Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA dá 48h para prefeitura vistoriar e retirar barracas irregulares de praça tombada em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou na quinta-feira (18), ao Município de Caetité a retirada de barracas e outras estruturas irregulares instaladas na Praça da Catedral, no centro de Caetité, área inserida na Poligonal de Tombamento definida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). “A instalação de barracas, toldos, equipamentos e demais estruturas em áreas tombadas ou preservadas depende de autorização prévia do órgão responsável pela tutela patrimonial, podendo causar impactos à integridade visual e à preservação do conjunto cultural protegido”, destacou o promotor de Justiça Jailson Trindade.

No documento, o MP-BA orienta a realização, em até 48 horas, de vistoria administrativa para identificar os responsáveis pelas estruturas, verificar a existência de licenças e avaliar riscos à acessibilidade, à segurança, à higiene pública e à preservação do patrimônio cultural. O documento prevê ainda a notificação dos responsáveis pelas instalações irregulares, possibilitando a retirada voluntária das estruturas, sem prejuízo da adoção de medidas administrativas imediatas em situações de risco ou de flagrante irregularidade.  

Além disso, o MP-BA orienta o Município a desenvolver, em conjunto com o Ipac, o Conselho Municipal de Cultura e representantes das baianas de acarajé, estudo técnico para definir locais, horários e condições adequadas para a instalação das barracas, respeitando tanto a proteção da área tombada quanto a salvaguarda do Ofício das Baianas de Acarajé, patrimônio cultural brasileiro registrado pelo Iphan. Entre as medidas recomendadas estão ainda a suspensão ou revisão de eventuais autorizações concedidas sem anuência do Ipac, a elaboração de plano emergencial de fiscalização e reordenamento do comércio ambulante no Centro Histórico e a manutenção permanente da Praça da Catedral livre de ocupações irregulares.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adab promove treinamento para captura e controle de morcego hematófago em Jacaraci e Condeúba Foto: Divulgação/Adab

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu um treinamento técnico voltado à captura e ao controle do morcego hematófago nas zonas rurais de Jacaraci e Condeúba.

Integrante do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros, a ação busca reforçar medidas de prevenção contra a doença que afeta rebanhos e provoca prejuízos econômicos na região.

Em campo, a atividade foi conduzida pelos técnicos em fiscalização da Adab, com o apoio de médicos-veterinários e do coordenador estadual do programa de controle da raiva dos herbívoros. As equipes atuaram em diferentes pontos da zona rural dos municípios, onde foram identificados abrigos naturais da espécie.

O treinamento abordou a identificação da espécie desmodus rotundus, métodos adequados de captura, aplicação de pasta vampiricida e técnicas de soltura dos animais após o manejo. Cerca de 90 morcegos foram capturados e submetidos aos procedimentos previstos no programa oficial. Depois do controle, os animais foram devolvidos ao ambiente, conforme as normas de preservação e manejo estabelecidas pelos protocolos sanitários.

O trabalho também envolveu orientação prática sobre como produtores rurais devem agir ao identificar sinais de presença do animal. A ação em Jacaraci e Condeúba faz parte de um conjunto de medidas permanentes adotadas pelo órgão para prevenção e controle da doença no estado.

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem invade culto em Iuiu, diz ser foragido da Justiça e mobiliza a PM Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma situação inusitada mobilizou a Polícia Militar neste domingo (21), no município de Iuiu. Policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) por volta das 10h30 para averiguar uma denúncia em uma igreja evangélica situada na Praça Emiliano Montalvão, no Centro da cidade. O chamado indicava que um homem havia entrado no templo afirmando ser foragido da Justiça.

Ao chegarem ao local, os militares foram recebidos pelo solicitante, um homem de 31 anos, que apontou o suspeito, de 50 anos, que estava no interior do templo assistindo ao culto religioso. Durante a abordagem policial, os agentes constataram que o homem apresentava falas desconexas e possuía diversas escoriações pelo corpo. Questionado sobre os ferimentos, ele relatou aos policiais que as lesões haviam sido causadas por uma queda de motocicleta sofrida cerca de dois dias antes.

Após realizarem uma busca detalhada nos sistemas de segurança e nos bancos de dados criminais, os policiais militares constataram que não havia nenhuma ordem de prisão, mandado em aberto ou restrição judicial contra o homem. Diante da situação e do aparente estado de confusão mental do indivíduo, os policiais o orientaram a voltar para casa. O homem acatou a recomendação prontamente e deixou o local sem causar novos incidentes.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Estudo aponta que 85% dos brasileiros vão participar de festas juninas Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisa do Instituto Locomotiva sobre os festejos juninos apontou que 85% dos brasileiros maiores de 18 anos pretendem participar das comemorações de São João neste ano. O número é superior aos 81% de adultos interessados em ir a uma festa junina em 2025, mas próximo da margem de erro do levantamento, que é de 3%.

O estudo seguiu os parâmetros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) e foi realizado entre 29 de abril e 6 de maio.

