
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (19), um alerta amarelo, que aponta perigo potencial de chuvas intensas para 314 municípios baianos. O aviso permanece vigente até às 23h59 do próximo domingo (25), em 178 cidades baianas, localizadas das regiões centro-sul, sul, centro norte, extremo oeste do estado, além do Vale São Francisco. Conforme o comunicado do órgão, estão previstas, ao longo da semana, chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h).
O Inmet informou ainda sobre o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, recomendando que, em caso de rajadas de vento, a população não deveria se abrigar debaixo de árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Dentre os municípios baianos que devem ser afetados pelo mau tempo, estão: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Cândido Sales, Eunápolis, Guanambi, Irecê, Itamaraju, Itapetinga, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Poções, Porto Seguro, Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. O Inmet recomenda que a população das áreas afetadas busque mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A previsão para a semana é de eventos marcantes para chuvas no Brasil, decorrentes da passagem de sistemas transientes próximos das regiões Sul e Sudeste. De acordo com o Inmet, no Oeste baiano, a estimativa é de um cenário mais úmido, com favorecimento de chuvas principalmente na primeira metade da semana, em parte por atuação da ZCAS. “Nestas áreas os índices pluviométricos devem ficar entre 50 mm e 100 mm (sudoeste da Bahia) em sete dias”, alerta o órgão. As informações são do Tribuna da Bahia.