
A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), em Lençóis, na Chapada Diamantina, iniciou o ano de 2026 realizando diversas ações de fiscalização ambiental na região.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Capitão Wilson Júnior, subcomandante da Cippa Lençóis, destacou ações de recuperação de 32 m³ de madeira nativa e 85 m³ de carvão. “Temos trabalhado com a nossa inteligência, temos identificado os crimes ambientais e estamos trabalhando no sentido de zerar esses crimes e trazer mais qualidade de vida para nossa comunidade em geral”, declarou.
O subcomandante disse que o montante do material representa uma supressão vegetal muito grande. “Se persistir com essa força e com esse volume, caminhamos inevitavelmente para um processo de desertificação”, alertou.
Entre outras ações, ele detalhou que a Polícia Ambiental também tem trabalhado no campo educativo.
Nos municípios da região, estão sendo ministradas palestras para crianças e jovens. Ao final das palestras, é feito o plantio de árvores para conscientização ambiental e reflexão coletiva em defesa do meio ambiente.
Com uma cobertura em 126 municípios, o equivalente a 43% do território baiano, a Cippa Lençóis apreendeu 35 armas de fogo e 329 m³ de madeira nativa e resgatou e devolveu ao seu habitat natural 135 aves ao longo do mês de janeiro.
O subcomandante ressaltou que o processo de destruição do meio ambiente está em pleno vapor e a comunidade regional precisa colaborar para impedir que mais danos sejam causados. Para denúncias anônimas sobre crimes ambientais, deve-se utilizar o número (75) 99833-7668.