Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Menina de 11 anos com autismo é vítima de estupro no sul da Bahia Foto: Reprodução/Amurc

Uma menina de 11 anos, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), foi vítima de estupro em Buerarema, no sul da Bahia. O caso revoltou moradores do município.

Segundo informações do Correio 24h, a criança sofreu diversas lesões e recebeu atendimento médico. A família está abalada.

Suspeito de cometer o crime, um jovem de 19 anos foi conduzido à delegacia na segunda-feira (22) para prestar esclarecimentos. Ele não permaneceu preso.

Conforme informações repassadas à família, o suspeito teria transtornos psiquiátricos.

A ocorrência também foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que acompanha a situação da vítima e dos familiares.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Arraiá da Conquista 2026 bate recorde de público e se consolida na Bahia Foto: Divulgação/PMVC

Após cinco dias de intensa celebração, o Arraiá da Conquista 2026 chegou ao fim consagrado como uma das edições mais emblemáticas da história de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Pelo segundo ano consecutivo no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, o evento reafirmou a força do município no circuito do São João baiano. Atraindo milhares de moradores e turistas, a festa combinou infraestrutura ampliada, segurança rigorosa e uma grade de atrações de peso, chegando a registrar o impressionante recorde de mais de 70 mil pessoas em uma única noite.

A diversidade musical deu o tom no palco principal, transitando com fluidez entre o forró tradicional, o arrocha, o piseiro e o romantismo. A maratona de shows começou no sábado com apresentações de Tarcísio do Acordeon e Dorgival Dantas, seguidos pelo clima romântico de Priscila Senna e Pablo no domingo. A segunda-feira manteve a energia alta com Tierry e a banda Cacau com Leite. Já na véspera de São João, a tradição nordestina ganhou destaque com Natanzinho Lima e Geraldo Cardoso, preparando o terreno para a grande noite de encerramento, que coroou o evento com as apresentações eletrizantes de Joelma e do sanfoneiro Mestrinho.

A última noite de festa contou ainda com um ingrediente especial: a transmissão ao vivo do jogo da Seleção Brasileira, que uniu duas paixões nacionais e transformou o parque em uma verdadeira arena de torcida antes do início dos shows. Para garantir que ninguém perdesse nenhum detalhe, a organização instalou telões estratégicos dentro e fora do circuito, democratizando o acesso visual às apresentações e à partida de futebol, permitindo que o público nas áreas mais afastadas ou nos acessos de entrada aproveitasse a festa com total conforto e acessibilidade.

Paralelamente aos grandes shows, a Vila Junina despontou como o refúgio favorito das famílias, oferecendo uma imersão cultural rica em cenários temáticos, comidas típicas e apresentações de artistas locais que mantiveram viva a essência da tradição do interior. Toda essa engrenagem funcionou sob a coordenação integrada de diversas secretarias municipais, que garantiram serviços eficientes de saúde, limpeza, mobilidade urbana e assistência social.

A prefeita Sheila Lemos celebrou o saldo amplamente positivo do evento e destacou que o Arraiá superou todas as expectativas da gestão. Elogiando o comportamento ordeiro do público e a recepção calorosa que encantou os artistas nacionais, a gestora enfatizou que a edição de 2026 consolidou em definitivo o evento no topo dos festejos juninos do estado. Sem perder tempo, a prefeita encerrou a festa com os olhos no futuro, deixando o convite aberto para o público aguardar as novidades que estão por vir no Arraiá da Conquista 2027.

Educação
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ufba abre concurso público com 37 vagas e salários de até R$ 13 mil Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu inscrições para um novo concurso público destinado ao preenchimento de 37 vagas para a carreira de Magistério Superior. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25) e prevê oportunidades para diversas áreas do conhecimento.

As inscrições vão até 27 de julho de 2026, até as 12h (horário local), exclusivamente pela internet, por meio do sistema de concursos da universidade. Os valores da taxa variam conforme a titulação exigida para cada vaga: R$ 150 para áreas que exigem graduação, aperfeiçoamento ou especialização; R$ 180 para vagas com exigência de mestrado; e R$ 200 para aquelas que exigem doutorado.

O edital também prevê isenção da taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), integrantes de famílias de baixa renda e doadores de medula óssea. Os pedidos de isenção poderão ser feitos entre 25 de junho e 6 de julho.

Do total de vagas, 24 são destinadas à ampla concorrência, duas para pessoas com deficiência, nove para candidatos negros, uma para indígenas e uma para quilombolas.

Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico Único dos servidores públicos federais. A remuneração inicial varia de acordo com o regime de trabalho e a titulação. Para docentes com doutorado em regime de dedicação exclusiva, o salário inicial pode chegar a R$ 13.753,96.

O concurso será composto por prova teórico-prática ou prova escrita, prova didática, avaliação de títulos e defesa de memorial. As etapas de seleção ocorrerão entre os dias 3 de setembro e 6 de novembro de 2026, em datas a serem divulgadas posteriormente pela universidade.

Riacho de Santana
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Gostou do poder: Prefeito de Riacho de Santana busca disputar 3º mandato consecutivo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O cenário político de Riacho de Santana voltou a ficar aquecido após o prefeito João Vitor Martins Laranjeira admitir publicamente o desejo de disputar o comando do Executivo municipal mais uma vez. Em entrevista concedida à Rádio Cidade FM, o gestor revelou otimismo após uma viagem estratégica a Brasília, onde se reuniu com advogados especializados em Direito Eleitoral para estudar minuciosamente as brechas da legislação e viabilizar juridicamente uma nova candidatura.

A articulação nos bastidores busca encontrar respaldo para um caso peculiar na política local. João Vitor assumiu a cadeira de prefeito em abril de 2024, após a renúncia do então titular Tito Eugênio Cardoso de Castro. Poucos meses depois, nas eleições de outubro do mesmo ano, ele disputou o pleito e saiu vitorioso nas urnas para o atual mandato. Diante desse histórico, uma nova candidatura esbarra na tese do terceiro mandato consecutivo, proibida pela legislação brasileira, o que obriga o prefeito a travar uma complexa batalha de teses nos tribunais.

A defesa do gestor aposta em entendimentos recentes e jurisprudências dos tribunais eleitorais envolvendo vice-prefeitos que assumiram o cargo de forma definitiva pouco antes das eleições. Segundo João Vitor, embora seu caso guarde especificidades que demandarão uma discussão profunda e individualizada na Justiça Eleitoral, os pareceres iniciais colhidos na capital federal acenderam uma “grande esperança” em seu grupo político.

A declaração do prefeito mexe diretamente com o tabuleiro eleitoral do município e promete dar início a uma longa queda de braço jurídica. Enquanto a oposição acompanha de perto os movimentos, o prefeito reforça que, se houver o aval da Justiça e o apoio da população, seu nome estará novamente à disposição. Até o momento, nenhum pedido formal ou consulta foi protocolado, e o futuro político de Riacho de Santana segue dependendo da interpretação técnica dos magistrados.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adolescente de 14 anos grávida é esfaqueada oito vezes em Barreiras Foto: Divulgação/PMB

Uma adolescente de 14 anos grávida foi esfaqueada oito vezes no centro de Barreiras, no oeste da Bahia, na quarta-feira (24).

De acordo com a Polícia Militar de Barreiras, a garota estava com os amigos em uma tabacaria, quando foi golpeada por uma outra adolescente. O motivo da briga não foi informado.

Ela foi atingida no rosto, no abdômen, na perna e no braço. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e a vítima foi encaminhada para o Hospital do Oeste, onde passou por cirurgia. O estado de saúde dela é estável.

A polícia não detalhou se a adolescente suspeita de esfaquear a vítima foi apreendida ou não.

Também não foi informado se os ferimentos causaram alguma consequência a gestação da vítima.

Candiba
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Candiba: Incêndio destrói caminhão de poços artesianos e carro em galão Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incêndio de grandes proporções assustou os moradores do município de Candiba, na terça-feira (23). O fogo começou em um galpão localizado na Rua Dona Rocha Glória, no bairro Palmeiras, e destruiu completamente dois veículos que estavam estacionados no local. A intensidade das chamas e a densa fumaça escura que subiu do imóvel puderam ser vistas de diversos pontos da região, gerando forte clima de apreensão entre os vizinhos.

O fogo atingiu em cheio um caminhão pertencente a uma empresa especializada em perfuração de poços artesianos e, logo em seguida, se alastrou para um veículo de passeio, modelo Ford Belina. Ambos os automóveis foram rapidamente consumidos pelas labaredas. Quando a situação foi finalmente controlada, restaram apenas as carcaças retorcidas dos veículos, consolidando um prejuízo material significativo para os proprietários.

