Achei Sudoeste


Guanambi: Ministério Público recomenda a realização de concurso público
Segundo a promotoria, caso o prefeito Charles Fernandes (PP) não acate a recomendação poderá ser processo e sofrer uma ação de improbidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Ministério Público de Guanambi recomendou à prefeitura municipal a realização de concurso público no prazo de 90 dias. A promotora Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro considerou que o número de cargos de provimento em comissão, de livre nomeação e exoneração, está bastante desproporcional se comparado ao número de servidores públicos efetivos, aprovados por concurso. No total são 484 servidores ocupantes de cargos em comissão na estrutura administrativa da prefeitura atualmente, número que aumentou em 300% em apenas cinco anos. A promotoria ainda considerou que, de acordo com o ofício nº 08/2013, a Administração Municipal nomeou servidores efetivos para ocuparem a Secretaria da Fazenda, Secretaria de Saúde e Secretaria Educação, em total afronta a norma (EC nº 19/98), que limita o exercício de funções de confiança a servidores de carreira, nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, devendo as atribuições de tais funções e cargos destinar-se apenas à chefia, direção e assessoramento. A recomendação veio após denúncia dos vereadores Hugo Costa e José Carlos Latinha e da Presidente do Sispumur, Vilma Moura, que destacou a contração irregular e o desrespeito à Constituição Federal e à Lei de Improbidade Administrativa. A recomendação ressaltou que a prefeitura de Guanambi não realiza concurso público há mais de doze anos. Em caso de não acatamento da recomendação, o Ministério Público adotará as medidas legais e judiciais necessárias a fim de assegurar a sua implementação, inclusive através do ajuizamento da Ação Civil Pública cabível, sem prejuízo do ingresso com a respectiva ação de improbidade administrativa contra o prefeito Charles Fernandes (PP) e formulação de representação de inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 710/2013 à Procuradoria Geral de Justiça.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Charles
Realmente, uma verdadeira afronta a Carta Republicana de 1988. É de ficar triste alguns estudam tanto e outros entra no serviço público sem nenhum concurso. Pior disso tudo é que são usados como cabide de emprego. Parabéns ao MP.
Vitor
Fico feliz por ter participado dessa vitória. Pois fui um dos poucos que foi ao MP denunciar essa estupidez de Guanambi não ter concurso há mais de 12 anos. O Brasil seria perfeito se todos os cidadãos cobrassem seus direito de forma correta. Continuarei denunciando coisas erradas como essa.
Samy
Demorou de ter concurso publico em nossa cidade ... que descaso com o povo prefeito !