
O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e o Hub Conquista realizarão nesta terça-feira (09), às 9h, o encerramento da Trilha de Empreendedorismo Territorial Inovador - Alto Sertão. Na oportunidade, os Jovens Embaixadores da Inovação serão certificados. O evento acontecerá no antigo Colégio Modelo, em Caetité, com a presença do Secretário Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Anderson Públio, que está à frente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, destacou que se trata do encerramento de um ciclo que teve início com a seleção de 50 jovens da região para participação no programa inovador proposto pelo consórcio, em parceria com a Secti e o Hub Conquista. “Foi uma trilha empreendedora bastante produtiva. Esses jovens desenvolveram projetos conectados com as demandas e vivências que eles experimentam em suas regiões. Eles desenvolveram diversas soluções e essas soluções serão premiadas amanhã”, ressaltou.
Compondo a equipe do Hub Conquista, Vitor Lourenço afirmou que a entidade conseguiu atingir seus objetivos, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de habilidades de inovação e empreendedorismo para o mercado. A proposta é também desenvolver o protagonismo dos jovens participantes. “O projeto superou as nossas expectativas. Os jovens são muito bons e só precisavam de um ponto de ignição, uma chama acesa para que pudessem trabalhar com suas habilidades”, avaliou. As soluções apresentadas versam sobre diversas áreas, como software, saúde, tecnologia e diminuição de filas de espera. Lourenço informou que são soluções robustas, que já estão sendo preparadas para serem comercializadas no mercado, público e privado.
Por meio de vários workshops, Sara Ferreira relatou que os jovens foram habilitados ao uso das tecnologias e a “pensar fora da caixa” com a finalidade de solucionar problemas encontrados na região. “Obtivemos resultados que não esperávamos. Esses jovens são muito bons, com muito potencial. Tivemos até soluções premiadas”, acrescentou.
Suiá Silva informou que 18 municípios se envolveram com a proposta, o que revela a magnitude do projeto. “Atuar com inovação na região é extremamente importante. Significa trazer desenvolvimento para o território local. Temos grandes potenciais”, concluiu.
A ideia é dar continuidade ao projeto com novas trilhas.