A Quarta Agroecológica, realizada todas as quartas-feiras na Praça Senhor do Bonfim, em Brumado, tem movimentado a agricultura familiar na cidade. O evento é promovido pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab). Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Márcio Aguiar, diretor executivo da Asfab, destacou que agricultores de várias regiões rurais do município de Brumado são contemplados com a iniciativa. “A gente vem melhorando a produção e a capacidade de entrega desses agricultores. Essa Quarta Agroecológica chegou pra ficar. A população abraçou e os agricultores estão vendendo bastante. A tendência é melhorar cada dia mais”, afirmou.
Com barracas padronizadas e agricultores uniformizados, a Quarta Agroecológica apresenta uma diversidade grande de produtos provenientes da agricultura familiar. Aguiar enfatizou que os produtos expostos na feira são agropecuários, sem agrotóxico. “Do quintal de casa, coisa boa”, enfatizou.
Diretamente da Fazenda Queimada Grande, o agricultor Sérgio Meira vende na feira pamonha e mingau de milho verde, tudo preparado em casa pela família. Ele enalteceu a iniciativa pelo alto potencial de geração de renda para os agricultores participantes. “A gente vem com a caixa cheia e volta com ela vazia”, apontou.
O casal Antônio e Angelina Ribeiro, da Fazenda Corredor, vende aipim, maxixe, pepino e feijão verde no local. “De acordo com o que vamos produzindo a gente vai trazendo. Tudo cortadinho. Tem até sorvete de aipim”, relatou. Para a produtora, o trabalhou aumentou, a rotina ficou mais corrida, porém os retornos têm sido muito satisfatórios. “É disso que nós, produtores da agricultura familiar, precisamos, de incentivo e de apoio. Saúde e coragem a gente tem”, comentou.
A consumidora Ádila Gomescomemorou o fato de uma feira com produtos naturais ter sido instalada em um local central da cidade, bem perto de sua casa. “Tomara que continue”, falou. O evento tem fomentado a cadeia produtiva e fortalecido a agricultura familiar em Brumado.