Achei Sudoeste


Brumado: Semed aplica neurociência para identificar perfil dos alunos nas salas de aula
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) convidou diversos palestrantes para falar aos professores durante a Jornada Pedagógica 2026. Patrícia Freitas, professora de Neurociência Cognitiva, foi uma das convidadas no evento.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Freitas defendeu que abordar a neurociência no contexto da educação é essencial. Significa entender, de fato, como o cérebro funciona para compreender os desfechos para aprendizagem. “Falamos sobre neurodesenvolvimento e como a estrutura cerebral, principalmente do 0 aos 6 anos, não está pronta e depende das experiências do ambiente para ser moldada”, afirmou.

Nessa fase do desenvolvimento das crianças, segundo salientou, a neuroplasticidade é muito potente e garante que toda estimulação seja absorvida com aptidão, desde que seja feito o estímulo adequado e de forma sistemática.

Para os estudos de neuroimagem, o fato de o indivíduo passar pela alfabetização muda o cérebro completamente. Segundo a professora, o que torna a neurociência importante é entender como podemos estimular não apenas leitura e escrita, mas também a atenção para ampliar o foco atencional e o controle inibitório. “Hoje, a educação é recrutada a se envolver não apenas com o ensino de habilidades escolares, mas a garantir o melhor desenvolvimento neurocognitivo desses indivíduos”, asseverou.

Nos tempos atuais, com o aumento de diagnósticos de crianças atípicas, Freitas apontou que é muito mais complexo para os profissionais da educação trabalhar em sala de aula. Eles são mais exigidos no que se refere ao conhecimento especializado. “A prática pedagógica muda completamente e precisa-se de um currículo adaptado. Educação especial não é colocar a criança dentro da escola regular, é sim planejar um currículo específico de acordo com a funcionalidade daquele indivíduo”, ressaltou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.