
Situada no Bairro Baraúnas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcionílio Rodrigues dos Santos realizou atendimento noturno nos dias 24 e 31 de janeiro. A ação especial também será promovida na noite desta quinta-feira (05), de 18h às 21h.
O objetivo do atendimento em horário diferenciado é alcançar mulheres que estão há muitos anos sem realizar o exame citopatológico (preventivo) devido à demanda reprimida, priorizando especialmente aquelas que trabalham durante o dia e não conseguem comparecer à unidade nos turnos matutino e vespertino.
Na ação, o público também terá acesso a uma série de serviços essenciais, como aferição de pressão arterial, medição de peso e altura e testes rápidos para a detecção de sífilis, HIV e hepatites B e C.
Além de regularizar a situação clínica das pacientes, a iniciativa busca facilitar o acesso ao diagnóstico precoce.
Complementando os atendimentos clínicos, a equipe da unidade promove momentos de educação em saúde voltados às campanhas do mês. As atividades abordam as temáticas do Janeiro Branco, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental, e do Janeiro Roxo, focado na prevenção e conscientização sobre a hanseníase.