Apesar do susto e do potencial destrutivo da ocorrência, a boa notícia é que não houve o registro de feridos ou vítimas asfixiadas pela fumaça. Até o momento, as autoridades locais não divulgaram o que teria provocado a primeira faísca dentro do galpão. Uma perícia técnica deve ser realizada no imóvel nos próximos dias para apurar as circunstâncias exatas que deram início ao incêndio.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso por estuprar criança de 6 anos e ameaçar mãe da vítima em Firmino Alves Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso em flagrante após estuprar uma criança de seis anos na cidade Firmino Alves, no sul da Bahia, na quarta-feira (24). O suspeito já tinha passagem pela polícia pelo mesmo crime.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, após cometer o abuso o suspeito ameaçou a mãe da criança e uma vizinha que havia escutado os gritos da vítima.

Ao chegar no local, os policiais impediram os moradores de lincharem o suspeito.

Segundo o delegado de Firmino Alves, Cristiano Pereira, o suspeito foi encaminhado para o Complexo Policial de Itapetinga e segue à disposição da Justiça nesta quinta-feira (25).

Presidente Jânio Quadros
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é detido com celulares furtados em São João de Presidente Jânio Quadros e xinga policiais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A tranquilidade das festividades juninas na Praça da Feira, em Presidente Jânio Quadros, foi interrompida na madrugada desta quarta-feira (24). Um homem foi conduzido à Delegacia Territorial após ser flagrado por policiais militares portando três aparelhos celulares de origem duvidosa durante o evento.

A captura aconteceu após uma guarnição notar o comportamento extremamente nervoso do suspeito ao perceber a aproximação das autoridades. Diante da atitude suspeita, os policiais realizaram a abordagem e encontraram os dispositivos eletrônicos com o indivíduo.

Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma verificação preliminar feita pelos agentes revelou que dois dos telefones pertenciam a um casal de idosos, que havia relatado a perda dos aparelhos pouco antes no mesmo circuito da festa. Ao ser questionado sobre como conseguiu os smartphones, o homem apresentou uma versão controversa, alegando ter comprado os três celulares de desconhecidos durante o próprio evento.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a unidade policial para o registro da ocorrência. No entanto, a confusão não parou por aí. Ao dar entrada na unidade policial, o homem mudou o comportamento e passou a proferir graves ameaças e ofensas verbais contra os policiais civis e militares que estavam de plantão.

Os aparelhos foram apreendidos para serem devolvidos aos verdadeiros donos. O caso foi oficialmente registrado e agora segue sob a investigação da Polícia Civil, que vai apurar o crime de receptação ou furto, além do crime de desacato e ameaça contra as forças de segurança.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Filho de ex-vice-prefeito de Paulo Afonso é morto a tiros Foto: Reprodução/G1

Um homem de 30 anos foi morto a tiros na quarta-feira (24), na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia. Gabriel de Araújo Lima era filho do ex-vice-prefeito do município, Flávio Henrique. As informações são do G1.

De acordo com a Polícia Civil, o crime é investigado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Paulo Afonso. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Nas redes sociais, o ex-vice-prefeito divulgou uma nota de pesar e informou que o enterro do filho foi marcado para a manhã desta quinta-feira (25), no Cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeito de tentar aliciar adolescente com dinheiro é preso em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma denúncia de tentativa de exploração sexual contra um adolescente mobilizou as forças de segurança e terminou com a prisão de um homem na zona rural de Livramento de Nossa Senhora. O caso começou na madrugada da última quarta-feira (24), na Comunidade da Rocinha, quando familiares do menor flagraram a ação e acionaram a polícia. De acordo com os relatos repassados aos policiais, o suspeito teria oferecido dinheiro em espécie para que o jovem aceitasse praticar atos libidinosos.

Assim que recebeu o chamado, por volta de 1h30, uma guarnição da polícia deslocou-se imediatamente até a comunidade para averiguar a situação. Ao notar a aproximação das autoridades, o indivíduo conseguiu fugir do local antes de ser abordado. Diante da gravidade da denúncia, os policiais militares iniciaram uma intensa busca na região, realizando diligências contínuas ao longo de toda a madrugada e do dia seguinte para tentar localizar o paradeiro do agressor.

A caçada policial só teve fim no final da tarde, por volta das 17h20, graças ao recebimento de novas informações anônimas que apontavam o esconderijo do suspeito. A equipe se deslocou até o Povoado do Nado, onde conseguiu cercar, abordar e identificar o homem de forma definitiva. Com ele, os policiais apreenderam um aparelho celular e a quantia de R$ 55,00 em espécie, valor que teria ligação com a tentativa de aliciamento do adolescente.

