
Na noite desta quarta-feira (10), uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores debateu a instalação de um centro especializado para atendimentos a crianças PCD e com Transtorno do Espectro Autista (Tea) em Brumado.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) destacou que a audiência é a oportunidade de ouvir as autoridades e a sociedade civil para que a cidade possa avançar na assistência a essas pessoas. “É mais um avanço da nossa gestão, que assumiu esse compromisso com a população de Brumado para que as pessoas com deficiência e transtornos possam ter os seus direitos atendidos, principalmente no que se refere à inclusão”, declarou.
Abrantes assegurou que as demandas da população foram anotadas para que a administração elabore o plano municipal de atendimento a esse público.

Presente no evento, a primeira-dama Abiara Dias apontou que não se pode fazer política pública envolvendo um tema tão sério sem ouvir as famílias. “Queremos elaborar um plano que, de fato, atendas as reais necessidades desta população que precisa ser incluída no nosso município”, asseverou.
Para o presidente da casa legislativa, Rubens Araújo, a audiência representa um marco em Brumado. “Há 20 anos, o nosso município nunca tinha dado essa abertura para realização de uma audiência desse quilate e magnitude, haja vista que é um tema muito sensível. Passamos 20 anos sem que essas crianças tivessem o devido acompanhamento e atenção. Estou orgulho de fazer parte desse processo”, afirmou.
Procurador geral do Município, Clauber Lobo deixou claro que a instituição da política municipal de atendimento a pessoas com transtornos e deficiências não é uma política de gestão. “É uma política de estado. Independente de quem sente na cadeira do executivo municipal, ele terá a obrigação legal de seguir os princípios e as diretrizes ali instituídas. É um passo absolutamente importante para o município”, frisou.