Achei Sudoeste


Novembro Negro com várias atividades promovidas em Vitória da Conquista
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Vitória da Conquista, o Instituto Quilombola Luís Alberto realizou várias atividades em alusão ao Novembro Negro.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Zezito Ferreira, presidente da entidade, informou que, neste ano, foi trabalhado o tema “Mulheres negras, quilombolas e os seus desafios”.

Segundo destacou, as atividades tiveram em seu bojo a conjuntura do racismo sofrido pelas mulheres negras e quilombolas no país.

No dia 01/11, foi realizado um encontro entre os estudantes quilombolas do Território do Sudoeste.

Mais de 200 estudantes universitários se reuniram na oportunidade para discutir o preconceito vivido dentro das instituições de ensino superior por serem remanescentes de quilombos.

Novembro Negro com várias atividades promovidas em Vitória da Conquista
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na programação do Novembro Negro, segundo Ferreira, também ocorreram diversas plenárias nas comunidades quilombolas.

Ao todo, são 69 comunidades, divididas em 15 municípios, identificadas e reconhecidas pela Fundação dos Palmares.

A Feira de Economia Solidária foi um dos pontos altos do evento. Durante os três dias de promoção, foram expostos produtos da agricultura quilombola. A Feira de Saúde, que abrilhantou a campanha, atendeu mais de 2 mil pessoas ao dia com diversos atendimentos para cuidar da saúde do povo preto.

O evento teve a sua culminância com uma marcha, que atraiu cerca de 2.500 pessoas. “É uma luta de reivindicação dos nossos direitos. Uma reparação histórica do nosso povo quilombola. Para nós, do instituto, foi um momento importante e histórico”, destacou Zezito.

Apesar dessa reparação ter sido iniciada há 22 anos atrás, segundo o presidente, ainda falta muito a ser feito em prol das comunidades quilombolas. “Falar em consciência é fácil, mas colocar ela em prática e fazer a sua revisão de dentro pra fora é que é nosso objetivo”, asseverou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.