
O azeite de dendê é um dos principais ingredientes para preparo do acarajé, quitute tão apreciado em toda Bahia. O estado já chegou a ter 40 municípios que faziam o plantio de dendê, porém hoje o número caiu para 7.
Presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), Ria Santos informou que, há cerca de 20 dias, a Secretaria Estadual de Agricultura deu posse à Câmara Temática do Dendê.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Santos disse que já existia no estado a Câmara Temática do Cacau, do Café e das Oleaginosas, restando apenas a contemplação do dendê, tendo em vista a sua importância para a Bahia.
O órgão é constituído por 33 entidades representativas. “Agora, vamos sentar com o governo do estado para falar sobre o nosso dendê, principalmente aquele trazido pelos homens e mulheres escravizados no Brasil”, afirmou.
Com a criação desse comitê, a presidente acredita que haverá dendê de qualidade no estado para atendimento da demanda das baianas de acarajé, dos terreiros de candomblé, dos restaurantes de comida a quilo, das baianas de outros estados e da sociedade em si.
A ideia é fabricar o dendê próprio do estado, que tem potencial para produzir o melhor produto do país. “Só precisamos do apoio do governo”, ressaltou Rita.