
A primeira edição do Festival Literário de Rio de Contas (Flircontas) será realizada entre os dias 27 e 29 de novembro em celebração aos 302 anos de história do município.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Ana Rosa, diretora de cultura na cidade, informou que a programação inclui mesas de conversa, oficinas artísticas e pedagógicas, apresentações teatrais e musicais, contações de histórias, mostras de audiovisual, lançamentos e distribuição de livros, cortejos com escolas e vivências culturais e educativas voltadas ao diálogo com a literatura, o meio ambiente e a diversidade cultural.
Com o tema Palavra ancestral: vozes e saberes dos povos tradicionais, o evento também promoverá shows musicais com a participação do Olodum. Será um festival maravilhoso, diverso, muito rico, destacou.
Cidade mais antiga do território da Chapada Diamantina, Rio de Contas possui um amplo histórico quilombola.
Por isso, o 1º Flircontas propõe uma imersão nos saberes, nas lutas e nas expressões culturais de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do Brasil. Queremos trazer o protagonismo e a importância dessas pessoas na construção da cidade, da cultura... essa é a intenção do festival, completou.
Trata-se de um evento gratuito que propõe unir literatura, cultura, memória e território em uma grande celebração da palavra, da ancestralidade e das identidades locais.
Estima-se que cerca de 10 mil pessoas por dia prestigiem o evento.
Toda comunidade regional está convidada a participar da iniciativa.