Categoria

Carinhanha

283 notícia(s) publicada(s)
Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia Civil investiga morte de jovem servidor público de 28 anos em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um servidor da Prefeitura Municipal de Carinhanha foi encontrado morto na manhã de segunda-feira (15), no Bairro Alto da Colina. O corpo de Luan Santos de Castro, de 28 anos, foi localizado por um morador, que acionou equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

As circunstâncias da morte estão sendo investigadas. As equipes de segurança realizaram os procedimentos necessários e solicitaram a perícia para auxiliar no esclarecimento do caso. As autoridades aguardam a conclusão dos laudos técnicos para apontar a causa da morte.

Em nota, a Prefeitura de Carinhanha lamentou a morte do servidor e destacou a sua dedicação ao trabalho e o comprometimento demonstrado durante o período em que atuou no quadro de funcionários. A prefeitura também manifestou solidariedade aos parentes, colegas e pessoas próximas da vítima.

A Polícia Civil segue acompanhando o caso.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Carinhanha: Homem pesca surubim de quase 50 kg no Rio São Francisco Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Natural da cidade de Guanambi, o pescador Paulo Dantas capturou um surubim de quase 50 quilos no Rio São Francisco, em Carinhanha. O peixe foi capturado na última sexta-feira (22), na região das Três Ilhas, próximo ao Povoado de Angico.

O peixe, de exatos 49,400 quilos, é considerado o maior surubim pescado no rio neste ano. O surubim é um peixe de água doce bastante valorizado tanto na pesca esportiva quanto na culinária, sendo conhecido pelo grande porte e pela carne firme e saborosa.

Paulo estava acompanhado de um amigo no momento da pescaria. Experiente na atividade, ele já havia capturado outros dois grandes exemplares antes: um de 22 quilos e outro de 25 quilos. Satisfeito com o exemplar pescado, Paulo disse que sempre gostou de pescar e se sente bem com o momento de relaxamento proporcionado pela pescaria.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM-BA pune prefeita de Carinhanha por manter servidores ilegais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os conselheiros que compõem a 2ª Câmara de julgamentos do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na sessão desta quarta-feira (27), julgaram procedente termo de ocorrência lavrado pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP) contra a prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro, a Chica, em razão de irregularidades relacionadas ao acúmulo ilegal de cargos públicos por servidores municipais no exercício de 2023.

Segundo informou o TCM-BA ao site Achei Sudoeste, diante das irregularidades, os conselheiros aplicaram multa de R$1,5 mil à prefeita e determinaram que a gestora adote as providências cabíveis para regularização da situação funcional de servidor apontado no processo.

O processo teve origem em fiscalização realizada pelo TCM-BA a partir de acordo de cooperação firmado entre tribunais de contas de todo o país para identificação de irregularidades funcionais na administração pública, como acúmulo indevido de cargos, descumprimento de jornada de trabalho e pagamento irregular de remunerações.

Segundo a área técnica, foram identificadas situações de acúmulo irregular envolvendo dois servidores municipais. O primeiro caso refere-se ao servidor Manoel Gomes Filho, ocupante dos cargos de vigia no município de Carinhanha e de mediador no Governo do Estado da Bahia. A relatoria entendeu que, ainda que houvesse compatibilidade de horários, os cargos acumulados não se enquadram nas exceções previstas no artigo 37 da Constituição Federal.

O segundo caso envolveu a servidora Valéria Porto dos Santos, que exercia simultaneamente os cargos de diretora de departamento na Prefeitura de Carinhanha e de assessora especial no município de Malhada. Embora a servidora tenha sido posteriormente exonerada de um dos cargos, a regularização ocorreu quase um ano após o prazo estabelecido pelo Tribunal para saneamento da irregularidade.

Na defesa, a prefeita alegou que o município apresentou esclarecimentos e informações no sistema SIGA, sustentando que não houve omissão da administração municipal diante das inconsistências apontadas pela fiscalização. Os argumentos, no entanto, não foram suficientes para afastar as irregularidades identificadas pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal e ratificadas pelo Ministério Público de Contas.

A relatora do processo, conselheira Aline Peixoto, destacou que a administração municipal não adotou, de forma imediata, as medidas necessárias para sanar as irregularidades relacionadas ao acúmulo ilegal de cargos, especialmente no caso do servidor Manoel Gomes Filho.

Cabe recurso da decisão.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'Governador já nos trouxe tudo, momento é de agradecer', diz prefeita de Carinhanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeita da cidade de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro, a Chica do PT, também recepcionou o governador Jerônimo Rodrigues durante a sua passagem pelo município de Guanambi, neste final de semana.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ela disse que o momento é de agradecimento. “Esse primeiro momento é de agradecer, é gratidão porque na história da Bahia e do Brasil nunca presenciamos a participação popular em tomada de nenhuma decisão. Esse é um ponto chave”, declarou.

Para a gestora, antes, presidentes, governadores, senadores, deputados e prefeitos eram mais inacessíveis. “Era difícil até de tocar. Hoje, os tempos mudaram depois que a participação popular chegou perto”, avaliou.

