Achei Sudoeste


Familiares protestam e apontam opressão contra os internos no Conjunto Penal de Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta quarta-feira (27), familiares dos presos detidos no Conjunto Penal de Brumado realizaram uma manifestação em frente à unidade. Ao site Achei Sudoeste, Beatriz de Castro contou que o protesto foi motivado por uma série de fatores, entre os quais a suspensão das visitas aos internos, a proibição da entrada de medicamentos e itens de higiene pessoal e a má qualidade das refeições. “Estamos nos desgastando, tem que melhorar”, afirmou. Castro cobrou a entrada de uma nova equipe para administrar o presídio a fim de assegurar os direitos dos detentos. Nesse ponto, vale salientar que, menos de um mês após Gilmar Rocha ter sido designado como diretor do Conjunto Penal, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária designou o Policial Penal Archimedes Benício Leite Neto como diretor interino da unidade.

Familiares protestam e apontam opressão contra os internos no Conjunto Penal de Brumado
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo Clesiane Santos, que veio do Estado do Sergipe, a direção não deu qualquer satisfação que justificasse os cortes feitos dentro da unidade. “Eles não falam nada para os familiares, não dão explicação nenhuma”, alegou. De Sítio do Mato, na região oeste da Bahia, Damares Ferreira esteve no local para visitar o esposo, mas não conseguiu. Ela disse que veio de longe, deixou as duas filhas em casa e a administração da unidade não avisou com antecedência que as visitas estavam suspensas. “É injusto. Meu marido tá doente, ficou 10 dias de castigo sem motivo nenhum, tiraram tudo deles. Até comida estragada estão servindo pra eles. Estão sem dignidade, sem roupa, sem comida, sem remédio, sem nada. Estamos nos manifestando pelos direitos dos detentos”, justificou. No momento da manifestação, os internos também se exaltaram pedindo o fim da opressão. Acompanhando de policiais penais, o diretor interino convidou uma comissão para dialogar a respeito das reivindicações. O mesmo declarou não ter autorização para conceder entrevista à imprensa.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.