Após receber voz de prisão, o homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde o caso foi registrado. Na unidade, a ocorrência ganhou um novo desdobramento: durante o processo de autuação e apresentação, o suspeito forneceu informações de identificação e qualificações diferentes daquelas que havia dito inicialmente aos policiais na rua. Essa tentativa de ocultar a verdadeira identidade e as circunstâncias da tentativa de exploração sexual contra o menor serão agora investigadas pela Polícia Civil.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem morre após subir em carreta, se desequilibrar e ser atropelado em Jaguaquara Foto: Reprodução/G1

Um jovem de 22 anos morreu após subir em uma carreta, se desequilibrar e ser atropelado, na noite de segunda-feira (22), em Jaguaquara.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Geovane de Jesus Santos. O acidente aconteceu na Rua Rui Barbosa, no centro da cidade.

Segundo relatos apurados pela polícia, o jovem teria "pongado" em uma carreta que seguia em direção à BR-420. Em determinado momento, ele perdeu o equilíbrio, caiu do veículo e foi atropelado.

Ainda conforme a PM, a carreta não foi identificada. A suspeita é de que o motorista não tenha percebido que Geovane havia subido na parte traseira do caminhão e, por isso, seguiu viagem após o acidente.

Uma equipe da 3ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar foi acionada para controlar o trânsito na região e isolar a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) da região. Segundo o DPT, o corpo já foi liberado para a família realizar o sepultamento. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil. As informações são do G1.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi investe R$ 500 mil e renova frota para reforçar fiscalização de trânsito Foto: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guanambi deu um passo importante para a modernização e o fortalecimento da segurança viária no município. Em um ato realizado em frente ao gabinete municipal, foram entregues sete novos veículos e uma série de equipamentos operacionais para a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran). A nova frota é composta por uma caminhonete Titano e seis motocicletas, além de materiais essenciais para o ordenamento das vias, como cones e gradis.

O investimento total supera a marca de R$ 500 mil e, segundo o prefeito Nal Azevedo, representa o maior aporte financeiro realizado de uma única vez na história da estruturação do órgão de trânsito local. A cerimônia de entrega contou com a presença do gestor municipal, de agentes de trânsito, do superintendente da SMTran, Arlindo Ribas, do diretor de Fiscalização, Rogério Mota, e de secretários municipais.

Esse reforço estrutural se soma a outras medidas que vêm sendo adotadas pela atual gestão para otimizar o setor, como a convocação de todos os aprovados no último concurso público para o cargo de agente de trânsito. Além da fiscalização, a SMTran tem apostado na prevenção por meio de seu Departamento de Educação para o Trânsito, que realiza palestras e campanhas de conscientização em escolas, faculdades e empresas da região.

Em paralelo ao reaparelhamento das equipes, a superintendência e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) intensificaram a instalação de redutores de velocidade e passagens elevadas em pontos críticos da cidade. O mapeamento dessas intervenções foi baseado em relatórios estatísticos de acidentes, com o objetivo direto de reduzir as ocorrências nas vias urbanas e garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Mundo
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sobe para 164 o número de vítimas de terremoto na Venezuela Foto: Reprodução/Redes Sociais

A busca por vítimas dos terremotos que devastaram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) continua nesta quinta-feira (25) e, segundo informações. Segundo informações atualizadas nesta manhã, foram encontrados 164 mortos e 971 feridos, até o momento e mais de 500 equipes de emergência estão trabalhando para tirar sobreviventes dos escombros.

Até a noite de ontem, apenas 32 mortes haviam sido confirmadas, mas o serviço geológico dos Estados Unidos estima que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.

O Itamaraty disse na noite de quarta que até o momento não havia notícias de brasileiros entre as vítimas. Ainda assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que determinou uma avaliação do Ministério das Relações Exteriores da situação da Venezuela após dois terremotos atingirem o país.

O objetivo, segundo nota divulgada por Lula, é adotar medidas de assistência para ajudar a Venezuela. A avaliação será feita em conjunto com a embaixada do Brasil em Caracas.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem embriagado destrói muro de casa, xinga vizinhos e é contido pela PM em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de 27 anos mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (24), no bairro São Sebastião, em Guanambi. Visivelmente embriagado, o jovem causou um quebra-quebra na residência da família após passar quase 24 horas consumindo bebidas alcoólicas.

