
(PrEP), um método altamente eficaz na prevenção da infecção pelo HIV. A iniciativa representa um importante avanço nas ações de promoção da saúde e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no município.
A PrEP consiste no uso preventivo de dois medicamentos - Tenofovir e Entricitabina - por pessoas que não vivem com o HIV. Esses medicamentos atuam bloqueando os caminhos que o vírus utiliza para infectar o organismo, impedindo a infecção antes mesmo do contato com o HIV.
A distribuição da PrEP é gratuita e realizada mediante prescrição médica. As pessoas interessadas ou que se enquadram nos critérios de uso devem procurar o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado ao lado da Policlínica do Bairro São Félix, na Rua Armando Leite, nº 62. O atendimento para a PrEP ocorre às quintas e sextas-feiras.
Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde dezembro de 2017, a PrEP vem se consolidando em todo o país como uma estratégia eficaz para redução de novos casos de HIV, além de incentivar práticas sexuais mais seguras e o cuidado contínuo com a saúde.
A PrEP é recomendada para pessoas a partir de 15 anos de idade, com peso igual ou superior a 35 quilos, que apresentem risco aumentado de infecção pelo HIV. O público-alvo inclui populações-chave em contextos de maior vulnerabilidade, associados a práticas sexuais como múltiplas parcerias, uso irregular de preservativos, entre outros fatores, desde que haja interesse em utilizar o método.