Achei Sudoeste


Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia
A audiência foi proposta pelo vereador Castilho Viana (PSB) que vem buscando unir forças para combater a violência na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Poucas pessoas compareceram a audiência que debateu a segurança pública no município de Brumado na noite da última sexta-feira (24), na Câmara de Vereadores. Autor da indicação para realização da audiência, o vereador Castilho Viana (PSB) apresentou vários relatos da criminalidade no município e também falou sobre a falta de estrutura e efetivo da polícia. O debate prosseguiu e a expectativa da plateia girava em torno de uma proposta de melhoria no combate à violência, que seria levantada pelos representantes da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). 

Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia
Os deputados João Bonfim (PDT) e Capitão Tadeu (PSB) membros da Comissão de Segurança Pública da AL-BA compareceram ao evento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No entanto, o deputado estadual Capitão Fernandes Tadeu (PSB), parte da Comissão, cobrou do prefeito medidas sociais preventivas no combate à criminalidade. “As polícias precisam sim ser melhor estruturadas, mas a segurança pública não é só um problema do governador e sim dos prefeitos, que também têm de realizar trabalhos preventivos com políticas sociais, principalmente nos bairros periféricos onde o tráfico está recrutando os nossos jovens para o mundo do crime”, disse. O Capitão foi apoiado pelo deputado João Bonfim (PDT), que afirmou que o problema é de ordem social. “Eu acho que aumento de efetivo não é solução para a questão de segurança nem em Brumado e nem em lugar nenhum. Não é um número maior de soldados que vai evitar que se cometam crimes. A segurança em qualquer lugar está ligada ao lado social, precisamos educar melhor o nosso povo e dotar a sociedade de estrutura que permita que os nossos jovens tenham escola e emprego”, declarou Bonfim. Na audiência, foi proposta a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Para a maioria das pessoas presentes, a audiência não trouxe soluções reais no combate à violência no município e não atendeu aos anseios de segurança da população. 

Brumado: Audiência de segurança com disco arranhado e pequena plateia
Comandantes das polícias que realizam a segurança na cidade pediram o apoio da população, que deve auxiliar denunciando as ações criminosas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Antes do debate, o Major Berlink, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Leonardo Rabelo, da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Major Souza Júnior, da 2ª CIPRE, e o Major Arthur Mascarenhas, da Cipe/Sudoeste-CAESG, conversaram com o Brumado Notícias. Durante o bate-papo, os comandantes destacaram a atuação da polícia no combate ao crime e apontaram que o aumento da violência também é uma consequência do crescimento do município, que não se preparou para os efeitos colaterais do progresso. Os comandantes pediram o apoio da população, que deve auxiliar a polícia denunciando as ações criminosas.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.