A confusão começou por volta das 16h45, quando o pai do rapaz, um homem de 51 anos, acionou o Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Segundo o relato do pai aos policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o filho havia saído para beber no dia anterior e, ao retornar para casa, apresentou um comportamento extremamente agitado e agressivo. O jovem passou a proferir xingamentos contra os próprios familiares e vizinhos que passavam pelo local.

No auge do descontrole, o homem desferiu socos e golpes contra o muro do imóvel, danificando parte da estrutura. O impacto foi tão forte que o autor do vandalismo acabou sofrendo lesões na mão direita e no antebraço.

Uma guarnição da PM foi deslocada até o endereço e iniciou um diálogo com os envolvidos. Após a intervenção pacífica dos militares, o rapaz se acalmou e cessou a conduta agressiva, controlando a situação no local. Apesar do susto e dos danos materiais, o pai decidiu não representar criminalmente contra o filho. Ele foi orientado pelos policiais sobre as providências legais cabíveis caso mude de ideia e decida adotar outras medidas no futuro.

Chapada Diamantina
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Menino de 2 anos morre atropelado em povoado de Itaberaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um menino de 2 anos, identificado como Henry Fraga de Oliveira, morreu após ser atropelado na terça-feira (23).

A 1ª Delegacia Territorial de Itaberaba, na Chapada Diamantina, instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do atropelamento. Até o momento, de acordo com as autoridades, não há indícios de crime relacionados ao caso. As guias para a realização da perícia e para a remoção do corpo da criança já foram expedidas.

A investigação segue em andamento e, nos próximos dias, testemunhas deverão ser ouvidas para auxiliar no esclarecimento dos fatos. A Polícia Civil ainda não divulgou informações sobre o veículo envolvido no atropelamento nem sobre a identidade do motorista.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Junho Vermelho: Hemoba de Brumado convoca doadores para abastecer banco de sangue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o Hemoba está promovendo a campanha Junho Vermelho para mobilizar doadores a fim de abastecer o banco de sangue da unidade.

Ao site Achei Sudoeste, Lu Guimarães, coordenadora do Hemoba/Brumado, disse que a coleta ainda está baixa, ao contrário da demanda, especialmente nessa época do ano, que continua alta. “A gente precisa apelar para que o pessoal venha fazer a sua doação. A campanha ainda não está do jeito que a gente esperava”, destacou.

Mesmo em período festivo, a coordenadora fez um chamado especial para os doadores voluntários, que podem se deslocar à unidade antes dos eventos de São João. O gesto simples pode salvar vidas. “Antes de pegar estrada e ir pra festa, passa primeiro aqui no Hemoba. Doa o seu sangue e depois vai. Você vai curtir e também ajudar o próximo”, afirmou.

Segundo Guimarães, para doar, é necessário estar em boas condições de saúde e não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas. No caso do uso de antinflamatórios e antibióticos, o doador deve esperar 15 dias para fazer a sua doação. Durante a triagem na unidade, outros critérios são verificados junto ao doador voluntário. “Não deixem pra doar só quando alguém te pede. A doação voluntária é muito importante pra gente”, reforçou.

Vale salientar que o Hemoba/Brumado atende toda região de saúde, composta por 21 municípios, além da capital baiana, onde fica localizado o hemocentro coordenador.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Michelle Bolsonaro acusa Flávio Bolsonaro de desrespeito e humilhação Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) gravou um vídeo para redes sociais, na noite desta terça-feira (24), no qual afirma que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), enteado dela, a maltratou e humilhou durante uma conversa telefônica. O relato da esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro ocorre em meio a divergências internas no PL sobre alianças eleitorais no Ceará e uma suposta disputa entre a ex-primeira-dama e os filhos do ex-presidente.

No vídeo, que foi publicado em duas partes, Michelle Bolsonaro diz que o episódio aconteceu em novembro de 2025, após um discurso no qual ela criticou a possível aliança do PL cearense com o pré-candidato ao governo do estado Ciro Gomes (PSDB). O partido no Ceará, comandado pelo deputado estadual André Fernandes, tem articulado a aproximação com o grupo do ex-governador, o que contraria o posicionamento de Michelle, que apoia a pré-candidatura de Eduardo Girão (Novo).

“Sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou ao telefone. E eu não tinha feito nada contra ele”, afirmou a ex-primeira-dama. “Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço”.

Michelle também afirmou que, desde a conversa, o senador não a procurou novamente, e ela optou por não buscá-lo, respeitando o que foi dito. “Para ele [Flávio] e alguns que o cercam, eu não entendo de política. Tudo bem, eu me recolhi. E desde esse dia, ele não me procurou mais. Eu também não procurei, porque estou respeitando o que ele falou e é só isso”.

