Achei Sudoeste


Paramirim: Estudante relata sua experiência em defesa da agroecologia na COP 30
Foto: Paula Silva/Achei Sudoeste

Com apenas 12 anos, o estudante Estevão Souza, do Colégio Vereador Arlindo, em Paramirim, representou o município e a Bahia durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.

Na última segunda-feira (17), ele participou da mesa “O necessário protagonismo das juventudes e dos povos tradicionais na Agenda Climática”.

 Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Estevão disse que ficou bastante satisfeito com a sua trajetória nas etapas estadual, territorial e nacional das Conferências Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Foi o resultado obtido nos eventos que o levou até a COP30. “Foi muito legal, a gente ficou feliz, eu chorei quando descobrimos que passamos. Conheci muita gente legal. Foi divertido e concorrido”, relatou.

Paramirim: Estudante relata sua experiência em defesa da agroecologia na COP 30
Foto: Paula Silva/Achei Sudoeste

A convite do Ministério da Educação (MEC), o estudante também marcou presença na COP30. Sobre a sua participação no evento de projeção nacional, Estevão considera uma vitória. “Não imaginei que um estudante de uma escola pública da zona rural, que mal é lembrada pelo Estado em si, conseguiria ir para um lugar tão longe para fazer uma apresentação tão importante. Fiquei bem feliz e nervoso”, contou.

Na oportunidade, ele falou acerca do seu projeto escolar e do seu envolvimento nas discussões sobre sustentabilidade, em especial sobre a defesa da agroecologia. “Muita gente sobrevive do agro sustentável. O café, o arroz, a carne vêm do agro. Se não fosse o agro, você estaria nu e sem nada pra comer”, defendeu.

A mãe do adolescente, Paula Santos Silva, tem acompanhado o filho nos eventos.

Ela destacou que, embora seja um jovem pacato e tranquilo, fez questão de levar o jovem para participar das conferências, tendo em vista a sua relevância para discussão da agenda climática no Brasil e no mundo.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.