
Melhores condições de trabalho, ampliação do acesso a equipamentos e novas tecnologias, fortalecimento de sistemas produtivos e geração de renda, a partir do aumento da produção e da produtividade em Grupos Produtivos Locais (GPL). Esses são alguns dos objetivos dos Kits Produtivos, um conjunto de ações realizadas a partir da parceria firmada entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e 25 consórcios públicos intermunicipais baianos.
Por meio de convênio com o Consórcio Alto Sertão, foram instalados 80 galinheiros rústicos em municípios que integram o consórcio, a exemplo dos 16 galinheiros instalados na comunidade de Mutuca, município de Tanque Novo. A iniciativa, que conta com a parceria da Secretaria de Agricultura do município e inclui a estrutura, a entrega de ração e de pintainhas e o serviço de assistência técnica, ampliou a produção de ovos caipiras, que hoje abastece as famílias e é comercializada no município.
“Foi muito bom ter essa parceria entre a CAR e o Consórcio Alto Sertão. Muito bom ter a produção de ovos para o consumo da família e renda, com a venda dos ovos. Só tenho muito a agradecer”, ressalta Etelmino Caldeira Neto, da Comunidade da Mutuca, em Tanque Novo.
Já Maria Nilza Evangelista Santos Nery, da Comunidade de Baixa do Augusto, do município de Palmas de Monte Alto, foi uma das produtoras de leite que recebeu um resfriador e falou sobre a chegada desse equipamento, via convênio com o Consórcio Alto Sertão. “É um equipamento crucial, que chegou na hora certa na região, onde tem uma cadeia leiteira bem grande. Antes, não tinha para onde escoar esse leite, que chega a 1.000 litros/dia, mas agora, com o resfriador, nós estamos escoando para laticínios”.