Achei Sudoeste


Brumado será beneficiado com sistema de captação de água implantado pela Petrobras
Serão construídas 99 cisternas no município. (Foto: Divulgação/Petrobras).

Os municípios do semiárido convivem com sérios problemas de acesso à água há pelo menos três anos, segundo informações do governo da Bahia. Para amenizar o impacto da longa estiagem, são implantados sistemas, como cisterna, barragem ou barreiro, nos municípios mais afetados. Inaugurado neste ano pela Petrobras, o programa Uma Terra Duas Águas visa ampliar a oferta de água para famílias que sofrem com a falta do recurso, utilizando as tecnologias adequadas. O programa tem atuação na Bahia e em mais sete estados. O projeto, patrocinado pela Petrobras e desenvolvido pela Associação Um Milhão de Cisternas Rurais para o Semiárido Brasileiro (AP1MC), tem o objetivo de construir 20 mil sistemas de captação e armazenamento de água da chuva em 210 municípios do Semiárido. O apoio à iniciativa integra um conjunto de ações para enfrentamento da estiagem. De acordo com o Jornal Correio, na Bahia, o município de Brumado, além de mais 50 cidades, será contemplado com os diferentes sistemas. Serão 99 cisternas por município. Segundo a estatal, o programa abarca quatro diferentes tipos de tecnologias: a cisterna-calçadão, que capta a água de chuva por meio de um calçadão de cimento; a cisterna-enxurrada, utilizada para potencializar roçados, irrigar plantas frutíferas, além da criação animal; a barragem subterrânea, utilizada para possibilitar o plantio durante o ano inteiro; e a barreiro-trincheira, uma escavação de trincheiras estreitas (detalhes na ilustração desta página). O objetivo é promover o desenvolvimento rural, estimular a geração de renda e garantir a segurança alimentar de 20 mil famílias de agricultores. A Petrobras investirá R$ 200 milhões no projeto.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Evanio Alves de Oliveira
Apesar da notícia sair agora na mídia local, esse projeto esta em fase de conclusão. A Associação Divina Providência entidade da rede ASA está executando esse projeto nos municípios de Malhada de Pedras, Brumado e Caculé. Todas tecnologias concluídas estão cheias de água,as primeiras tecnologias implementadas já estão produzindo alimentos.