Atualmente, em sua opinião, o contato com os políticos é mais próximo. “Uma cidade do tamanho de Carinhanha, com orçamento de 1.4 e uma população de mais de 30 mil habitantes, trouxemos mais de 100 pessoas para ouvir, entender e dar suas ideias. Esse é o ponto chave do processo democrático”, finalizou.   

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem em surto psicótico armado com facão é contido em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar da Bahia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) evitou uma tragédia na tarde do último dia 16 de maio, no município de Carinhanha, no interior do estado. Os policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados por volta das 16h para prestar apoio a uma equipe médica que tentava socorrer um homem em meio a um severo surto psicótico. O paciente apresentava um comportamento extremamente agressivo e ameaçava a integridade dos socorristas portando um facão.

O caso aconteceu nas proximidades de uma cerâmica, mobilizando rapidamente as forças de segurança. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram o cenário de alto risco e iniciaram os protocolos de gerenciamento de crise. Por meio de técnicas de verbalização e mediação, a guarnição conseguiu convencer o homem a largar a arma branca, reduzindo o potencial letivo da ocorrência sem a necessidade de disparos ou confrontos físicos diretos.

Com a colaboração estratégica de um familiar que estava presente na cena, o paciente foi imobilizado de forma segura e humanizada pela equipe. A condução preservou a integridade física tanto do homem em surto quanto dos profissionais de saúde e segurança envolvidos na operação. O facão que estava sob posse do indivíduo, uma lâmina de aproximadamente 14 polegadas, foi devidamente apreendido pelos policiais.

Após ser contido, o homem foi imediatamente levado pela ambulância do Samu até a unidade hospitalar mais próxima da região. No hospital, ele recebeu o atendimento psiquiátrico de urgência necessário, foi medicado para a estabilização do quadro clínico e, após avaliação da equipe médica responsável, recebeu alta e foi liberado para o acompanhamento familiar.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Carinhanha: Homem com mandado por roubo é preso e oferece R$ 150 mil para subornar PMs Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma ação de rotina resultou no cumprimento de um mandado de prisão e no flagrante de um crime de corrupção ativa nesta segunda-feira (18), no município de Carinhanha. Um homem, identificado como Marcondes Rubens da Silva, que estava foragido do sistema prisional, foi capturado pelas equipes da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e acabou piorando significativamente a sua situação jurídica ao tentar subornar os policiais que realizavam a abordagem.

A captura ocorreu por volta das 10h, na Avenida Santo Antônio, durante patrulhamento ostensivo pela Avenida Santo Antônio. Segundo informou a 3ª CIPM ao site Achei Sudoeste, os policiais militares desconfiaram da atitude do indivíduo, que estava no interior de um estabelecimento comercial e demonstrou um nervosismo acentuado e repentino assim que notou a aproximação da viatura. A reação suspeita motivou a abordagem imediata para a realização de uma busca pessoal e checagem de dados no sistema de segurança pública.

Durante o processo de identificação e consulta ao banco de dados judiciais, as equipes constataram que o homem possuía um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de roubo, capitulado no artigo 157 do Código Penal Brasileiro. Além da ordem de prisão pendente, os registros apontavam que o abordado possuía um histórico ativo de fuga do sistema penitenciário, estando formalmente vinculado a um processo judicial em andamento.

Ao perceber que seria detido e reconduzido à prisão, o suspeito jogou uma última cartada para tentar escapar. Durante a condução para a delegacia, Marcondes ofereceu inicialmente R$ 120 mil e, em seguida, aumentou a proposta para R$ 150 mil para ser liberado. A tentativa de suborno foi imediatamente rejeitada pela guarnição, que deu uma nova voz de prisão ao homem, desta vez pelo crime de corrupção ativa. O indivíduo foi apresentado na Delegacia Territorial de Carinhanha, onde responderá tanto pelo crime antigo quanto pela tentativa de subornar as forças de segurança.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rondesp estoura acampamento do tráfico em área de mata em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite da última quinta-feira (07), policiais da Rondesp Meio Oeste realizaram a apreensão de armas, munições, drogas e balança de precisão na cidade de Carinhanha.

Os policiais receberem informações acerca da existência de um acampamento utilizado por indivíduos armados, os quais estariam escondidos em uma área de mata, realizando tráfico de entorpecentes e preparo de drogas no local.

A guarnição deslocou-se até a região indicada, adentrando na zona de mata. Durante a progressão, indivíduos não identificados perceberam a aproximação policial e fugiram em direção ignorada, abandonando no local armas de fogo e materiais ilícitos.

Diante dos fatos, todo material encontrado foi recolhido e apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Justiça suspende decisão e TCM libera pagamento de R$ 1,7 milhão a escritório de advocacia em Carinhanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma decisão judicial recente alterou o curso de uma investigação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) envolvendo a prefeitura de Carinhanha, gerida pela prefeita Francisca Alves Ribeiro, a Chica. A conselheira Aline Peixoto revogou a medida cautelar que suspendia pagamentos ao escritório Monteiro e Monteiro Advogados Associados, atendendo a uma determinação da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador.