A ex-primeira-dama voltou a se manifestar publicamente para rebater notícias que circulam na imprensa e nas redes sociais. “Agora, vou desmentir as narrativas e notícias que circulam na imprensa. Eu sei quem as planta. Eu sei quem são as fontes. Eles me tratam como se eu fosse idiota, como se eu fosse alguém que chegou ontem, mas eu não sou. Eu sei mais do que eles pensam”, disse.

Pessoas próximas a Michelle Bolsonaro informaram ao UOL que a ex-primeira-dama estaria revoltada com notícias de que ela estaria exigindo desculpas públicas de três filhos de Jair Bolsonaro: Flávio, Eduardo (PL-SP) e Carlos (PL-RJ). As informações sobre essa suposta exigência vêm ganhando espaço em redes sociais e veículos de imprensa.

O atrito público entre Michelle e os filhos de Bolsonaro se intensificou depois que ela criticou a articulação com Ciro Gomes. Na ocasião, Flávio afirmou que Michelle teria atropelado o ex-presidente ao se manifestar sobre o caso, sendo endossado pelos irmãos Carlos e Jair Renan (PL-SC). Eduardo Bolsonaro também classificou a madrasta como “desrespeitosa”. Flávio chegou a anunciar uma “pausa” nas conversas com o grupo de Ciro.

No vídeo, Michelle reafirma que não pretende exigir o desfazimento da aliança no Ceará, mas defende que a parceria com o grupo de Ciro Gomes seja adiada para um eventual segundo turno, por questões de coerência ideológica. “Não poderia ficar calada diante de uma aliança com Ciro Gomes no primeiro turno enquanto temos um candidato verdadeiramente de direita”, afirmou, em referência a Eduardo Girão.

A ex-primeira-dama também criticou a pré-candidatura do deputado estadual Alcides Fernandes (PL) ao Senado pelo Ceará. Alcides é pai de André Fernandes, que comanda o partido no estado. Michelle disse que a vereadora Priscila Costa (PL), de Fortaleza, foi o nome inicialmente acordado por Jair Bolsonaro para a vaga. “Não honrar essa determinação do meu marido será um ato de traição contra Jair Messias Bolsonaro. Já que a aliança com Ciro é tão boa, por que o André não disponibiliza a vaga de seu próprio pai? Por que só a mulher tem que ceder?”, questionou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foragido que amarrou mulher para roubar fortuna em ouro é capturado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 43 anos, que estava com um mandado de prisão definitiva em aberto por um assalto, foi capturado no início da noite desta quarta-feira (24), no bairro São Jorge, em Brumado. A prisão ocorreu por volta das 19h30, na Rua Santa Rita de Cássia (Brisas II), após uma operação estratégica que envolveu o Setor de Operações de Inteligência (Soint) e a Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

De posse da localização exata do foragido, os policiais militares iniciaram as diligências na região e conseguiram abordar e capturar o indivíduo de forma eficaz, sem chances de fuga. Ao ser questionado pela guarnição, o homem informou que atualmente estava residindo na cidade de Cariacica, no Espírito Santo, e admitiu aos policiais que já tinha pleno conhecimento de que a Justiça havia expedido a ordem de prisão contra ele.

O mandado cumprido pelos militares é decorrente de uma sentença transitada em julgado pelo crime de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e concurso de pessoas. O crime ocorreu em setembro de 2018, quando o acusado e um comparsa invadiram uma residência em Brumado, amarraram uma mulher com fita adesiva e roubaram cerca de R$ 450 mil em ouro.

Pelo crime, o homem foi condenado a uma pena total de 8 anos, 4 meses e 25 dias de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. Diante do cumprimento da ordem judicial, o capturado foi cientificado de seus direitos constitucionais, recebeu voz de prisão e foi conduzido imediatamente à Delegacia Territorial de Brumado. Ele passará pelas audiências e exames de praxe e será encaminhado ao sistema prisional para o início do cumprimento da pena.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jaques Wagner se reúne com Lula e deixa liderança do governo no Senado Foto: Agência Senado

O senador Jaques Wagner (PT) deixou o Palácio da Alvorada na tarde desta quarta-feira (24), após uma reunião de cerca de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro terminou por volta das 16h40 e teve como um dos temas o futuro de Wagner na liderança do Governo no Senado.