A pesquisa também investigou qual é o tipo de festa preferido do público. As festas juninas de rua e gratuitas lideram e foram mencionadas por 44% dos brasileiros. Os arraiais na casa de amigos ou familiares serão o destino de 39% dos entrevistados, enquanto as festas em igrejas ou quermesses são destino para 37%. Os entrevistados poderiam mencionar mais de um tipo de evento que pretendem participar.

“Festa junina é uma das expressões mais bonitas de como o Brasil transforma cultura em encontro. A pesquisa mostra que essa celebração atravessa o país de jeitos diferentes, muda conforme a região, o território e a forma de viver de cada comunidade, mas preserva uma força comum: reunir pessoas em torno da tradição, da comida, da música e do pertencimento”, comentou Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.   

Entre as regiões, a população do Nordeste aparece como a mais apaixonada pelo São João que acontece em eventos públicos. Cerca de 51% dos entrevistados pretendem ir a festas juninas de rua e gratuitas, o maior índice entre as regiões. No Sudeste, esse percentual chega a 44%, enquanto no Norte é de 43%. Já no Sul, a principal intenção é participar de festas na casa de amigos ou familiares, mencionada por 43%. No Centro-Oeste, as festas em igrejas ou quermesses aparecem como principal atividade, com 42%.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rondesp apreende pistola histórica após denúncia de populares em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a apreender uma arma de fogo e conduzir um homem à Delegacia Territorial de Guanambi na noite deste domingo (21), no bairro Aeroporto Velho. A ação foi realizada por uma guarnição da Rondesp Meio Oeste, que realizava rondas de rotina na região quando foi alertada por moradores sobre um indivíduo que costumava circular armado pelo bairro.

Ao chegarem ao endereço indicado pelos populares, os policiais fizeram contato com os proprietários do imóvel, um casal que reside no local com o filho. Após serem informados sobre a denúncia que motivou a presença da viatura, os pais colaboraram com a equipe e autorizaram a entrada dos militares na residência para que fosse realizada uma averiguação detalhada.

Segundo informou a Rondeso Meio Oeste ao site Achei Sudoeste, durante as buscas no interior do imóvel, os policiais concentraram a vistoria no quarto do filho do casal. No cômodo, a guarnição obteve êxito em localizar o armamento descrito nas denúncias: uma pistola da marca Browning, modelo 1900, de calibre 7.65mm (.32 ACP).

Diante do flagrante, o jovem recebeu voz de prisão. Ele foi conduzido pelos policiais militares e apresentado, juntamente com a pistola apreendida, na Polícia Civil, onde foram adotados os procedimentos cartorários e as medidas cabíveis previstas em lei.

Esportes
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rebeca Andrade volta com ouro no Pan de ginástica artística Foto: Divulgação/CBG

O retorno de Rebeca Andrade às competições foi em grande estilo. A campeã olímpica na ginástica artística ficou longe dos campeonatos por quase dois anos, mas retornou neste domingo (21) e trouxe logo o ouro no salto durante o campeonato Pan-Americano de ginástica artística, no Rio de Janeiro. A performance de Rebeca foi o ponto alto de um dia que teve mais seis medalhas do Brasil.

Rebeca Andrade conquistou o ouro no salto - algo inédito para o Brasil em um Pan - com uma média de 14.266, resultado de dois saltos notas 14.433 (a nota mais alta da competição) e 13.700.

A prata ficou com a canadense Lia Monica (14.249) e o bronze com a estadounidense Claire Pease (13.916).

Na final das barras paralelas masculina, o Brasil conseguiu prata com Diogo Soares (13.933).

Na barra fixa, Diogo conquistou mais uma prata (14.133) e Arthur Nory trouxe o bronze (14.033), empatado com o canadense Felix Dolci.

Foram mais três bronzes para o Brasil no domingo: Thaís Fidélis na trave, Sophia Weisberg nas barras assimétricas e Vitaliy Guimarães no solo. As informações são da Agência Brasil.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito convida região para curtir o último dia do São João do Gurutuba em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Guanambi, Arnaldo Azevedo, o Nal, convidou toda população local e regional para prestigiar o encerramento do São João do Gurutuba, que acontece na noite desta segunda-feira (22).

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor destacou que a tradicional festa se tornou uma grande atração não só de Guanambi, mas de toda região. O evento teve início na última quinta-feira (18) com a presença massiva do público.

Grato pelo sucesso da festividade até aqui, o prefeito agradeceu a Deus e às famílias presentes pela condução tranquila do São João do Gurutuba, onde todos compareceram para confraternizar e aproveitar o momento especial. A festa transcorreu ao longo de quatro dias sem nenhuma intercorrência.

Neste ano, o evento foi marcado por mais atrações tipicamente juninas, ou seja, com um maior repertório forrozeiro. A decisão da gestão teve como base o apelo do próprio público. Essas, aliadas às atrações de renome nacional, fizeram o êxito do festejo.

