
Na última quarta-feira (26), dirigentes do PT de Brumado se reuniram com o Coordenador Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), Jonas Paulo de Oliveira Neres.
O Secretário de Finanças do Diretório Municipal, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, e o ex-presidente do PT local, Márcio Aguiar, dialogaram com Jonas Paulo — ex-presidente estadual do PT — sobre políticas estratégicas para fortalecer o desenvolvimento econômico e social do Território Sertão Produtivo, com foco nas potencialidades de Brumado.
O Codes é um órgão colegiado que articula o diálogo entre governo estadual e sociedade civil — envolvendo empresários, sindicatos, academia e entidades sociais — regulamentado pela Lei Ordinária 11.173/2008. Sua inspiração é o “Conselhão”, criado no primeiro mandato do presidente Lula, em 2003.
Nesta quarta (04), o Conselhão realizou em Brasília sua última reunião do ano, discutindo economia, segurança alimentar, segurança pública e outros temas, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Fernando Haddad, Esther Dweck, Paulo Teixeira e do coordenador do Codes, Jonas Paulo.
Durante a visita dos dirigentes petistas, o Coordenador da Associação dos Agricultores Familiares da Bahia (Asfab), Márcio Aguiar, convidou Jonas Paulo a ministrar palestra para colaboradores da entidade.
O convite foi motivado pela atuação de Jonas nos Seminários Macroterritoriais do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2050, que teve sua última edição em 17 de novembro, no auditório da Uesb em Vitória da Conquista, reunindo representantes dos territórios Sudoeste Baiano, Médio Sudoeste, Sertão Produtivo e Médio Rio de Contas, sob coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan) da Bahia.
Jonas Paulo aceitou o convite e confirmou presença no Seminário da ASFAB, que acontece nesta sexta-feira (05).
Ele participará de atividade de Formação Política abordando a conjuntura nacional e internacional, com foco nos municípios atendidos pela entidade, que têm desafios para as próximas décadas como ampliar a integração logística, fortalecer a segurança hídrica, consolidar energias renováveis, qualificar a produção rural e industrial e avançar em educação, saúde, conectividade e segurança pública.
O seminário de Agroecologia realizado pela Asfab e destinado à sua equipe técnica que trabalha com extensão rural será realizado no Centro de Treinamento de Líderes (CTL).