
Usuário dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Guanambi, Elivan Trindade relatou que tem encontrado grande dificuldade para realizar um simples curativo no local. Mesmo com a unidade vazia, ele não encontrou um profissional sequer disponível para atendê-lo.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Trindade disse que fez uma cirurgia no ombro recentemente e necessita desse acompanhamento pós-cirúrgico. “Fui no postinho e eles me encaminharam para UPA. Na unidade, me disseram que não fariam o curativo, que só dia de sábado e domingo. Isso aconteceu na sexta, no sábado e, posteriormente, no domingo”, contou.
Morador da zona rural, Elivan esteve na unidade por diversas vezes, sem sucesso. Segundo ele, os atendentes indicavam que o profissional que realiza os curativos só atende de 7h às 11h. O paciente questionou se não havia ninguém mais para trocar o curativo e a enfermeira respondeu que nada poderia fazer pelo seu caso. “Fiquei três dias sem fazer o curativo. Quando consegui finalmente fazer o curativo no postinho, estava inflamado”, revelou.
Para o usuário, o serviço de saúde na UPA de Guanambi está um verdadeiro caos e ele já está preocupado com o transtorno que terá de enfrentar para fazer o curativo novamente. Ele elogiou a qualidade dos atendimentos nos postos de saúde e fez críticas direcionadas exclusivamente à Unidade de Pronto Atendimento. “Lá é um Deus no acuda. Tá faltando humanidade”, disparou.
Elivan cobrou maior atenção da Secretaria Municipal de Saúde quanto à problemática na unidade.