Para o dia de hoje, o cantor Matheus Fernandes promete um grande show na Praça do Feijão. Nal fez questão de salientar que as festas de Guanambi têm dado exemplo pela segurança e organização. “Que Deus continue abençoando para que seja sempre assim”, apontou.

Além do lazer, o São João do Gurutuba promoveu uma intensa movimentação na economia local, com a rede hoteleira lotada, as vendas no comércio aquecidas e o comércio informal bastante pujante. “Está tudo muito movimentado. Creio que todos estão felizes”, finalizou.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA inspeciona frota de transporte escolar em Ipiaú Foto: Divulgação/MP-BA

Cerca de 50 veículos que integram a frota do transporte escolar do Município de Ipiaú foram inspecionados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) na sexta-feira (19). A ação, realizada pela promotora de Justiça Caroline Longhi, teve como objetivo acompanhar e fiscalizar a regularidade e a segurança do serviço prestado aos estudantes da rede pública municipal.

O MP-BA checou as condições gerais de conservação, o estado dos assentos, a presença e funcionalidade dos cintos de segurança, entre outros equipamentos indispensáveis à segurança dos usuários dos ônibus, micro-ônibus e vans utilizados para o transporte. Segundo a promotora de Justiça, a atuação institucional visa “assegurar que os estudantes sejam transportados em condições adequadas de segurança e dignidade”. “O transporte escolar constitui importante instrumento de acesso à educação e deve observar rigorosamente as normas legais e técnicas que regem o serviço”, registrou ela.

A inspeção foi realizada após o MPBA receber informações sobre possíveis irregularidades nas condições dos veículos utilizados para o serviço. De acordo com Caroline Longhi, os elementos colhidos durante a inspeção serão analisados em conjunto com documentos e informações requisitados aos órgãos competentes. A partir dessa avaliação, o Ministério Público avaliará se há necessidade de adotar outras medidas para garantir a efetividade do direito à educação e a proteção dos estudantes.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Suspeito de agredir ex com canivete é flagrado deitado na calçada da vítima e preso Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher de 44 anos foi agredida com um canivete pelo ex-companheiro na tarde deste domingo (21), no bairro Santo André, em Guanambi. O suspeito, um homem de 56 anos, foi preso em flagrante logo após o crime por policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que foram acionados para atender a ocorrência de violência doméstica.

Ao chegarem à Rua Edilene Lopes, os militares encontraram a vítima com um ferimento na mão direita. O agressor estava deitado na calçada, bem em frente à residência da ex-companheira. Durante a abordagem e revista ao suspeito, os policiais localizaram o canivete utilizado no ataque.

Diante das evidências, do relato da vítima e da apreensão da arma branca, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi. A autoridade policial analisou o caso e lavrou o Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD) contra o homem pelo crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica.

Apesar do susto e do ferimento, a vítima dispensou o atendimento médico hospitalar. Ela informou aos policiais que o corte na mão era superficial e que o sangramento já havia sido estancado por ela mesma. O agressor permanece à disposição da Justiça.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso após cometer atos obscenos em residência estudantil de Salvador Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 55 anos foi preso em flagrante após uma denúncia de práticas obscenas em uma residência estudantil no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste domingo (21). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil e pela Guarda Civil Municipal (GCM) da capital, que atendeu à ocorrência.

Por meio de nota, a GCM informou que uma equipe realizava um patrulhamento na região quando foi abordada por um grupo de moradores da residência estudantil. Eles relataram que um homem havia exposto as partes íntimas e proferido insinuações de cunho sexual contra uma das moradoras.

Diante disso, os guardas localizaram o suspeito. Com o suspeito, cujo nome não foi revelado, foram encontrados materiais relacionados ao uso de drogas. Ainda conforme a GCM, o celular do homem também foi apreendido diante da possibilidade de armazenamento de conteúdo obsceno.

O suspeito e a vítima foram conduzidos à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da Casa da Mulher Brasileira, onde o caso foi registrado. A situação é investigada pela Polícia Civil.

Conforme informações apuradas pela TV Bahia, o caso aconteceu na Casa de Estudante Paulo Afosno (CEPA), que é gerida pela Prefeitura de Paulo Afonso, cidade do norte da Bahia. Por meio das redes sociais, a gestão municipal se manifestou sobre a situação, afirmando que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tomou providência imediatas no momento que soube da denúncia.

Eles informaram ainda que o suspeito de cometer o crime era um estudante residente da CEPA e que o afastamento cautelar dele já foi realizado, conforme regulamento interno de funcionamento da instituição.

“Paralelamente, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cidadania (SMPMC) já acompanha o caso diretamente para oferecer todo o suporte necessário à estudante envolvida, articulando a rede de apoio psicossocial e garantindo a defesa de seus direitos”, enfatiza.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado inicia planejamento para o Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas Foto: Divulgação/PMB

Em um passo importante para a valorização da diversidade cultural e religiosa local, representantes da Prefeitura de Brumado e lideranças dos povos de religiões de matrizes africanas se reuniram, na última quarta-feira (17), para alinhar as ações voltadas ao Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas, Tradições e Nações do Candomblé. A data, celebrada oficialmente em 21 de junho, pauta o respeito à ancestralidade e a resistência dessas comunidades no município.