De acordo com a decisão obtida pelo site Achei Sudoeste nesta sexta-feira (08) o caso teve origem em um termo de ocorrência lavrado pela 25ª Inspetoria Regional de Controle Externo. O órgão questionava a inexigibilidade de licitação para a contratação do escritório, cujo contrato previa honorários de 20% sobre o êxito na recuperação de créditos tributários. O valor estimado do contrato chega a R$ 1,7 milhão, calculado sobre uma expectativa de recuperação de R$ 8,5 milhões para os cofres municipais.

Anteriormente, o TCM havia determinado que a prefeitura se abstivesse de realizar os pagamentos e readequasse o percentual dos honorários, alegando que os valores fugiam dos parâmetros de razoabilidade e do Código de Processo Civil. No entanto, o escritório de advocacia recorreu ao Poder Judiciário por meio de uma ação anulatória, argumentando que a intervenção da Corte de Contas feria a autonomia privada e a discricionariedade administrativa.

Ao analisar o pedido de urgência, a Justiça Estadual deu razão aos advogados. O magistrado responsável entendeu que a decisão administrativa do TCM possuía vícios de fundamentação e que, por se tratar de um contrato de risco (ad exitum) — onde o pagamento só ocorre se o município efetivamente receber o dinheiro —, não haveria risco imediato ao erário. Além disso, a decisão judicial destacou que a limitação de honorários imposta pelo Tribunal poderia ser considerada uma "inovação normativa" sem amparo em lei.

Com a suspensão judicial dos efeitos da cautelar, a conselheira Aline Peixoto oficializou a revogação da medida nesta quinta-feira (7), restabelecendo a plena eficácia financeira do contrato nos termos originais. Apesar da liberação dos pagamentos, o processo no TCM não foi encerrado. O mérito da contratação e a análise sobre a legalidade dos valores pactuados continuarão sendo discutidos após o julgamento final da ação na Justiça, permanecendo o processo administrativo sobrestado até que haja uma definição definitiva no âmbito judicial.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação Cortes: Suspeitos de matar homem e abandonar corpo na BR-030 são presos em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Carinhanha, deflagrou nesta terça-feira (05) a Operação Cortes para o cumprimento de quatro mandados de prisão temporária, bem como mandados de busca e apreensão, em desfavor dos investigados pela prática do crime de homicídio ocorrido no município de Carinhanha.

O crime refere-se à morte de João Pedro Fogaça Araújo, 40 anos, ocorrida em 30 de março deste ano, cujo corpo foi encontrado às margens da BR-030, próximo ao Povoado do Cheira Cabelo, na cidade de Carinhanha. A vítima apresentava lesão aparente na região da testa, possivelmente causada por instrumento contundente compatível com machado.

Segundo informou a 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, ao longo das investigações, foi identificado que houve uma desavença anterior entre a vítima e um dos investigados. Apurou-se ainda que este indivíduo exerce atividade ligada a matadouro e possuía um machado utilizado para abate de animais, o qual foi apreendido durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, apresentando características compatíveis com as lesões verificadas.

No curso das investigações, a autoridade policial responsável pelo caso, o Delegado de Polícia Civil de Carinhanha, representou pelas medidas cautelares de prisão temporária e busca e apreensão, as quais foram devidamente analisadas e deferidas pelo Poder Judiciário.

As investigações em andamento, com base nos depoimentos e nas provas já colhidas no inquérito policial, apontam que o crime teria sido praticado em coautoria pelos investigados.

Além disso, foram apreendidos aparelhos telefônicos pertencentes aos investigados, mediante decisão judicial, com o objetivo de subsidiar a continuidade das investigações.

Os investigados foram localizados e presos em cumprimento às ordens judiciais expedidas pela Justiça competente, sendo conduzidos à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo à disposição do Poder Judiciário.

As investigações seguem em andamento visando o completo esclarecimento dos fatos.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem em surto psicótico é contido por PMs e Samu na zona rural de Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No fim da tarde deste domingo (26), a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi acionada para prestar apoio crítico a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na localidade conhecida como Feirinha de São João em Carinhanha. O chamado, realizado por volta das 18h30 via telefone funcional, alertava para um indivíduo em grave surto psicótico e apresentando comportamento agressivo.

Ao chegarem ao local indicado, os policiais e os profissionais de saúde confirmaram a gravidade da situação. O homem, que estava visivelmente desestabilizado, oferecia riscos a si mesmo e às pessoas ao redor. A guarnição precisou intervir de forma estratégica para conter o paciente, priorizando o uso de técnicas que garantissem a integridade física de todos os envolvidos. Após alguns momentos de diálogo e contenção, o indivíduo foi acalmado, o que permitiu que ele fosse colocado na ambulância com segurança.

O paciente foi conduzido sob monitoramento para a unidade hospitalar da região, onde passou por avaliação médica detalhada. No hospital, ele recebeu a medicação necessária para estabilização do quadro clínico e, após um período de observação e melhora dos sintomas, foi liberado. A ocorrência foi finalizada sem o registro de feridos, destacando a importância da preparação técnica das equipes para lidar com crises de saúde mental.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'80% dos crimes em Carinhanha são abusos infantis dentro da família', repudia prefeita Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Uma estatística alarmante coloca o município de Carinhanha, em um cenário de alerta máximo para a proteção infantil. Segundo a prefeita Francisca Alves Ribeiro, a Chica do PT, aproximadamente 80% das ocorrências criminais registradas na cidade referem-se a casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O dado, revelado em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, choca não apenas pela magnitude, mas pela reincidência de um padrão cruel: a maioria desses abusos ocorre dentro do próprio ambiente familiar das vítimas, o que dificulta a identificação e a interrupção do ciclo de violência.

