Achei Sudoeste
Publicado em: 20 Jul 2026 / 18:30
Autor: Redação - Achei Sudoeste

Para evitar o cenário de 2017, Bahia lança campanha de vacinação para cães e gatos

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia deu início, nesta segunda-feira (20), à Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos de 2026. A mobilização estadual segue até o dia 31 de agosto, com o chamado "Dia D" programado para o próximo sábado, 25 de julho. O principal objetivo da ação é evitar a transmissão da raiva humana por meio de animais domésticos e eliminar a circulação das variantes caninas do vírus no estado.

Para esta edição, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) projeta imunizar cerca de 3,4 milhões de animais. A meta detalhada prevê a vacinação de 2,5 milhões de cães e 861.500 gatos. A dose é totalmente gratuita e voltada para pets a partir de três meses de idade que estejam saudáveis. A definição dos locais e horários de atendimento fica sob a responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde de cada cidade.

A urgência da campanha ganha força com os dados epidemiológicos recentes. Até o dia 17 de julho deste ano, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) já diagnosticou 61 casos de raiva animal em território baiano. O balanço aponta infecções em 21 morcegos (com apenas um da espécie hematófaga), 13 bovinos, 12 raposas e 11 equinos. Entre os animais domésticos de companhia, foram registrados três casos em cães e um em gato.

A Sesab reforça a importância de os tutores não deixarem a proteção para a última hora, mantendo a carteira de vacinação dos animais em dia. A imunização de cães e gatos funciona como uma barreira essencial de saúde pública para proteger a população. Vale destacar que o último caso de raiva humana registrado na Bahia ocorreu há nove anos, em 2017, no município de Paramirim.