O encontro de articulação reuniu figuras do primeiro escalão do governo municipal, como o chefe de gabinete, Castilho Viana, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, José Ribeiro, e o diretor de Cultura, Paulo Esdras, além de diversos representantes dos terreiros locais. O principal objetivo do diálogo foi estabelecer uma ponte sólida e colaborativa para dar início ao planejamento das celebrações da data para o próximo ano, fortalecendo o espaço e o reconhecimento dessas tradições em Brumado.

Como desdobramento prático da reunião, ficou definido que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) assumirá a responsabilidade de realizar um mapeamento detalhado de todos os terreiros existentes na cidade. Em contrapartida, as lideranças religiosas do município vão estruturar um projeto coletivo com propostas de ações e atividades voltadas para a celebração da data em 2027, garantindo o protagonismo dos povos tradicionais na construção do calendário oficial.

A iniciativa marca um avanço institucional significativo e reforça o compromisso do poder público com o combate à intolerância religiosa. Ao abrir as portas para o planejamento conjunto, a gestão municipal reafirma o respeito à pluralidade, à salvaguarda do patrimônio imaterial e à valorização das diferentes manifestações religiosas que compõem a identidade cultural e a história do povo brumadense.

Educação
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bahia é o único estado do Brasil com mais de 1 milhão de analfabetos, aponta IBGE Foto: Shutterstock

A Bahia é o estado brasileiro com o maior contingente de pessoas que não sabem ler nem escrever. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação 2025, divulgados na sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 1,1 milhão de baianos com 15 anos ou mais são analfabetos.

O número faz da Bahia a única unidade da federação a ultrapassar a marca de 1 milhão de pessoas nessa condição. O estado reúne sozinho 13,7% dos 8,384 milhões de analfabetos contabilizados em todo o Brasil. Na sequência aparecem Ceará, com 823 mil pessoas que não sabem ler e escrever, e Pernambuco, com 763 mil.

Os dados foram divulgados no mesmo levantamento que revelou uma redução histórica do analfabetismo no país. Em 2025, a taxa nacional caiu para 4,9%, o menor percentual já registrado pelo IBGE. Na Bahia, entretanto, o índice segue bem acima da média brasileira e alcança 9,5%, quase o dobro do observado no país.

O estudo também mostra que homens e mulheres estão representados de forma semelhante entre os analfabetos baianos. Do total registrado no estado, 588 mil são homens, o equivalente a 51,4%, enquanto 556 mil são mulheres, correspondendo a 48,6%.

A maior concentração de pessoas sem alfabetização está entre os idosos. Dos 1,1 milhão de analfabetos da Bahia, 718 mil têm 60 anos ou mais, faixa etária que responde por 62,7% do total. Nesse grupo, a taxa de analfabetismo chega a 28,5%, mais que o dobro da média nacional para a mesma idade, que é de 13,8%.

Na prática, os dados indicam que aproximadamente um em cada três idosos baianos não sabe ler nem escrever. O cenário reforça a desigualdade educacional acumulada ao longo das últimas décadas e evidencia o peso do analfabetismo entre as gerações mais velhas.

A distância entre os indicadores da Bahia e os do restante do país também aparece nas demais faixas etárias analisadas pelo IBGE. Entre as pessoas com 25 anos ou mais, a taxa de analfabetismo no estado é de 11,6%, enquanto a média nacional é de 5,8%. Já entre aqueles com 40 anos ou mais, o índice chega a 16,3% na Bahia, frente aos 8,3% registrados no Brasil.

Érico Cardoso
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem morre após disparo acidental de arma artesanal em Érico Cardoso Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma tragédia chocou os moradores da comunidade de Paramirim das Crioulas, na zona rural de Érico Cardoso, no final da manhã do último sábado (20). José Trindade dos Santos, de 52 anos, morreu após ser atingido pelo disparo acidental de uma arma de fabricação artesanal. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu por volta das 11h20, em frente à residência da vítima.

A PM foi acionada para averiguar a ocorrência e, ao chegar ao local, confirmou a veracidade do fato. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estava presente e constatou o óbito de José Trindade. Segundo relatos de familiares e testemunhas, o homem havia se deslocado para o quintal com o objetivo de manusear o armamento quando o disparo aconteceu.

Testemunhas informaram que, logo após o estalo, a vítima ainda conseguiu pedir socorro, mas a gravidade dos ferimentos impediu que resistisse até a chegada do resgate. Próximo ao corpo, os policiais encontraram a arma artesanal, que apresentava danos visíveis provocados pelo próprio incidente, sugerindo uma possível falha mecânica ou explosão do artefato.