A gestora municipal expressou profundo repúdio à persistência dessa realidade, classificando o problema como um dos maiores problemas na cidade. Durante a entrevista, ela fez um desabafo contundente sobre o cenário local. “É um problema gravíssimo em Carinhanha, 80% dos crimes daqui são violência sexual contra crianças dentro da própria família. É triste. São meninos e meninas vítimas de violência”, declarou a prefeita. A fala de Francisca reforça a tragédia silenciosa vivida por jovens que encontram o perigo onde deveriam ter acolhimento, evidenciando que a violação de direitos humanos no âmbito doméstico é o principal desafio de segurança pública da localidade.

Diante do diagnóstico, a prefeitura ressalta que foram criados e implementados os instrumentos institucionais necessários para o combate e a denúncia dessas práticas. No entanto, o alto índice de crimes sexuais intrafamiliares demonstra que a estrutura governamental, sozinha, enfrenta barreiras culturais e de silenciamento que protegem os agressores.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Núcleo de Saúde destaca campanhas de vacinação entre o sudoeste e oeste baiano Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O Núcleo Regional de Saúde (NRS) está mobilizando a população do sudoeste e oeste baiano para adesão à campanha de vacinação contra a gripe. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Karolina Rebouças, coordenadora do núcleo, informou que as pessoas estão procurando os postos de saúde para imunização. “Nesse momento, estamos com uma cobertura muito boa de vacinação”, pontuou.

Segundo Rebouças, o NRS tem feito uma busca ativa junto aos 74 municípios da região. Para a cidade de Carinhanha, o núcleo levou uma unidade itinerante de vacinação para aproximar o serviço da população, aumentando assim o número de pessoas imunizadas. O projeto aproveitou a grande mobilização em torno da visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município nesta terça-feira (21).

Mais de 4 mil doses da vacina foram aplicadas em Carinhanha. A coordenadora ressaltou que a vacinação reduz complicações e mortes por gripe. “A vacina é proteção e segurança para todos nós. É importante procurar a unidade de saúde mais próxima, pegar todas as orientações e iniciar rapidamente a imunização dentro do calendário de vacinação”, afirmou.

Realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, com apoio de estados e municípios, a mobilização prioriza crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, grupos mais suscetíveis a formas graves da doença.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jaques Wagner minimiza pesquisas eleitorais: 'Se dependesse delas, eu não teria sido eleito' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

À medida que o calendário eleitoral avança, o senador Jaques Wagner adotou um tom de cautela e pragmatismo ao comentar o desempenho de aliados e adversários nos levantamentos de intenção de voto. Segundo disse o líder político ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste, nesta terça-feira (21), durante agenda em Carinhanha, os números atuais devem ser lidos apenas como uma tendência provisória, e não como um veredito antecipado das urnas. “Eu acho que pesquisa é sempre uma fotografia do momento. Ela não é a realidade da eleição. Se dependesse de pesquisa, eu não teria sido eleito, nem Rui [Costa], nem Jerônimo [Rodrigues]”, disparou Wagner, relembrando as viradas históricas do PT na Bahia.

O senador destacou que, embora as pesquisas sirvam como um termômetro para entender como a população avalia os governos municipal, estadual e federal, o cenário ainda passará por muitas transformações nos próximos meses. Com cerca de cinco meses e meio até o pleito, ele prevê uma oscilação intensa nos números, impulsionada especialmente pela dinâmica das redes sociais. Wagner demonstrou preocupação com o impacto da desinformação no processo democrático, afirmando que “hoje rola muita mentira pela internet, então as pessoas ficam meio tontas sem saber o que é verdade e mentira”.

Apesar do alerta sobre as fake news, a confiança do senador na força do grupo político liderado por Lula e Jerônimo permanece inabalável. Ele acredita que o alinhamento entre as esferas de governo será o principal trunfo para conquistar o eleitorado baiano e nacional. Para Wagner, o trabalho realizado nas bases e a entrega de obras estruturantes, como as anunciadas no sertão, terão mais peso do que os índices momentâneos das pesquisas. “Eu acredito muito na nossa vitória na Bahia, na vitória a nível brasileiro com o presidente Lula e Jerônimo”, concluiu.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'Bebi água com pele de cobra': prefeita de Carinhanha celebra investimentos em saneamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro, popularmente conhecida como Chica do PT, não escondeu a emoção ao recepcionar o governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (21), para a entrega de obras estruturantes no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a gestora destacou que a chegada de investimentos em saneamento básico e distribuição de água representa mais do que uma conquista administrativa, é um resgate da dignidade humana para quem vive no semiárido baiano. Para Chica, o sucesso da gestão passa obrigatoriamente pela “política de alinhamento” entre o governo municipal, estadual e federal, o que tem viabilizado recursos históricos para a região.

