
A 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) vem intensificando, de forma sistemática e contínua, as ações de enfrentamento ao comércio ilegal de veículos automotores nas cidades de Poções, Planalto, Bom Jesus da Serra, Mirante e Caetanos.
As operações têm como foco principal a proteção da população e a desarticulação do ciclo criminoso que se inicia com o furto ou roubo de veículos e se encerra com a comercialização irregular desses bens em cidades do interior.
Durante o mês de janeiro, como resultado direto dessas ações, foram recuperados 21 veículos, sendo 18 motocicletas e 3 automóveis, todos com indícios de adulteração ou clonagem.
As investigações preliminares apontam que esses veículos foram furtados ou roubados de seus legítimos proprietários em outras cidades, sendo posteriormente trazidos e comercializados de forma ilegal nos municípios da área de atuação da unidade.
No decorrer das fiscalizações, foram constatadas as seguintes irregularidades: veículos com restrição de furto ou roubo; chassi adulterado, suprimido ou remarcado; placas irregulares, trocadas ou incompatíveis com os sinais identificadores; motocicletas transformadas em “dublê”; e veículos oriundos de outros estados circulando de forma ilegal.
A Polícia Militar alerta que a compra de veículos de procedência duvidosa pode caracterizar crime, além de acarretar a perda imediata do bem e a responsabilização criminal do adquirente.