
O delegado coordenador da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin), Roberto Júnior, falou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar sobre os investimentos do Governo do Estado para o sudoeste baiano em 2026.
Ele assegurou que a unidade tem sido agraciada com viaturas e armamentos e se estruturado com ferramentas de inteligência que antes só existiam na capital.
Hoje, todas as Coordenadorias de Polícia da região contam com núcleos de interceptação de dados. Eu acredito e nós trabalhamos com planejamento para que em 2026 a gente consiga alcançar uma redução maior ainda nos números da criminalidade, destacou.
Segundo o diretor, em média, mais de 80% das mortes violentas no estado da Bahia são provocadas pelo tráfico de drogas, que também está associado aos crimes de lavagem de dinheiro e de comércio de armas.
Consciente dessa realidade, o delegado apontou que é preciso entender o fenômeno da violência dentro dos próprios lares. A gente precisa orientar nossas crianças, nossos jovens, nossos adolescentes. Eles necessitam de uma formação religiosa, seja ela qual for. Tem que ter as famílias estruturadas. Esse é o primeiro passo para acabarmos realmente com os índices de violência, opinou.
Aliado a esse entendimento, Júnior avaliou que a polícia precisa agir com rigor. Para isso, o governo tem investido no aparelhamento das coordenadorias.
No início do ano, cada unidade da Polícia Civil na Bahia recebeu um drone, uma delegacia móvel e viaturas descaracterizadas. Também está prevista a realização de um novo concurso público para a área a fim de reforçar o efetivo policial civil no estado. Os investimentos não param, garantiu.