O tom do discurso da prefeita foi marcado por memórias pessoais e um forte apelo social. Ao falar sobre a importância da água, Francisca relembrou as dificuldades de sua própria trajetória para ilustrar a realidade de muitos moradores. “Falar de água para quem bebeu água tirada da cisterna com pele de cobra, igual eu tirei, não precisa de mais nada para dizer o tamanho do meu orgulho”, desabafou. Ela relatou, inclusive, ter tido pesadelos que remetiam à escassez do passado antes da confirmação dos novos investimentos, reforçando que a segurança hídrica é o pilar central para a permanência do trabalhador rural em suas terras.

O novo aporte, estimado em R$ 34 milhões, foca em áreas de extrema vulnerabilidade social. Embora o número de beneficiários nesta etapa específica possa parecer menor em comparação a intervenções anteriores, a prefeita enfatizou que o impacto é maior por atingir as camadas mais pobres da população. “Não existe democracia, não existe política de inclusão social e de igualdade se o trabalhador não puder ficar na sua rocinha. E sem água não tem desenvolvimento”, afirmou. Para a gestora, o acesso ao recurso hídrico é a política pública mais essencial entregue pela parceria com o governo estadual, sendo a base fundamental para qualquer outra forma de crescimento econômico ou social em Carinhanha.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Coordenadora regional detalha avanço na saúde pública de Carinhanha Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O município de Carinhanha recebeu nesta terça-feira (21) um importante reforço em sua rede pública de saúde, fruto de uma parceria entre a prefeitura local e o Governo do Estado. O pacote de entregas inclui uma nova ambulância, dois veículos administrativos e kits completos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando a modernização do mobiliário e dos equipamentos médicos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Karoline Rebouças, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde, disse que a iniciativa reflete um esforço da gestão estadual para que a população seja atendida de forma igualitária dentro do serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos itens já entregues, o governo anunciou o investimento de R$ 3,1 milhões para a construção de uma nova unidade de saúde e reforma de outras duas, ampliando a capilaridade do atendimento na região. Karoline Rebouças destacou que o planejamento é dinâmico e focado em demandas reprimidas, prevendo a chegada de novos serviços em curto prazo. “Hoje o governador validou a questão do centro de reabilitação, equipamentos para fisioterapia e também os kits odontológicos que virão para o município. Na próxima sexta, Carinhanha será contemplada com a entrega de materiais para atender da melhor forma essa população que tanto necessita”, detalhou a coordenadora.

O fortalecimento da saúde de Carinhanha impacta diretamente as cidades circunvizinhas, que buscam o município para atendimentos de diversas complexidades. Para suportar essa demanda regional, o Hospital Municipal também está passando por intervenções estruturais. Segundo a coordenadora regional, a cooperação do Estado é fundamental nesse processo de expansão. “Estamos iniciando a reforma e ampliação do hospital municipal, onde o governo estadual contribui para fortalecer a porta de entrada que atende não só Carinhanha, mas toda a região circunvizinha”, afirmou.

Com a renovação do mobiliário nas unidades básicas e o aporte para novas construções, a expectativa é que o sistema de saúde local ganhe mais eficiência e ofereça um acolhimento digno aos pacientes. O investimento foca na atenção primária, mas também garante o suporte logístico necessário com a renovação da frota de veículos. Karoline Rebouças reforçou que o trabalho conjunto entre as esferas de governo é o caminho para consolidar uma saúde de qualidade, garantindo que o atendimento especializado chegue com agilidade aos moradores da região.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
BR-030 e acesso a Carinhanha receberão intervenções de manutenção e drenagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia iniciou uma série de articulações com o Governo Federal para acelerar a manutenção da BR-030, importante corredor logístico e de integração regional. Após cumprir agenda oficial por via terrestre entre os municípios de Guanambi e Carinhanha, nesta terça-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues destacou a necessidade de intervenções pontuais em trechos que sofreram desgaste natural com o período de chuvas. O objetivo é garantir a segurança viária, reduzir o tempo de viagem e evitar danos aos veículos que trafegam pela região, priorizando a conservação asfáltica no orçamento de infraestrutura.

A estratégia de recuperação já está em fase de execução técnica. Em diálogo recente com o Ministério dos Transportes e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ficou definida a realização de uma vistoria técnica para mapear os pontos críticos que demandam reparos imediatos. Segundo o governador, o planejamento para o ciclo de 2026 já contempla a Bahia, mas a meta atual é antecipar a manutenção preventiva no trecho que liga Guanambi ao extremo oeste do estado, assegurando a trafegabilidade antes do intensivo da próxima estação chuvosa.

BR-030 e acesso a Carinhanha receberão intervenções de manutenção e drenagem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Além das melhorias na rodovia federal, uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a prefeitura de Carinhanha vai focar na reestruturação da entrada da cidade. O projeto prevê não apenas o recapeamento, mas uma obra de drenagem superficial robusta. O governador explicou que a durabilidade do asfalto está diretamente ligada à capacidade de escoamento da água, e que a intervenção técnica é necessária para evitar que novas infiltrações comprometam o investimento realizado na pavimentação urbana.

