Achei Sudoeste


Após nova orientação do Ministério da Saúde, governo da Bahia diz que não é possível usar estoque de vacina como 1ª dose
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo da Bahia anunciou, na manhã deste segunda-feira (22), que não é possível utilizar como 1ª dose todas as vacinas armazenadas pelos estados e municípios para garantir a 2ª dose, conforme nova orientação do Ministério da Saúde (MS). Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse que a nova orientação do MS está errada e contraria o acordo firmado em reunião técnica com estados e municípios, realizada em 19 de março, e o informe técnico encaminhado no mesmo dia pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS). “A orientação correta a ser observada é a seguinte: somente as vacinas Coronavac/Butantan entregues nos dias 17 e 20 de março (8ª e 9ª pautas de distribuição) devem ser integralmente utilizadas como primeira dose, conforme acordado”, disse a nota da Sesab. A nota ainda destaca que “não é possível a utilização de todo o estoque existente, pois as doses distribuídas em etapas anteriores já estão sendo utilizadas como segunda dose, garantindo assim, a imunização em 28 dias, conforme previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, pela fabricante da vacina e na autorização emergencial da Anvisa para utilização da Coronavac”.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.