
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a Tenente Coronel Gilmara Santana apresentou um balanço da atuação do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) neste ano de 2025.
Segundo a comandante, os últimos dozes meses foram bastante proveitosos para a unidade, cuja sede fica em Guanambi. O retorno da Ronda Rural foi um dos marcos do seu comando. A iniciativa garantiu a segurança da comunidade rural em todas as cidades da área de abrangência.
Além disso, conforme salientou, houve uma redução significativa dos crimes contra o patrimônio, a vida e relacionados ao trânsito. “Atuamos muito na prevenção e nas abordagens itinerantes”, pontuou.
Com foco na fiscalização, o 17º BPM recuperou inúmeros veículos roubados e apreendeu centenas de motos com irregularidades ao longo do período. “Também temos coibido a prática da direção perigosa, principalmente quando envolve menores de idade fazendo malabarismos na via”, afirmou.
Santana destacou que a PM trabalhou durante o ano com a filosofia do policiamento comunitário, fortalecendo a integração com a comunidade. Em parceria com os demais órgãos de segurança pública, ela afirmou que o 17º BPM atuou de forma estratégica, com operações assertivas, a exemplo da Força Tática, para diminuir a criminalidade nos municípios da área de cobertura, especialmente nos pontos de tráfico de drogas.
Entre as ações, 46 indivíduos com mandados em aberto foram presos, 17 armas de fogo foram apreendidas, mais de 3 kg de drogas foram retiradas de circulação, e 472 veículos, em sua maioria motos, foram apreendidos. Com relação aos homicídios, o índice foi reduzido em 34%.
Ademais, o efetivo policial da unidade cresceu com o acréscimo de 14 novos soldados. “A atividade da polícia é preventiva. Quando colocamos o efetivo na rua, a população se sente mais segura e a criminalidade diminui. Isso nos dá a sensação de dever cumprido”, apontou.