O Major Marcos Paulo Moreira Gonzaga está se despedindo do comando da Cipe/Sudoeste, com sede em Vitória da Conquista, após quase 5 anos.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Major destacou que possui um apreço muito grande pela unidade especializada, onde conseguiu desenvolver projetos de extrema relevância. “Conseguimos, ao longo desse tempo, desenvolver alguns projetos a partir dos quais transformamos a unidade em um polo de doutrina operacional. Trouxemos diversos cursos para cá, como o curso de Operações Rurais, de Atendimento Pré-Hospitalar Tático e de Primeiras Respostas a Crimes Contra Instituições Financeiras”, relatou.
Oriundo de tropa especializada, o oficial também viabilizou que, administrativamente, a unidade melhorasse os seus processos de gestão, sendo, inclusive, premiada em gestão de qualidade.
Em apoio ao Comando de Policiamento Regional do Meio Oeste, a Cipe Sudoeste, sob o comando do Major, melhorou os índices de violência na região, atuando de forma preventiva e repressiva. “Nossos policiais são extremamente empenhados na missão e conseguimos reduzir os Crimes Violentos Letais e Intencionais neste semestre em comparação a anos anteriores”, apontou, ressaltando o êxito das ações da unidade especializada e o apoio fundamental da comunidade e das demais forças de segurança em prol do trabalho da Cipe Sudoeste na região.
Apesar dos inúmeros desafios, o comandante acredita que os resultados expressivos se sobreponham às dificuldades. Entre estes resultados positivos, ele citou grandes apreensões de drogas e o seu impacto na criminalidade. “Só tenho gratidão a todos que nos ajudaram nessa caminhada”, finalizou.
O comando da Cipe Sudoeste passará a ser ocupado pelo Major Gilberto José da Silva Filho, que atuava à frente da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Vitória da Conquista.