O senador Jaques Wagner (PT) deixou o cargo de líder do governo no Senado após a reunião.

A mudança ocorre após quase uma semana de crise e pressão pela saída, em meio à investigação da Polícia Federal sobre a suposta atuação do parlamentar em favor do Banco Master em troca de “vantagens indevidas”. A decisão representa a tentativa de estancar o impacto na campanha à reeleição do presidente.

Em publicação nas redes sociais, o senador afirmou que a saída foi de “comum acordo” e chamou o encontro com Lula de “conversa entre amigos”. Nos últimos dias, Wagner foi aconselhado por aliados próximos, especialmente do PT da Bahia, a deixar o posto para focar em sua defesa e preservar o presidente de desgaste político maior às vésperas da eleição.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Jovem de 20 anos quebra mesas de hamburgueria, ataca clientes e xinga PMs Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma jovem de 20 anos causou um verdadeiro quebra-quebra em uma hamburgueria no bairro Vila Nova, em Guanambi, no final da noite de quarta-feira (24). Sob o efeito de bebidas alcoólicas, a mulher promoveu um tumulto generalizado, atacou clientes e acabou presa em flagrante após desacatar os policiais militares que atenderam a ocorrência.

A confusão começou por volta das 23h50, quando uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizava rondas pela região e se deparou com a desordem no estabelecimento comercial. De acordo com os policiais, a jovem apresentava um comportamento extremamente agressivo, tentando agredir fisicamente os funcionários e os frequentadores da hamburgueria. No meio do surto, ela chegou a derrubar e quebrar diversas mesas e cadeiras que estavam dispostas na via pública.

Diante do estado de exaltação da autora, os militares realizaram a contenção física e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para que ela passasse por uma avaliação médica. A equipe de saúde prestou o atendimento no local e constatou que não havia necessidade de medicação ou encaminhamento ao hospital.

A calmaria, no entanto, durou pouco. Ao ser conduzida para a Delegacia Territorial de Guanambi, a jovem voltou a ficar exaltada e passou a proferir ofensas e xingamentos contra a guarnição da PM. Ela foi autuada em flagrante e o caso foi registrado na Polícia Civil pelos crimes de desordem e desacato.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motociclista morre após bater de frente com ônibus na BA-887 em Valença Foto: Reprodução/G1

Um motociclista morreu após se envolver em uma colisão frontal com um ônibus nesta terça-feira (23), na BA-887, rodovia que fica no trecho do município de Valença, no interior da Bahia. As informações são do G1.

Segundo a Polícia Civil (PC), o acidente aconteceu por volta das 8h. Informações iniciais apontam que a motocicleta trafegava na contramão quando colidiu de frente com o ônibus.

O condutor da moto, que ainda não foi identificado, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Com o impacto da batida, a motocicleta ficou destruída.

Quanto ao ônibus, não se sabe o número de ocupantes do veículo nem o estado de saúde deles.

De acordo com a Polícia Militar (PM), as equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foram acionadas para atender a ocorrência. Ao chegarem ao local, os agentes constataram a morte de um dos envolvidos e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a perícia e remover o corpo.

A 1ª Delegacia Territorial de Valença investiga o caso para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeitura de Macaúbas segue cronograma de recuperação das estradas vicinais Foto: João Jesus/Macaúbas FM/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Macaúbas tem seguido como prioridade um cronograma de recuperação das estradas rurais. O serviço está entre as principais demandas da população, especialmente durante o período junino, quando aumenta a circulação de pessoas entre a sede e as comunidades rurais.

O secretário municipal de infraestrutura, José Oséas, informou que as equipes estão trabalhando diariamente para recuperar os trechos mais prejudicados. Ele relatou que a extensão territorial do município representa um dos maiores desafios enfrentados pela administração diante da quantidade limitada de máquinas disponíveis para atender todas as regiões simultaneamente.

Diversas localidades já receberam serviços de patrolamento, recuperação de vias e melhorias nos acessos. Os trabalhos continuarão nos próximos meses até que todas as regiões sejam contempladas dentro do cronograma estabelecido.

O secretário reconheceu que ainda existem muitas comunidades aguardando intervenções, porém pediu a compreensão dos moradores, visto que a recuperação das vias exige planejamento, disponibilidade de máquinas e condições climáticas favoráveis.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem morre ao se queimar enquanto soltava espada em Sapeaçu Foto: Reprodução/G1

Um homem de 47 anos morreu na noite de terça-feira (23), véspera de São João, após se queimar enquanto soltava espadas juninas no município de Sapeaçu, no recôncavo baiano.

