
Representantes da comunidade surda da Bahia estiveram na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) contribuindo significativamente para a inclusão social e o respeito aos direitos das comunidades surdas no Estado.
O reconhecimento da Libras por meio de uma lei estadual na Bahia permitirá a implementação de políticas públicas que assegurem o direito linguístico e promovam a acessibilidade das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Essa medida poderá impactar positivamente diversas áreas, como saúde, educação, cultura, esporte e segurança, fortalecendo a inclusão e o respeito à diversidade comunicacional.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva o seu uso corrente pelas comunidades surdas no Estado da Bahia.
A inclusão da Libras como conteúdo obrigatório ou transversal no currículo escolar estadual, bem como a garantia de intérpretes e/ou servidores capacitados em Libras em serviços públicos, representa um avanço na promoção da cidadania, da equidade e da acessibilidade linguística.