Para viabilizar o projeto de drenagem na entrada de Carinhanha, a prefeita Francisca Alves Ribeiro, a Chica do PT, está em diálogo com proprietários de terrenos locais, garantindo as autorizações necessárias para o direcionamento correto das águas pluviais. Com a chegada de representantes do Dnit à região, a expectativa é que um cronograma detalhado de obras seja estabelecido, unindo esforços municipais, estaduais e federais para modernizar o acesso à cidade e manter a BR-030 em condições ideais de uso para os motoristas baianos.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jerônimo Rodrigues autoriza obra de abastecimento de água pelo Novo PAC em Carinhanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A ampliação do acesso à água potável no Oeste da Bahia foi destaque desta terça-feira (21), com a assinatura da ordem de serviço para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) em Carinhanha. O ato, conduzido pelo governador Jerônimo Rodrigues, vai beneficiar cerca de cinco mil moradores de 13 comunidades rurais, com a instalação de mais de mil ligações domiciliares. O investimento supera R$ 34 milhões e integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

O governador ressaltou o impacto social da obra, especialmente para a população do campo. “Eu cresci sem ter água tratada em casa e, por muito tempo, aquilo parecia normal. Hoje, a nossa luta é justamente para mudar essa realidade, garantindo que a água chegue a todos os cantos, especialmente às comunidades rurais”, afirmou, ao destacar que localidades como Vila São José, Barrinha, Santa Helena, Jatobá, Carnaíbas e assentamentos da região serão contempladas com o sistema.

Morador do município, o comerciante João Pereira Leite, de 56 anos, também celebrou a iniciativa. “A gente sabe da importância da água tratada na cidade e quer que esse direito chegue também à zona rural. É uma alegria ver essas comunidades sendo atendidas”, afirmou.

Jerônimo Rodrigues autoriza obra de abastecimento de água pelo Novo PAC em Carinhanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A agenda no município incluiu ainda a inauguração da ponte sobre o Riacho das Pitubas, no trecho que liga a BA-161 ao povoado de Marrequeiros, além da entrega da primeira etapa da pavimentação asfáltica com drenagem na Avenida Santos Dumont, no bairro São Francisco. As intervenções em mobilidade urbana somam quase R$ 7 milhões em investimentos.

Na área da saúde, foram autorizadas a construção e reforma de três Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da entrega de uma ambulância, dois veículos administrativos, kits para as unidades e um aparelho de raio-X com sistema de digitalização de imagens, fortalecendo a rede de atendimento no município.

A educação também foi contemplada com a entrega de um ônibus escolar rural, ampliando a segurança e o conforto no transporte de estudantes.

Outro destaque foi a autorização para a celebração de convênio voltado à elaboração do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Pontal do Periperi, reforçando as ações de preservação ambiental em Carinhanha.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jaques Wagner celebra investimento de R$ 34 milhões em água para Carinhanha Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O senador Jaques Wagner participou, na manhã desta terça-feira (21), em Carinhanha, do lançamento de um robusto projeto de abastecimento que promete mudar a realidade da zona rural do município. Com um investimento da ordem de mais de R$ 34 milhões, a maior parte proveniente do Governo Federal via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra levará água encanada para 13 comunidades locais. Para Wagner, o projeto é um desdobramento do programa “Água para Todos”, que ele próprio lançou durante sua gestão como governador da Bahia.

Durante o evento ao lado da prefeita Francisca Alves Ribeiro, a Chica do PT, o senador ressaltou o paradoxo geográfico da região, que convive com a escassez hídrica mesmo estando às margens de um dos maiores rios do país. “Carinhanha foi contemplada porque é inadmissível que uma cidade na beira do Rio São Francisco e as comunidades ainda não tenham a água adequada para o seu uso”, pontuou. Ele relembrou sua trajetória de entregas na cidade, mencionando marcos como a inauguração da ponte sobre o Velho Chico, que transformou a logística do sertão.

A presença de diversos deputados, prefeitos e lideranças regionais no ato político reforçou o peso estratégico da obra para o governo Jerônimo Rodrigues e para a gestão do presidente Lula. Wagner demonstrou entusiasmo ao retornar ao interior, reafirmando que garantir o acesso à água tratada é uma prioridade que une as esferas municipal, estadual e federal. A expectativa é que a intervenção5 mil pessoas da invisibilidade hídrica, consolidando um ciclo de desenvolvimento esperado há décadas pela população de Carinhanha.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos acompanhou de perto a agenda de entregas do Governo do Estado, percorrendo regiões estratégicas como a Chapada Diamantina, o Sertão Produtivo e o Velho Chico. Durante a passagem por Carinhanha, nesta terça-feira (21), a parlamentar celebrou a chegada de novos equipamentos, incluindo o aeroporto, e ressaltou a capilaridade dos investimentos estaduais. “É o Governo do Estado presente em toda a Bahia. Estivemos na região da Chapada e o governo fazendo entregas. Aqui hoje o governo entrega o aeroporto e grandes investimentos”, destacou.

