
O coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia (PMBA) Inácio Paz de Lira Júnior morreu na noite desta quinta-feira, 8 de janeiro, aos 64 anos, após um acidente na BA-263, no trecho entre Itapetinga e Vitória da Conquista.
Segundo publicação do Blog do Anderson, ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital São Sebastião, em Itambé, mas não resistiu. Ainda não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias do acidente.
Lira foi o primeiro comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-SO). Atualmente ele estava residindo em Guanambi, sua terra natal.
Em 2018, ele foi para a reserva após 38 anos de serviço na corporação. Na ocasião, o coronel atuava no Comando Regional de Policiamento do Sudoeste e já havia trabalhado em cidades como Ipiaú, Itapetinga, Macaúbas, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Além da carreira na segurança pública, Lira Júnior também ocupou funções na administração municipal de Guanambi. Entre 2021 e 2023, esteve à frente da Secretaria Municipal de Planejamento na gestão do prefeito Nilo Coelho (União Brasil), chegando a responder interinamente pela Secretaria de Saúde. Ele também foi assessor do deputado estadual Felipe Duarte.