e cobrar os campus.
Cristiano Meira
Pensei que tinha esquecido de Brumado. Demorou!