Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Marcos Antônio, presidente da Cooperativa do Perímetro Irrigante de Ceraíma, revelou que foi identificado um furo na Barragem de Ceraíma, em Guanambi. O barramento opera apenas com 40% de sua capacidade devido à estiagem prolongada. Antônio explicou que, desde 2016, esse vazamento foi detectado, porém até hoje nada foi feito para solucionar o problema.
Ele relatou que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) abriu uma licitação, no valor de R$ 2.500.000, para instalação de comportas na galeria perfurada. “Isso já tá com 1 ano e meio que foi liberado pra fazer, mas um aditivo está travando o processo”, afirmou.
O presidente apontou que a água desperdiçada com o furo poderia abastecer cerca de 150 hectares no perímetro irrigado. Em um momento de crise hídrica, Antônio fez um apelo às autoridades para que a licitação seja agilizada e o problema resolvido o quanto antes, tendo em vista que os agricultores familiares estão prejudicados na região. “O governo não dá atenção para a agricultura. Nós, produtores, dependemos disso aqui para sobreviver”, frisou. Apesar do desperdício, não há, de acordo com estudos realizados no local, risco de rompimento da barragem.