Achei Sudoeste


Projeto de irrigação é apresentado em Malhada, Palmas de Monte Alto e Iuiu
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante a última semana, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu audiências públicas nas cidades de Malhada, Palmas de Monte Alto e Iuiu para apresentação do projeto de irrigação do Vale do Iuiu.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Arnaldo Dantas, gerente de irrigação e operações da Segunda Superintendência da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, informou que os eventos foram um sucesso de público e participação. “Os auditórios nas Câmaras Municipais estavam praticamente lotados. Tivemos algumas sugestões de melhorias. Há grande aceitação do projeto de irrigação do Vale do Iuiu por parte da população da região. Isso engrandece o projeto”, destacou.

Representantes do Governo Federal, do Governo Estadual, do parlamento baiano, diversas autoridades políticas, sindicalistas rurais e produtores da região participaram das audiências.

Dantas ressaltou que, nos eventos, a população pode interagir com a Codevasf para apontar as melhorias necessárias e entender como e onde, de fato, será feita a captação e quais as áreas contempladas.

Projeto de irrigação é apresentado em Malhada, Palmas de Monte Alto e Iuiu
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Dos 96 mil hectares analisados pela Codevasf, foram selecionadas as áreas mais propícias para irrigação, sendo 14 mil hectares irrigáveis em Malhada, 13 mil hectares irrigáveis em Palmas de Monte Alto e 33 mil hectares irrigáveis em Iuiu. “É uma grande área irrigável, com grande potencial. Conseguimos bombear grandes vazões para grandes distâncias para atender grandes áreas irrigáveis, com um desnível geométrico baixo. Isso, do ponto de vista hidráulico, é excelente”, salientou.

O projeto vai gerar emprego e renda, impactando diretamente a economia de toda região.

Após as audiências, o próximo passo será o envio do projeto para aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Depois, em janeiro de 2026, está prevista a divulgação do projeto para mais uma consulta pública.

Em setembro de 2027, o contrato deverá ser assinado para execução da proposta.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.