
Nos últimos dias, a cidade de Brumado tem registrado fortes chuvas após um longo período de estiagem.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Simão Dutra, diretor municipal de recursos hídricos, informou que, na sede do município, a chuva ocorreu de forma regular, mas em algumas localidades rurais o volume de precipitação foi tão grande que trouxe transtornos para população.
Na Vila Presidente Vargas, por exemplo, o índice pluviométrico atingiu cerca de 150 mm na madrugada deste domingo (04).
Segundo Dutra, nove casas foram alagadas na comunidade e uma família precisou ser desalojada devido aos riscos de desabamento. “A prefeitura está dando toda assistência a essa família. Já fizemos as visitas necessárias e o entulho está sendo retirado do local por máquinas contratadas pelo poder público”, destacou.
Na comunidade rural de Lagoa do Facão, a aguada que havia sido requalificada está cheia depois da forte chuva que caiu sobre a região. No local, o índice pluviométrico foi de 137 mm. Também choveu bem na Lagoa do Mourão, no Distrito de Itaquaraí e no Mucambo.
Na área urbana, o diretor relatou que houve alagamento nos pontos críticos do município, como na Avenida Centenário e na Avenida Coronel Santos. O índice pluviométrico variou conforme os bairros: no Santa Tereza, foi de 75 mm, e no Centro de 80 mm.
De modo geral, Simão ressaltou que a chuva foi mal distribuída em Brumado e a previsão é de que o período chuvoso ainda se estenda pelos próximos dias.