
A concessão de vistos pelos Estados Unidos para cidadãos de 75 países deve ser suspensa a partir de 21 de janeiro, conforme revelou a rede norte-americana Fox News em reportagem publicada nesta quarta-feira (14). O Brasil aparece entre as nações afetadas pelo congelamento, que, segundo a emissora, foi determinado pelo Departamento de Estado dos EUA.
De acordo com a Fox News, a medida representa uma pausa temporária para que o governo norte-americano reavalie os critérios usados atualmente para autorizar a entrada de estrangeiros no país. Não há uma data determinada para que a medida termine.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que não havia sido oficialmente notificada sobre a nova restrição. O Itamaraty ainda não comentou.
O memorando ainda orienta funcionários consulares a negar autorizações a candidatos que possam vir a depender de programas de assistência social ou benefícios públicos. A análise considera fatores como idade, estado de saúde, proficiência em inglês, situação financeira e a possibilidade de necessidade de cuidados médicos de longo prazo.
Segundo a Fox News, Washington também pode passar a barrar pessoas mais velhas e com sobrepeso. Em novembro, a agência Associated Press informou que o governo Trump avaliava uma nova diretriz para restringir a entrada de pessoas obesas no país.