A parlamentar, que mantém uma base sólida na região sudoeste, reforçou que a maratona de inaugurações reflete o vigor da atual gestão de Jerônimo Rodrigues, mencionando que, após os atos conjuntos, seguiria para Serra do Ramalho para dar continuidade às entregas em nome do governador. Para ela, o momento é de colher frutos de um planejamento que atravessa o estado de ponta a ponta. “Isso me deixa muito feliz em fazer parte desse time e ver a minha região sendo muito bem atendida”, afirmou, evidenciando o fortalecimento político do grupo governista nessas localidades.

Ao ser questionada sobre o clima na Assembleia Legislativa em meio ao cenário pré-eleitoral de 2026, Ivana Bastos fez questão de pontuar a sintonia entre o Legislativo e o Executivo. Segundo ela, apesar das disputas políticas naturais, a Casa tem mantido o foco na aprovação de pautas que garantam a saúde financeira do estado. “Nós temos uma grande parceria com o Governo do Estado. É um poder harmônico, mas que a gente tem uma boa sintonia. A Assembleia Legislativa tem votado projetos que são positivos para a Bahia”, explicou a deputada.

Ivana também aproveitou a oportunidade para rebater as críticas da oposição sobre a política de crédito do governo Jerônimo Rodrigues. Segundo ela, o resultado dos recursos captados já é visível nas obras entregues à população. “Se criticou muito no ano passado os projetos de empréstimos, o resultado está aí. Os investimentos chegando e a Bahia é um estado enxuto, que tem condições de arcar com suas responsabilidades. Então, a Assembleia tem sido uma grande parceira nesse processo”, concluiu a parlamentar.

'Estado enxuto': Ivana Bastos rebate críticas a empréstimos e celebra obras em Carinhanha Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste
Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Presidente da Cerb destaca obra histórica que levará água para 5 mil pessoas em Carinhanha Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) confirmou, nesta terça-feira (21), um investimento de R$ 34.276.000 para transformar o acesso a recursos hídricos no sertão baiano. A iniciativa, que beneficia 13 localidades rurais do município de Carinhanha, marca a gestão de Larissa Moraes, a primeira mulher a comandar a autarquia. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste, em tom de celebração, a presidente destacou o impacto social da medida. “É um feito histórico. São 5 mil pessoas que vão ter água nas suas torneiras. É uma obra de praticamente um ano, mas a gente vai apertar para menos, porque sabemos da necessidade da população”.

O projeto é viabilizado por uma articulação entre o Governo do Estado e o Governo Federal, utilizando recursos do novo PAC. Larissa reforçou que o retorno do programa federal foi o divisor de águas para ampliar o alcance das obras no interior baiano. “A gente sabe que só com o dinheiro que vem do Governo do Estado não conseguimos avançar muito em obras. Mas agora, com essa união do PAC, com o Governo do Estado e com os municípios, estamos avançando demais”, explicou a gestora, enfatizando que o foco atual é a zona rural.

A estratégia técnica para garantir a qualidade da água envolve a captação direta no Rio Carinhanha por meio de um sistema flutuante. Segundo a presidente da Cerb, a escolha da fonte foi estratégica devido à balneabilidade do local. “A gente vai fazer a captação no Rio Carinhanha porque ele tem a água mais pura, mais limpa. Então fica muito mais fácil de a gente levar a água tratada para a casa das pessoas”, detalhou. A obra visa corrigir uma distorção histórica, oferecendo infraestrutura para quem vive longe dos centros urbanos.

Ao entregar o anúncio à população, Larissa Moraes reiterou o compromisso com o olhar social sobre o sertão, defendendo o cuidado com a população que vive na zona rural. “Essa população merece. É uma população que sofre e que, às vezes, é invisibilizada por estar na zona rural, mas a gente tem esse olhar atento. Porque quem não tem água não tem vida, e a gente está aqui para realizar o sonho das pessoas”, concluiu a presidente.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governador chega a Carinhanha para entregas e assinar obra de sistema de água Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda oficial no município de Carinhanha, no oeste baiano, nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes. O chefe do Executivo estadual autoriza uma série de investimentos focados em segurança hídrica, saúde e educação, com destaque para a ampliação do acesso à água potável em diversas comunidades rurais da região.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, que faz a cobertura da agenda institucional, o ponto alto da visita será a assinatura da Ordem de Serviço para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), uma parceria entre o Ministério das Cidades (MCID) e a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), via Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). A obra, integrada ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), beneficiará diretamente treze localidades, incluindo os assentamentos Santa Helena, Gerais Pituba, Gerais Salinas e Brasilândia, além de vilas como São José (Cheira Cabelo) e comunidades quilombolas e rurais de Jatobá e Riacho do Capinão.

Na área da saúde, Jerônimo Rodrigues realiza a entrega de equipamentos fundamentais para o fortalecimento da rede municipal. Por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o município de Carinhanha receberá uma nova ambulância, dois veículos para suporte administrativo e dois kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS), visando otimizar o atendimento primário e o deslocamento de pacientes.

