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Autismo: A importância da observação dos sinais para o diagnóstico precoce

O transtorno do espectro autista é uma síndrome de início precoce caracterizada por alterações marcantes do desenvolvimento da linguagem e da interação social. Há também a presença de comportamentos estereotipados e repetitivos, rituais, alterações sensoriais e interesses restritos. Essas características são essenciais para que ocorra o diagnóstico e estão presentes em todos os indivíduos com o transtorno.  Apesar de todos os diagnosticados exibirem esses sintomas, o quadro clínico apresenta níveis de severidade muito distintos. Indivíduos com o mesmo diagnósticos podem ter manifestações clínicas muito diferentes. Vem daí o termo “espectro”. Esse fato comumente confunde pais e até mesmo profissionais experientes, sendo fundamentalmente resultado de diferenças no nível intelectual e na linguagem dos indivíduos afetados pelo transtorno. É evidente que os pacientes com sinais mais leves são os mais difíceis de serem diagnosticados, pois seu desenvolvimento é mais próximo do esperado.

Dependendo do nível global de funcionamento, eles têm dificuldades marcantes em criar vínculos de amizade, aprender novos conceitos e ser independentes no dia a dia. O transtorno se inicia precocemente, e é muito comum a presença de sinais no primeiro ano de vida e costuma persistir ao longo da vida do indivíduo. Ainda não há uma causa clara para o transtorno, mas muitas teorias têm sido aventuradas como fator etiológico. A principal delas se associa a uma alteração nos processos de ativação e desativação de determinadas regiões cerebrais associadas à linguagem, à cognição social e à criatividade. Esse desequilíbrio funcional é provavelmente modulado por fatores genéticos ainda desconhecidos (muitos genes estão envolvidos nesse processo). O diagnóstico precoce é fundamental no processo de tratamento. Crianças com o diagnostico precocemente têm uma chance muito maior de apresentarem melhorias bastante significativas nos sintomas do transtorno ao longo da vida.  E qual o papel do fonoaudiólogo nesse transtorno? É muito importante, por que ele é o profissional apto para estimular as habilidades de comunicações verbais e não verbal. Quando corretamente incentivadas, essas crianças apresentam ganhos muito significativos na fala, na linguagem não verbal, na interação social, no ganho de autonomia e na melhoria de sua qualidade de vida de sua autoestima. “Todo autista tem potencialidades, para transcender dentro de sua especificidade, por isso, ensine um autista de várias maneiras, pois assim, ele conseguirá aprender”. Qualquer identificação de alguns desses sinais, procure um profissional capacitado para trabalhar com esse transtorno.  Atendimento da fonoaudióloga na clínica Mais Vida as terças-feiras, sextas-feiras e aos sábados pela manhã. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

 

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