Achei Sudoeste


Estudantes de Santo Antônio de Jesus criam sapato capaz de gerar energia limpa
Foto: Divulgação

Estudantes do ensino médio de Santo Antônio de Jesus, cidade no recôncavo baiano, desenvolveram um projeto que concilia saúde, meio ambiente e tecnologia e criaram um tênis capaz de gerar energia elétrica. O calçado, intitulado EletroTênis, produz energia limpa enquanto o usuário pisa no chão. O trabalho surgiu em uma feira de ciências do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, o município. De acordo com o professor de física e coorientador do trabalho, Oziel Silva, a eficácia do produto já foi testada o tênis. Conforme explicou, a energia é produzida em um circuito montado no calçado que é suficiente para acender dispositivos com LED. Ele ainda conta que a energia do EletroTênis é limpa e pode ser utilizada de várias maneiras, inclusive com armazenamento ou para carregar um celular imediatamente via entrada USB. O circuito de energia funciona por meio de um sistema de pastilhas piezoeléctricas acopladas no tênis, que geram energia quando são apertadas ou pressionadas.

Estudantes de Santo Antônio de Jesus criam sapato capaz de gerar energia limpa
Foto: Divulgação

De acordo com o professor o produto é seguro. “Isolamos o circuito em fita isolante, justamente para evitar defeitos que pudessem dar curto no sistema”, explicou. Segundo o orientador, o trabalho funciona como esperado e passa por modificações para ser aprimorado. Recentemente, o grupo, composto pelos alunos Cauan Sampaio, Gustavo Pereira, Luís Fernando, Matheus Cabral e Zidane Victor, foi selecionado para participar da feira de ciências de Porto Alegre. Em uma projeção no futuro, os estudantes esperam que o EletroTênis possibilite uma diminuição no uso de tomadas, resultando na eficiência energética. A iniciativa, orientada também pelo professor Davi Barreto, recebeu apoio dos alunos Gabriela Cardoso, Eduardo de Jesus, Debora Escolástico e Vagner Santos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.