A área foi imediatamente isolada pela guarnição policial para preservar a cena do ocorrido. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado, realizou a perícia no local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), em Brumado, onde passou por exames complementares antes de ser liberado para o sepultamento.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa em Timbaúba Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um duplo homicídio registrado na madrugada deste sábado (20) chocou moradores do município de Timbaúba, interior de Pernambuco. Uma mulher de 30 anos e a filha adolescente, de 13, foram encontradas mortas dentro da própria residência após uma invasão durante a madrugada.

As vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, conhecida como “Vick”, segundo informação do portal Agora Nordeste.

De acordo com a Polícia Militar, moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30. Com medo da situação, ninguém deixou as casas naquele momento. Somente ao amanhecer os vizinhos perceberam sinais de arrombamento no portão do imóvel e acionaram a polícia.

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram mãe e filha já sem vida em um dos quartos da casa, ambas com várias marcas de tiros. Durante a perícia, foram recolhidas cápsulas de munição deflagradas tanto no interior da residência quanto na área externa.

Segundo a polícia, Jaqueline não tinha antecedentes criminais nem envolvimento com atividades ilícitas.  

O local foi isolado para o trabalho da perícia do Instituto de Criminalística (IC), e os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A Polícia Civil abriu inquérito e segue investigando o caso para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Acidente grave entre carro e moto deixa um morto e outro ferido em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente de trânsito resultou na morte de um motociclista de 51 anos e deixou o irmão dele ferido na Rua Benjamim Vieira Costa, no município de Guanambi, na manhã desta segunda-feira (22). A colisão fatal, que envolveu uma motocicleta Bros 160 e uma caminhonete D20, mobilizou equipes de resgate e autoridades policiais da região.

A vítima fatal foi identificada como Jailton Neves de Carvalho, condutor da motocicleta, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O passageiro do veículo, identificado apenas como Gileno, é irmão de Jailton e foi socorrido às pressas. Ele foi levado por uma equipe de resgate para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde recebe atendimento médico. Os dois irmãos residiam na comunidade rural de Tanque do Caldeirão.

As circunstâncias exatas da colisão ainda estão sendo apuradas. Detalhes preliminares foram repassados pelo Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) ao site Achei Sudoeste. Após a constatação do óbito de Jailton, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou o levantamento cadavérico, encaminhando o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para a realização de exames periciais.

A Polícia Civil já tomou a frente do caso. Por meio da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), foi instaurada uma investigação para apurar as causas e as responsabilidades do trágico acidente que abalou os moradores da localidade.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Servidora pública de 22 anos morre um dia após ser baleada em Campo Alegre de Lourdes Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma servidora pública de 22 anos, identificada como Regiane Lacerda, morreu no sábado (20) após ser vítima de uma tentativa de feminicídio na zona rural de Campo Alegre de Lourdes, município localizado no Vale do São Francisco, na Bahia. A vítima estava internada desde sexta-feira (19), quando foi baleada, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com informações da Polícia Militar, equipes da 25ª Companhia Independente (CIPM) foram acionadas após uma denúncia de tentativa de feminicídio em uma residência da zona rural do município. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a mulher ferida.

O suspeito do crime, um homem de 39 anos, foi localizado ainda no imóvel. Com ele, os agentes apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros, além de um carregador e duas munições.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi autuado em flagrante e permanece custodiado, à disposição da Justiça. A identidade dele não foi divulgada pelas autoridades.

A morte de Regiane causou comoção em Campo Alegre de Lourdes. Ela atuava como servidora pública na Creche Eugenelino Dias. Em publicação nas redes sociais, o prefeito do município, Tadeu Dias, lamentou a perda e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho da jovem.

“Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares, amigos e colegas de trabalho, rogando a Deus que conforte seus corações”, escreveu em nota de pesar.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ciclista morre atropelado por caminhão bitrem na BR-430 em Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito na tarde deste domingo (21) resultou na morte de um homem de 39 anos na BR-430, no perímetro urbano de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. O trágico episódio aconteceu por volta das 16h05, no bairro Consolação, nas proximidades do semáforo da Lagoa Grande. A 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para registrar a ocorrência.

A vítima foi identificada como Cláudio Barbosa da Silva. De acordo com relatos de uma testemunha à polícia, Cláudio trafegava de bicicleta no sentido Lagoa Grande/Centro quando se desequilibrou com a passagem de um caminhão do tipo bitrem. Com a queda, o ciclista acabou sendo atingido gravemente pelos pneus traseiros do semi-reboque do veículo de grande porte.

Após o atropelamento, o motorista do caminhão não parou para prestar socorro e fugiu do local, seguindo em direção à BR-349, no sentido do município de Santa Maria da Vitória. Até o momento, a identidade do condutor e a placa do veículo não foram estabelecidas pelas autoridades.

Ciclista morre atropelado por caminhão bitrem na BR-430 em Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser deslocada para prestar os primeiros socorros, mas os socorristas puderam apenas constatar o óbito de Cláudio no local do acidente. Diante da situação, a Polícia Militar isolou a área para garantir a segurança da via e preservar a cena para os trabalhos de investigação.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados para realizar os procedimentos periciais no trecho da rodovia. Logo após a conclusão dos trabalhos de campo, o corpo da vítima foi removido e encaminhado para os trâmites legais no Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa.