De acordo com o G1, a vítima foi identificada como Tarcísio Sodré Ramos do Nascimento. O caso ocorreu no bairro da Jaqueira, na Rua Doutor José Alfredo de Melo.

Segundo a Polícia Militar, equipes da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) com a informação de que um homem havia sido ferido por um artefato de fogos de artifício.

Ao chegarem ao local, os policiais encontraram Tarcísio no local. A vítima chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de saúde da região, mas não resistiu aos ferimentos.

A Delegacia Territorial (DT) de Sapeaçu investiga as circunstâncias do acidente. De acordo com a Polícia Civil, laudos periciais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão auxiliar na apuração do caso.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado cria programa para abrir escolas e praças públicas para eventos sociais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Brumado deu um passo importante para aproximar os cidadãos dos equipamentos públicos da cidade. O prefeito Fabricio Abrantes enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 23/2026, que institui o Programa Municipal “Espaço da Nossa Gente”. Segundo a proposta recebida pelo site Achei Sudoeste, o objetivo principal é regulamentar, de forma organizada e padronizada, a utilização temporária de bens públicos — como praças, ruas, ginásios, centros culturais e até escolas municipais — por pessoas físicas ou jurídicas para a realização de atividades sociais, culturais, esportivas e educacionais.

De acordo com o texto encaminhado ao Legislativo, a medida busca acabar com práticas administrativas dispersas que podiam gerar insegurança jurídica ou conflitos de agenda. A utilização dos espaços funcionará como uma autorização administrativa de caráter temporário e revogável, o que significa que não haverá transferência de posse ou cessão permanente dos imóveis. Os interessados em realizar eventos ou atividades comunitárias deverão protocolar um requerimento formal com antecedência mínima de 10 dias úteis, detalhando a estrutura que será utilizada e assumindo a responsabilidade por qualquer dano ao patrimônio.

Um dos grandes destaques do projeto é a abertura de escolas, creches e quadras poliesportivas da rede municipal para o uso da população durante os fins de semana, feriados e recessos escolares. A justificativa do Executivo aponta que a intenção é ampliar o aproveitamento social desses locais e fortalecer os vínculos entre a comunidade e a escola. No entanto, para garantir a segurança e a preservação do patrimônio, o uso dos prédios da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) dependerá do aval de uma Comissão Interina de cada unidade — formada por representantes dos estudantes, dos pais e da diretoria — além da palavra final do próprio Secretário de Educação.

A proposta também estabelece regras rígidas de inclusão e responsabilidade civil. Os organizadores dos eventos autorizados serão obrigados a garantir acessibilidade e atendimento prioritário para pessoas com deficiência, idosos e autistas. Em casos onde houver limitação de público ou controle de acesso por senhas e inscrições, o projeto estipula uma cota mínima de 20% das vagas reservada exclusivamente para idosos e pessoas com deficiência. Se houver qualquer depredação, furto ou estrago nos bens disponibilizados, o autorizado responderá integralmente e poderá ser obrigado a ressarcir o município por meio de reparação direta, indenização financeira ou contrapartidas de cunho social. O projeto agora segue para análise e votação dos vereadores de Brumado.  

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Irrigantes fazem alerta de risco com aumento da vazão na Barragem de Ceraíma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Localizada no Distrito de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, a Barragem de Ceraíma registrou um aumento significativo na vazão de água.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Marco Antônio Flagra, o Biludo, que está à frente da Cooperativa dos Irrigantes de Ceraíma, disse que o vazamento chega aos 300 mil litros de água. “Triplicou de uma hora pra outra. Ninguém sabe o que está acontecendo”, afirmou.

Biludo explicou que o vazamento existe de forma permanente há cerca de 10 anos, porém o mesmo se intensificou nos últimos sete dias. Ciente da situação na barragem, a Codevasf deu início a uma obra para reparação do problema, mas os trabalhos seguem paralisados no local.

A Barragem de Ceraíma foi construída em 1965, sendo bastante antiga. O vazamento encontra-se na galeria onde se localiza os tubos de irrigação. Segundo Flagra, como o vazamento aumentou drasticamente, há risco de a barragem colapsar. “Ninguém sabe o que pode acontecer”, alertou.

Os produtores do Perímetro Irrigado de Ceraíma estão bastante preocupados com a situação. Diante do impasse, Biludo informou que a cooperativa irá acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que a Codevasf possa solucionar a questão.

Mais

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013