Achei Sudoeste


Primeira surdocega do país aprovada em curso universitário é da Bahia
Foto: Reprodução/TV Bahia

Contrariando a todas as dificuldades, a surdocega congênita Janine Farias, de 22 anos, foi aprovada no curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - segundo o Grupo Brasil de Apoio ao SurdoCego e ao Múltiplo Deficiente, ela é a primeira surdocega do país a ser aprovada em curso universitário. Ao G1, a mãe da universitária, Sandra Samara Farias, disse que a família está muito feliz. Natural de Vitória da Conquista, Janine aprendeu o braile e a língua de sinais. Ela passou pelo ensino infantil, fundamental e médio em escola normal. A mãe contou que, devido à falta de profissional para trabalhar com ela, se especializou, aprendeu a língua de sinais, o braile, fez diversos cursos, se graduou em pedagogia, se especializou em educação inclusiva e hoje está fazendo mestrado na área de surdocegueira. “Eu passei no vestibular na Uneb e fiquei muito feliz. Eu gritava, eu gritava de felicidade. Vou fazer pedagogia, vou ser professora. Eu desejo ensinar as pessoas o braile”, afirmou a jovem.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Sandra Samara Pires Farias
Gostaria de retificar a noticia da Janinne que passou no vestibular UNEB. Ela é a primeira Surdocega Congênita brasileira a entrar na Universidade.É importante o termo congênita, porque existem surdocegos pós- linguísticos (que ficaram surdocegos depois da aquisição de uma língua) e que cursaram o ensino superior. Outra retificação é que Janinne é natural de Vitória da Conquista e não de Barreiras. Agradeço pela noticia. Estamos realmente muito feliz.