
A artista Juju Nsaa está desenvolvendo um projeto cultural na região da Chapada Diamantina.
Ao site Achei Sudoeste, Nsaa explicou que a Galeria Yuna é voltada para as artes afro indígenas. Nela, são expostos diversos murais confeccionados com geotintas, que são tintas feitas com terra, preferencialmente argilosas. “A partir dessas terras, eu crio murais, que nomeei de geografites, na região da Chapada Diamantina. Tenho atuado principalmente nas comunidades quilombolas”, destacou.
Juju viveu muitos anos nos centros urbanos, onde trabalhou com os tradicionais grafites em spray. Conforme relatou, quando fez a migração para uma área mais rural, ela percebeu que precisava mudar a sua relação com as tintas. “Moro no meio do mato, na zona rural de Palmeiras, e isso exige outra coisa. A partir dessa relação com a natureza, de me sentir parte integrante e ter um relacionamento saudável com o meio ambiente, que eu busquei as geotinas”, detalhou.
Segundo a artista, o processo de produção dessas tintas e dos próprios murais nos quilombos envolve toda comunidade, desde crianças a adultos e idosos. “Eles participam de todo projeto, executam e aprendem. É um encontro de pessoas para criação. O fazer é comunitário. A representação do que está no muro dialoga com o próprio modo de vida das comunidades. É uma interação muito gostosa e frutífera”, acrescentou.
A arte de Juju Nsaa está exposta em diversas comunidades quilombolas nas cidades de Palmeiras, Iraquara, Lençóis, Souto Soares e Rio de Contas.