
Uma operação conjunta das forças de segurança da Bahia resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de armas, drogas e outros materiais ilícitos na zona rural de Iraquara, na Chapada Diamantina.
Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, a ação foi realizada nesta sexta-feira (5), no povoado de Lagoa Seca, ocorreu sob forte chuva e mobilizou mais de 20 agentes públicos.
Denominada Operação Lagoa Blindada, a ação foi deflagrada pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em conjunto com a Cipe Chapada, a Polícia Civil de Iraquara e o Gatti da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).
Entre os detidos, três são suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e o quarto tinha um mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio. S
egundo a Polícia Civil, investigações apontaram que o povoado de Lagoa Seca vinha sendo utilizado como ponto de compra e venda de entorpecentes. Com base nas informações levantadas, as equipes cercaram a região e cumpriram mandados judiciais, resultando na apreensão de entorpecentes, munições, balanças de precisão e uma arma de fogo.
Além das prisões por tráfico, a operação também cumpriu o mandado contra um homem de 31 anos, suspeito de tentar matar uma pessoa em 16 de agosto de 2025. A vítima foi atingida por disparos e só não morreu por circunstâncias alheias à vontade do autor, de acordo com a polícia.
Todo o material apreendido foi apresentado na unidade policial.
Entre os itens, estão: uma espingarda calibre 28; 16 estojos de munição calibre 28; duas carabinas de pressão calibre 5.5; uma carabina de ar comprimido 5.5; cerca de 82 gramas de substância semelhante à maconha; aproximadamente 500 miligramas de material análogo à cocaína; uma munição calibre .38; uma balança de precisão e dois celulares.
Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça.