Achei Sudoeste


Brumado sedia XV Encontro Regional dos Surdos
O evento contou com mais de 170 participantes de 14 municípios da região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Durante o último final de semana, a cidade de Brumado sediou o XV Encontro Regional dos Surdos. As atividades começaram com um torneio de futsal no Ginásio Antônio Alves Ribeiro, realizado na tarde de sábado (25). Quatro equipes participaram da disputa. Os times de Brumado e Barra da Estiva terminaram a competição empatados, mas os visitantes levaram a melhor por causa do saldo de gols. Durante a noite, os participantes do evento se encontraram na Câmara de Vereadores, onde foram realizadas várias palestras, uma delas ministrada pelo paulistano Sandro Pereira. Com deficiência auditiva e estudante de Direito, Pereira falou sobre a cultura e identidade dos surdos e direitos das pessoas com deficiência. Por intermédio da intérprete Cinara Moura, Sandro conversou com o site Brumado Notícias acerca da importância do evento. 

Brumado sedia XV Encontro Regional dos Surdos
A comissão organizadora avaliou o evento como positivo e muito descontraído para todos os participantes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“É um encontro de grande significado haja vista que já foram realizadas 15 edições. É uma oportunidade para a fomentação de ideias, valorização do papel de cada um na sociedade, e ainda como troca de experiências entre nós que somos portadores da deficiência”, disse o palestrante. O presidente da Associação das Pessoas com Deficiências do Município de Brumado e Região (APDEMB), Lázaro Landufo, informou que mais de 170 participantes de 14 municípios estiveram presentes no encontro. Landufo falou sobre os objetivos do encontro. “Estamos trabalhando com muita seriedade objetivando com esse encontro fortalecer a inclusão e inserção dos surdos e deficientes no mercado de trabalho. É por isso que contamos com parceiros como a Secretaria de Educação e o comércio local. Ainda há muito o que ser feito para tornar o mercado mais acessível aos portadores de deficiências”, afirmou o presidente da APDEMB. O final do encontro aconteceu durante o domingo (24), no Colégio Nice Públio, onde foram realizadas apresentações teatrais.

Brumado sedia XV Encontro Regional dos Surdos
Um torneio de futsal no Ginásio Antônio Alves Ribeiro foi um dos atrativos para os participantes do evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.