A bicicleta que Cláudio utilizava foi recolhida e devidamente entregue aos seus familiares. Os parentes da vítima receberam orientações dos policiais para comparecer ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para dar andamento às medidas cabíveis. O caso agora será investigado pela Polícia Civil, que busca identificar o caminhão e o motorista envolvidos na colisão fatal.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prisão domiciliar de Jair Bolsonaro chega ao fim nesta semana Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prazo da prisão domiciliar temporária do ex-presidente Jair Bolsonaro termina na próxima quinta-feira (25). A continuidade da medida dependerá de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso.

A domiciliar foi concedida em março por um período de 90 dias. Na ocasião, Moraes considerou o quadro de saúde do ex-presidente, que havia sido internado com broncopneumonia, para autorizar o cumprimento da pena em casa. A medida também contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A defesa solicitou ao STF autorização para a realização de novos exames médicos. Segundo os advogados, os procedimentos são necessários para acompanhar problemas respiratórios e gastrointestinais apresentados por Bolsonaro nos últimos meses.

Relatórios médicos anexados ao processo apontam que o ex-presidente segue com episódios recorrentes de soluços, além de queixas de fadiga e cansaço. Por outro lado, os médicos afirmam que o quadro cardiológico permanece estável.

Além das questões de saúde, Moraes também deverá analisar o comportamento do ex-presidente durante o período de prisão domiciliar. Um dos pontos em avaliação é a apreensão de uma pistola registrada em nome de Bolsonaro durante uma abordagem policial no Distrito Federal. O caso levou o ministro a solicitar esclarecimentos à defesa.

Bolsonaro cumpre pena desde novembro do ano passado após condenação relacionada à tentativa de golpe de Estado em 2022. Atualmente, ele permanece em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica e sujeito a restrições determinadas pelo STF.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Colisão entre motocicletas mata jovem e adolescente na BR-030 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma grave colisão frontal entre duas motocicletas resultou na morte de um jovem e um adolescente noite do último sábado (20), na BR-030. O trágico acidente aconteceu no trecho que interliga o município de Brumado ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o impacto violento ocorreu por volta das 23h20, na altura do km 530 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a análise preliminar realizada no local indica que as motocicletas trafegavam em sentidos opostos quando colidiram de frente. As circunstâncias exatas que levaram ao acidente ainda serão apuradas pelas autoridades.

As vítimas foram um jovem de 23 anos e um adolescente de 17 anos, ambos moradores de Brumado. Diante da gravidade do impacto, os dois sofreram ferimentos graves e evoluíram a óbito ainda no local, antes que pudessem receber os primeiros socorros.

Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para realizar a perícia na área do acidente. Após os procedimentos de praxe, os corpos foram removidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para a realização dos exames necropsiais.

Na manhã deste domingo (21), os destroços dos veículos ainda podiam ser vistos às margens da pista. O caso foi registrado e as causas da colisão serão investigadas pela Polícia Civil.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Na contramão do Brasil, Bahia amplia número de produtores orgânicos Foto: Divulgação/Lucas Gama

Enquanto o Brasil registra a primeira queda no número de produtores orgânicos desde o início da série histórica, em 2013, a Bahia aparece entre os estados que seguem expandindo a produção certificada. Dados do Observatório do Brasil Orgânico mostram que o estado ganhou 209 novas unidades produtivas em 2026, desempenho que o coloca entre os principais destaques nacionais do setor.

O avanço baiano ocorre em um cenário de retração nacional. Segundo o levantamento, o país passou de 25.178 para 23.728 unidades de produção orgânica certificadas, uma redução de 5,7%, equivalente à saída de 1.450 produtores do cadastro oficial. Trata-se da primeira diminuição registrada em 13 anos de monitoramento.

Apesar do resultado negativo no Brasil, a queda ficou concentrada principalmente no Pará e no Maranhão, estados que perderam juntos mais de 1.800 registros. De acordo com os pesquisadores, o movimento está relacionado à saída de grandes grupos de extrativistas ligados às cadeias do açaí e do babaçu, cujas certificações coletivas abrangiam centenas de produtores.

Na direção oposta, a Bahia reforçou sua posição como uma das principais forças da agricultura orgânica nacional. O crescimento foi impulsionado pela diversificação produtiva e pelo avanço de culturas como o algodão orgânico, além da expansão de modelos de certificação voltados à agricultura familiar.

O desempenho também consolida o estado entre os líderes brasileiros do setor. Atualmente, a Bahia figura entre os cinco estados com maior número de produtores orgânicos cadastrados, atrás apenas de Paraná e Rio Grande do Sul e à frente de importantes polos agrícolas do país (São Paulo e Pará).

Outro dado que chama atenção é a mudança no perfil da certificação. Pela primeira vez, os Sistemas Participativos de Garantia (SPG) superaram a certificação por auditoria em número de unidades produtivas. O modelo, bastante utilizado por pequenos agricultores organizados em associações e cooperativas, tem ganhado espaço por reduzir custos e facilitar a inserção de produtores no mercado de orgânicos.

