Achei Sudoeste


Piatã oferece lindas paisagens entre serras e temperaturas baixas
Foto: Reprodução/Sabores do Nordeste

A cidade de Piatã, que fica na Chapada Diamantina, é famosa pela paisagem cercada por grandes montanhas, formações rochosas e neblina. O município de aproximadamente 17 mil habitantes tem nome indígena. Piatã em tupi significa pé duro, ou pedra dura, ou ainda fortaleza. As pessoas que se interessam em visitar Piatã não podem esquecer um item na viagem: o casaco. Piatã está localizada entre as Serra do Tromba e a Serra de Santana. A cidade é considerada a mais “gelada” da Bahia, com temperaturas abaixo dos 10º no inverno. As baixas temperaturas têm relação com a altitude. O município é o mais alto do Nordeste, fica a quase 1.270 metros acima do nível do mar. Uma das melhores maneiras de aproveitar o frio na Chapada Diamantina é o chamado turismo de aventura. Muitos turistas encaram o desafio de pegar uma trilha de 3 km na Serra de Santana, que recentemente se tornou um parque da cidade. “Muito mais gelado e por conta dos ventos muito fortes, essa temperatura cai bastante”, disse o diretor de turismo, Ricardo Xavier Pina ao G1.

Piatã oferece lindas paisagens entre serras e temperaturas baixas
Foto: Reprodução/Sabores do Nordeste

Outra opção de turismo é a visita na Capelinha do Senhor do Bonfim, que fica no meio da serra. Pelo caminho muitas pedras e também cruzes. A trilha faz parte de uma peregrinação religiosa na semana santa. Historiadores dizem que no século 17, os bandeirantes encontraram grandes jazidas de ouro e diamante no local. Atualmente a região foi transformada em área de preservação e o garimpo está proibido. Os melhores guias de Piatã também indicam fortemente que os turistas provem o café produzido na cidade. As condições são privilegiadas, o clima, a altitude, o solo e diferente de outras lavouras tudo é feito artesanalmente, o que fez com que mais de 40 produtores da região ganhassem prêmios nacionais e internacionais. Camila e o Theo Jones são donos de uma fazenda onde floresta e lavoura convivem em harmonia, os pés de café são do tipo arábica, cultivados em altitude, com terrenos específicos e com clima ameno. A Serra das Trombas revela aos visitantes um belíssimo entardecer. O sol se põe atrás de três morros. Uma imagem que o visitante leva para sempre na memória.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.