
Após um usuário do serviço de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Guanambi denunciar grande dificuldade para realização de um simples curativo no local, o secretário de saúde da cidade, Edmilson Júnior, esclareceu a situação.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ele explicou que a unidade não é apropriada para esse tipo de atendimento. “A UPA 24 Horas é uma unidade de referência para atendimentos de urgência e emergência. É superlotada desde que abriu. Ano após ano, a UPA 24 Horas atende um público cada vez maior”, destacou.
Conforme protocolo do Ministério da Saúde, a UPA é uma unidade intermediária entre a atenção básica (postos de saúde) e o nível hospitalar, sendo os atendimentos de menor complexidade referenciados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O secretário informou que, hoje, Guanambi possui 100% de cobertura da atenção primária. “Ou seja, cada morador do município tem uma referência de UBS no seu território e os curativos são direcionados para essas unidades”, detalhou.
Em finais de semana e feriados, casos de menor complexidades, como são os curativos, são atendidos na UPA 24 Horas para não deixar os pacientes sem assistência, porém em horário determinado, de 7h às 10h30. “O horário é regulado justamente para que os pacientes da urgência e emergência não fiquem desassistidos. Sempre prezamos pelo acolhimento e atendimento humanizado”, finalizou.