Especialistas avaliam que os números indicam uma reorganização geográfica da produção orgânica brasileira. Enquanto estados do Norte enfrentam perdas ligadas ao extrativismo certificado, regiões do Nordeste vêm ampliando sua participação no setor e conquistando maior protagonismo na produção sustentável de alimentos e fibras.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Em clima de festa, Macaúbas entrega nova UPA e cobra apoio do Governo do Estado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Macaúbas, Aloísio Rebonato, entregou na última sexta-feira (19), a obra de requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Áureo de Oliveira Brandão. O equipamento, que agora conta com todos os seus setores e aparelhos em pleno funcionamento, carrega um histórico de idas e vindas que simboliza os gargalos da saúde pública na região. Parcialmente concluída em 2012 e inaugurada de forma apenas “simbólica” na época, a unidade passou seis anos fechada até começar a atender de fato a população em 2017, culminando agora em sua reestruturação completa. Para reforçar ainda mais a assistência aos moradores e a eficiência nos resgates, o município recebeu também duas novas ambulâncias durante o ato de reinauguração.

O tom de desabafo e a cobrança ganharam força no discurso do secretário de Saúde de Macaúbas, Arlen Santos. Em uma fala classificada pelos presentes como didática, técnica e corajosa, ele expôs a angústia diária de gerir a pasta e disparou duras críticas à gestão estadual, afirmando categoricamente que o município vive “perseguido pelo governo da Bahia”. Santos ressaltou o peso de carregar sozinho a responsabilidade pela saúde de uma população de 53 mil habitantes, além de frequentemente absorver demandas de cidades vizinhas, citando como exemplo o socorro imediato prestado a pacientes de Ibipitanga após o hospital daquele município sofrer um incêndio. Na oportunidade, ele agradeceu a confiança do prefeito e o suporte logístico do secretário de Administração, Roger Figueiredo.

Aloísio o subiu ao palco para celebrar a conquista e agradecer o empenho de sua equipe de secretários, servidores e vereadores da base aliada. Rebonato não poupou críticas ao isolamento político sofrido pela atual gestão e ressaltou a árdua missão de manter o município operando plenamente sem o suporte financeiro e institucional dos governos do Estado e Federal. O gestor fez questão de registrar sua gratidão aos aliados que têm estendido a mão a Macaúbas na articulação de recursos para a saúde local.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brasil deverá ter centro para enfrentamento de emergências em saúde Foto: Freepik

Até o final deste ano, o Brasil deverá criar um centro para o enfrentamento de emergências em saúde pública. A proposta é que o Centro Brasileiro de Emergências em Saúde Pública (Cbesp), como vem sendo chamado, seja uma instituição para tornar o país mais resiliente e preparado para enfrentar futuras epidemias, surtos e outras emergências sanitárias e até climáticas.

A ideia foi idealizada pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) e vem sendo estudada há alguns anos por especialistas de diversas instituições do país, que pensaram em criar uma estrutura que respeite as normas do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e também seja integrada ao Sistema Único de Saúde e vinculada ao Ministério da Saúde. A governança deve ficar sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo a proposta, as verbas para o funcionamento do centro seriam provenientes do Orçamento Geral da União. Também está prevista a captação de recursos complementar por meio de convênios internacionais e geração de receitas próprias.

“A proposta prevê que o centro funcione em lógica de rede, trabalhando de forma estreita e colaborativa com o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais, universidades e instituições de pesquisa. Uma de suas grandes inovações será a intersetorialidade: ele promoverá a colaboração permanente entre diferentes setores do governo — como saúde, meio ambiente, agricultura, ciência, tecnologia e inovação —, além de garantir articulação com a sociedade civil”, explicou Gerson Penna, diretor-presidente do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

Tanhaçu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com aporte de R$ 22 milhões, obra da Embasa avança para garantir segurança hídrica em Tanhaçu Foto: Divulgação/Embasa

O município de Tanhaçu está prestes a vivenciar um novo ciclo de expansão econômica e social. Com um investimento expressivo de R$ 22 milhões, as obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) já ultrapassaram 80% do cronograma global de execução. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a intervenção tem previsão de entrega para novembro deste ano, prometendo transformar a realidade local.

A robusta intervenção estrutural permitirá elevar substancialmente a capacidade de produção de água do sistema, que saltará dos atuais 17,6 litros por segundo para 35,8 litros por segundo. O montante financeiro aplicado na modernização é fruto de uma parceria estratégica que envolve recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida de recursos próprios da Embasa. Ao atingir a plena operação, o novo sistema beneficiará cerca de 20 mil pessoas, considerando a projeção de crescimento e o horizonte de planejamento do município.

