Achei Sudoeste


Marquinho Viana saúda Santa Luzia e Mucugê
Deputado protocolou moção de congratulações na AL-BA em homenagem a mais um ano de emancipação político-administrativa dos municípios. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em homenagem a mais um ano de emancipação político-administrativa dos municípios de Santa Luzia e Mucugê, comemorado nos dias 9 e 17 de maio, respectivamente, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) apresentou moção de congratulações na Assembleia Legislativa. Viana destacou trechos da história dos municípios e características políticas, econômicas e culturais de cada localidade. Emancipada em 9 de maio de 1985, Santa Luzia também participa da economia do cacau e, segundo Marquinho Viana, atualmente, tem sua economia baseada no seguinte tripé: serviços, agropecuária e indústria. Atrações ecológicas também são um destaque no município, onde os "13.344 habitantes desfrutam de sua bela paisagem marcada por rios, cachoeiras, poços, lagoas e sítios ecológicos que fez a Unesco considerá-la ‘Sítio Patrimônio Mundial Natural’". O deputado reconhece, no município de Mucugê, grandes influências da cultura portuguesa através da arquitetura de seus casarões e o estilo bizantino preservado pelo cemitério de Santa Isabel. Assim como o município de Santa Luzia, as riquezas naturais são destaque na região. Montanhas, cânions e cachoeiras fazem a diversão de moradores e turistas. Já Mucugê, diz o deputado, ainda conta com uma bacia hidrográfica formada com vários rios, incluindo o Paraguaçu, que abastece toda a cidade e sua economia está sedimentada na agricultura empresarial, altamente mecanizada, nos serviços e na indústria. "Diferentemente de outros municípios baianos, Mucugê tem uma população urbana (4.180) menor que a rural (6.365), contrariando a tese da migração campo cidade", observou o parlamentar, que felicita todos os munícipes dos locais.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.