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A Aprendizagem em mim – por Cynthia Lorena

Aprender é uma ação contínua, de dentro para fora e que envolve a participação como um todo do sujeito. Para uma aprendizagem de sucesso, é muito pouco a sobrecarga de conteúdo, pois é necessário que o aprendente entenda como ele existe como pessoa, entender suas relações passadas com o mundo, suas disposições emocionais atuais e suas expectativas para um futuro. O conceito de aprendizagem de Nádia Bossa, embasa o meu olhar clínico: “para aprendermos, nós necessitamos de nossa condição humana e nos tornamos humanos a partir da aprendizagem. A aprendizagem humana vem ganhando novos contornos. Assim, como não há apenas uma forma de ensinar, também, nos é revelado as diversas formas de aprender e apreender conhecimentos de uma realidade. A psicopedagogia vem contribuindo, na atualidade, com o universo escolar, com as famílias, com os indivíduos, mediando o sujeito e a sua aprendizagem na construção do conhecimento, considerando os estilos cognitivos das inteligências múltiplas, teorias dos estilos de aprendizagem, alinhando pressupostos que apontem a singularidade da aprendizagem humana. O aprendizado se processa por camadas e com funcionamento muito justo, sendo que, só se avança para uma próxima camada, se a camada anterior estiver solidificada. O processo de alfabetização, ou seja, momento em que a criança aprende a escrever, entender e se familiarizar com os elementos gráficos da linguagem (letras, números, etc.), só é possível, se anteriormente a criança experienciou ações, em que pôde construir contatos com objetos e sons, que permitiu à mesma, registrar e solidificar na mente, o formato da letra. As noções subsidiárias de formato tipo redondo e quadrado, auxiliam na discriminação das letras, sendo que, após assimilação, ela poderá decidir qual movimento realizar para construir aquele elemento gráfico (O, P, Q).   Falhas nessas fases iniciais, podem revelar dificuldades de aprendizagem no período de escolarização. Essa gradual percepção da realidade de mundo, incita a criança a explorar, agir e representar, até o momento em que essa criança passa a teorizar sobre este mundo. A psicopedagogia, sobretudo, aborda a aprendizagem considerando o humano integral. Observa e analisa como esse corpo biologicamente está um instrumento eficaz para adquirir, armazenar e agir com o conhecimento, como está sua condição relacional, o funcionamento cognitivo, a inteligência, a afetividade; bem como, busca saber se existe vontade e motivação para realizar e aprender. A aprendizagem em resumo, não está relacionado ao “quanto inteligente” o aprendente é, mas principalmente, como ele exerce a sua inteligência, como adquire novos conhecimentos, como se esforça para desenvolver suas competências e o quanto novo comportamento agregou mais conhecimento para si e para o mundo.

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