Encerrando as atividades, o setor educacional também será contemplado com a entrega de um novo ônibus escolar rural. A aquisição, coordenada pela Secretaria da Educação (SEC), faz parte da estratégia de combate à evasão escolar e garantia de transporte seguro para estudantes que residem em áreas de difícil acesso, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a interiorização dos serviços públicos e a melhoria da qualidade de vida no semiárido baiano.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mãe tenta obrigar filha a retirar denúncia de abuso contra padrasto e acaba presa em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (15), uma mulher de 36 anos foi presa pela Polícia Civil em Carinhanha, acusada de ameaçar a própria filha adolescente para que desistisse de uma denúncia de abuso sexual. Segundo informou a 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, no final do mês de março, a vítima, uma menina de 13 anos, havia denunciado o padrasto por violência sexual.

Segundo as investigações, a mãe teria tentado convencer a filha a retirar a queixa contra o companheiro. Diante da resistência por parte da menor, ela passou a fazer ameaças e intimidações contra a adolescente. Ao invés de acolhimento, a jovem passou a ser alvo de coação e o crime apressou a intervenção do Poder Judiciário e da Polícia Civil para garantir a segurança da vítima.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido por agentes da Delegacia Territorial de Carinhanha, com o apoio da 22ª Cooprin. A operação ocorreu no Povoado de Barrinha.

A suspeita segue custodiada na carceragem da Delegacia Territorial de Carinhanha, onde aguarda as determinações judiciais.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Empresário e pastor deixa legado de trabalho e fé em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (06), a morte do empresário e pastor Antônio Almeida Damas, de 60 anos, comoveu a cidade de Carinhanha. Ele enfrentava um câncer diagnosticado recentemente. Apesar do tratamento, o pastor não resistiu, deixando familiares, amigos e toda a comunidade consternados.

Vindo do Mato Grosso, Antônio se mudou para Carinhanha em 2012, onde iniciou sua trajetória no comércio local. Carismático, ele rapidamente conquistou espaço entre os moradores pela dedicação e atendimento diferenciado.

Dono de um pequeno mercado instalado na Praça JJ Seabra, o empreendimento cresceu, se consolidando como um dos maiores estabelecimentos comerciais do município.

A iniciativa empresarial trouxe impactos diretos na economia local. O Beira Rio passou a oferecer serviços modernos para a cidade, como estacionamento, padaria e sacolão, além de contribuir para a geração de empregos e fortalecimento do comércio na região.

A vida do empresário também foi marcada por sua atuação religiosa. Pastor-presidente das Igrejas Reviver, ele liderou a expansão do ministério, que hoje reúne diversas unidades em diferentes cidades. O seu legado será lembrado pelo respeito, fé e compromisso com a comunidade.

Antônio Almeida deixa esposa, quatro filhos e nove netos.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com 56 casos estimados, Carinhanha lidera risco de dengue na região de Guanambi Foto: Reprodução/Prefeitura de Carinhanha

O município de Carinhanha, que faz parte da região de saúde de Guanambi, está com alto risco de dengue, de acordo com dados apurados pelo site Achei Sudoeste no sistema de alerta Info Dengue, que monitora as arboviroses (dengue, zika e chikungunya), mantido pela Fiocruz e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o apoio do Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento, a cidade tem 56 casos estimados de dengue até o último dia 28 de março, com nível alto de transmissão e contágio. De acordo com o Info Dengue, todo o cuidado é pouco e é preciso ficar atentos aos sintomas da doença e procurar o médico imediatamente em caso suspeito.

Riacho de Santana com 12 casos estimados, Guanambi 6, Palmas de Monte Alto 4, Jacaraci 2 e Caetité 1 estão em alerta em condições climáticas propícias à reprodução do mosquito aedes aegypti. Mas ainda sem transmissão significativa da doença.

As demais cidades que compõem a região de saúde: Feira da Mata, Malhada, Iuiu, Matina, Tanque Novo, Botuporã, Sebastião Laranjeiras, Candiba, Urandi, Pindaí, Lagoa Real, Rio do Antônio, Ibiassucê, Caculé, Licínio de Almeida e Mortugaba estão sem nenhum risco eminente. Embora o risco seja considerado baixo ou inexistente pelo monitoramento do Info Dengue, vale reforçar a recomendação da manutenção dos cuidados domésticos, já que o cenário epidemiológico depende diretamente da prevenção contínua.

Todos os 23 municípios da região estão sem nenhum risco para a zika e a chikungunya.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
PRF apreende 10 kg de maconha em ônibus que seguia de São Paulo para Carinhanha Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde de segunda-feira (30) um passageiro de 20 anos por tráfico de drogas durante fiscalização no km 871 da BR-381 (Rodovia Fernão Dias), em Pouso Alegre (MG). O jovem transportava aproximadamente 9,8 kg de maconha em sua bagagem.

A abordagem ocorreu por volta de 18h15, quando os policiais deram ordem de parada a um ônibus que fazia a linha São Paulo x Guanambi. Durante a fiscalização no compartimento de passageiros, a equipe identificou um ocupante que demonstrou nervosismo ao ser questionado sobre sua bagagem de mão, alegando transportar apenas roupas.

No entanto, o volume e o peso da mala chamaram a atenção dos policiais. Após a verificação, foram encontrados diversos tabletes de maconha, totalizando cerca de 9,8 kg.

Após ser detido, o passageiro informou que transportaria o entorpecente de São Paulo até o município de Carinhanha.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pouso Alegre para as providências cabíveis. O ônibus foi liberado e seguiu viagem.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013