
Uma família quilombola da cidade de Macururé, no norte da Bahia, denunciou o sumiço de um adolescente de 15 anos após uma intervenção policial que deixou duas pessoas mortas em uma festa de aniversário.
De acordo com o G1, o garoto desapareceu há oito dias e, até a tarde desta segunda-feira (17), não há informações sobre ele.
O menino foi identificado como Anderson Gabriel dos Santos. Segundo a irmã dele, Jucimeire dos Santos, no dia 9 de novembro todos comemoravam o aniversário de um primo, quando policiais chegaram no local.
“Fomos surpreendidos pela polícia quando comemorávamos um aniversário. Eles já chegaram efetuando vários disparos”, contou.
Dois homens foram baleados e morreram na ação policial: José Nilton dos Santos, de 35 anos, e Anibal Herculano dos Santos, que não teve a idade divulgada.
A Polícia Civil confirmou as duas mortes, porém apresentou uma outra versão sobre os acontecimentos. Em nota, foi informado que os policiais foram até o local para averiguar uma denúncia relacionada a homens armados e suspeitos por tráfico de drogas. Os dois homens resistiram a abordagem policial, atiraram contra a viatura e foram baleados.
Na mesma ação, a Polícia Civil informou que dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Três armas de fogo, munições e mais de 50 porções de drogas foram apreendidas.
Apesar de ter confirmado as mortes de José Nilton e Anibal Herculano, a Polícia Civil não deu informações sobre o adolescente Anderson Gabriel dos Santos.
“Logo após a ação, a gente procurou por toda a tarde e só encontramos o sangue e a sandália de Anderson”, contou a irmã do menino.
Os familiares denunciaram o desparecimento na delegacia e no Ministério Público.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que determinou que a Corregedoria da Polícia Militar apure a denúncia e que a Polícia Civil instaure um inquérito para investigar o desaparecimento.