Achei Sudoeste


Futuro da ADAB, EBDA e Derba em Brumado está indefinido
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A primeira ação tomada pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), após ter sido empossado no dia 1º de janeiro de 2015, foi anunciar a extinção de seis secretarias e a criação de três novas pastas em seu modelo administrativo. A decisão visa economizar cerca de R$ 200 milhões com o corte de funcionários públicos comissionados e a manutenção de setores. O projeto também prevê a qualificação da gestão, através de indicadores e metas, o reforço nos controles internos das secretarias e a eliminação de sombreamentos de competências entre os órgãos. 

Futuro da ADAB, EBDA e Derba em Brumado está indefinido
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Serão readequadas a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Empresa de Turismo da Bahia S.A (Bahiatursa) e o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), que serão transformados em órgãos em regime especial, com vinculações, respectivamente, à nova SDR, à Secretaria de Turismo (Setur) e à Seinfra. A EBDA passa a se chamar Bahiater. O governador já anunciou o destino dos núcleos que substituirão as Dires e Direcs. O município de Brumado ficou de fora das intenções do novo governador de ser um polo representativo do estado, o que gerou incertezas quanto ao futuro das novas pastas que assumirão as funções do Derba, EBDA e ADAB. 

Futuro da ADAB, EBDA e Derba em Brumado está indefinido
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias percorreu as três repartições em busca de informações, mas ainda não houve um pronunciamento oficial do estado quanto ao assunto. A nossa reportagem apurou que há rumores dos trabalhos da EBDA serem transferidos para a cidade de Caetité, levando-se em consideração o fato de o município vizinho ser sede do polo de identidade do Sertão Produtivo. Apesar disso, a informação é apenas especulação.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

População Brumadense
Em breve, prefeitura de Brumado terá sede em Aracatu.