O complexo projeto de engenharia civil e hidráulica engloba a implantação de uma nova captação de água bruta na Barragem de Cristalândia, em Brumado, equipada com dois modernos conjuntos motor-bombas flutuantes, além de uma Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB). A infraestrutura conta ainda com a construção de uma chaminé de equilíbrio em concreto armado e o assentamento de aproximadamente 34 quilômetros de adutora. Essa tubulação será responsável pelo transporte seguro do recurso hídrico desde o novo manancial até a estação de tratamento já existente na sede urbana.

Historicamente, o primeiro grande momento de impulsão econômica de Tanhaçu remonta à metade do século passado, antes mesmo de sua emancipação política, quando o comércio local floresceu às margens da recém-instalada linha ferroviária, impulsionado pela venda de alimentos e água para os viajantes. Agora, com a consolidação da segurança hídrica viabilizada pela nova obra, a expectativa é que o município retome sua trajetória de desenvolvimento sustentável, oferecendo mais dignidade, saúde e qualidade de vida para os moradores da sede municipal e também da localidade de Ourives.

Segundo o gerente fiscal da obra, Gustavo Santa Cruz, a ampliação do sistema de Tanhaçu configura uma iniciativa altamente estratégica para blindar a região contra os efeitos climáticos severos. O gestor enfatiza que a nova estrutura de captação na Barragem de Cristalândia vai mais do que duplicar o volume produzido, minimizando a vulnerabilidade histórica causada pelos prolongados períodos de estiagem e pelas severas limitações dos mananciais utilizados atualmente. Com o avanço dos trabalhos, o governo estadual e a Embasa reforçam o compromisso de assegurar um abastecimento regular, contínuo e sustentável, criando um ambiente favorável para a atração de novos negócios e o bem-estar da população regional.

Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM suspende novas contratações temporárias sem processo seletivo em Ibipitanga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a suspensão imediata de novas contratações temporárias sem a realização de processo seletivo simplificado na Prefeitura de Ibipitanga. A decisão cautelar recebida pelo site Achei Sudoeste e publicada no último sábado (20) foi proferida pelo conselheiro relator Nelson Pellegrino em 19 de junho de 2026, atende a um pedido da Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (DAP). O órgão técnico identificou indícios de graves irregularidades na admissão de servidores pela gestão do prefeito Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira durante o primeiro trimestre deste ano.

A auditoria da DAP, baseada em dados extraídos do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), revelou que o município celebrou 427 contratações temporárias entre janeiro e março de 2026 sem qualquer publicação de edital ou instrumento público equivalente. As admissões sem seleção abrangem diversas áreas da administração pública, incluindo funções essenciais como professores, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, motoristas, vigilantes e pessoal de apoio administrativo e de serviços gerais. Segundo o Tribunal, a falta de critérios objetivos viola frontalmente o artigo 37 da Constituição Federal e os princípios da impessoalidade, moralidade, publicidade e isonomia.

Ao fundamentar o perigo de dano, o relator destacou que a continuidade das contratações sem processo seletivo ampliaria o passivo financeiro e administrativo da prefeitura, consolidando vínculos potencialmente nulos. Contudo, em uma medida de modulação para evitar o colapso de serviços básicos, o conselheiro optou por preservar os 427 contratos que já estão em execução, uma vez que a rescisão imediata de profissionais da saúde e da educação traria prejuízos irreparáveis à população de Ibipitanga. O veto do TCM se aplica, portanto, estritamente à celebração de novos vínculos temporários nesses moldes.

O prefeito Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira foi formalmente notificado e tem o prazo de 20 dias para apresentar sua defesa e uma série de documentos exigidos pela Corte de Contas. Entre as exigências estão a cópia da lei municipal que autoriza as contratações, os atos que justificam a necessidade temporária de excepcional interesse público e, obrigatoriamente, um cronograma detalhado para a realização de um processo seletivo simplificado regular. Caso o gestor descumpra as determinações ou prazos de envio de dados ao sistema do Tribunal, poderá sofrer severas sanções administrativas e financeiras previstas no regimento do TCM-BA.

Barra da Estiva
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem tenta fugir da PM, joga bolsa com drogas e acaba preso com revólver em Barra da Estiva Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação de patrulhamento especializado da Polícia Militar resultou na prisão de um homem e na apreensão de uma arma de fogo e drogas no bairro São Félix, no município de Barra da Estiva, na região da Chapada Diamantina. O flagrante foi realizado por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Chapada.

Os policiais militares realizavam rondas de rotina pela localidade quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o homem arremessou uma bolsa no chão e correu para o interior de uma residência na tentativa de fugir da abordagem.

Ao verificar o conteúdo da bolsa dispensada, os agentes encontraram um revólver calibre .32, além de diversas porções de substâncias análogas à cocaína e à maconha. Os militares entraram no imóvel para efetuar a prisão, mas o suspeito resistiu agressivamente à ação policial, sendo necessário o uso da força para contê-lo.

Após ser devidamente imobilizado, o homem e todo o material ilícito foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Brumado, onde a autoridade policial registrou a ocorrência e adotou as medidas criminais cabíveis.

Mais

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013