Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Na última sexta-feira (06), uma guarnição da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), cumpriu um mandado de prisão por estupro de vulnerável na cidade de Oliveira dos Brejinhos, na região oeste da Bahia.
Segundo informou a unidade policial ao site Achei Sudoeste, com o apoio da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a determinação judicial foi realizada por volta das 16h, no Povoado de Poços, zona rural do município.
O indivíduo foi localizado em sua residência, informado da ordem judicial e conduzido à Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), atendeu na noite deste sábado (07), às 21h30, uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal, registrada na BR-430, no trevo de acesso ao município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia.
Segundo informou a corporação a site Achei Sudoeste, a guarnição do foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) para averiguação de um chamado de emergência. Ao chegar ao local, foi constatada a veracidade da ocorrência, envolvendo uma motocicleta que, segundo informações preliminares, colidiu contra o canteiro da via.
As vítimas foram socorridas por uma equipe do Samu 192 e encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Um dos ocupantes deu entrada com ferimentos graves, enquanto o passageiro não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado pela equipe médica de plantão.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Bom Jesus da Lapa.
O veículo envolvido foi apresentado na 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde foram adotadas as providências legais cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Os conselheiros que compõem a 1ª Câmara de julgamentos do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ratificaram, na sessão de quarta-feira (04), liminar concedida de forma monocrática pelo conselheiro Nelson Pellegrino, que determinou a abstenção, por parte da Prefeitura de Malhada, da realização de quaisquer pagamentos ao escritório “Nunes Golgo Sociedade de Advogados”, quando decorrentes do contrato nº 234/2025. A suspensão deve ser mantida até o julgamento final do processo.
De acordo com o termo de ocorrência, apresentado pela 25ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, o contrato fixou honorários superestimados em 20%, o que configura grave ofensa aos princípios constitucionais da razoabilidade, proporcionalidade e economicidade, além da inobservância às Instruções TCM-BA nº 01/2018 e 01/2022.
O escritório foi contratado para prestar serviços de consultoria e assessoria especializada ao município, bem como promoção de ações judiciais, visando a recuperação de repasses futuros do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); a identificação e qualificação da existência de créditos de IRRF e de recolhimentos indevidos da “exação por não exclusão de redutores legais” junto ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Para o relator do processo, conselheiro Nelson Pellegrino, o percentual de 20% fixado pelo contrato encontra-se, a princípio, injustificado, vez que não há no processo qualquer indicação do crédito estimado pela Prefeitura de Malhada a ser recuperado através da prestação do serviço contratado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Prefeitura de Brumado pretende doar um imóvel está localizado na Rua Elias Alves Ataíde, no bairro São José, para a Polícia Civil do Estado da Bahia, com o objetivo de viabilizar a construção da sede própria da instituição na cidade. A proposta foi enviada pelo prefeito Fabrício Abrantes (Avante) à Câmara Municipal na sexta-feira (6).
De acordo com o projeto, o imóvel possui área total de 1.343,26 metros quadrados e integra o patrimônio municipal. O texto estabelece que caberá à Polícia Civil a responsabilidade pela construção, manutenção e eventuais reformas do prédio, sem custos diretos ao município, exceto nos casos de convênios ou acordos firmados entre os entes públicos. O prazo previsto para a conclusão da obra é de até cinco anos, contados a partir da publicação da lei, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo.
O projeto também prevê que o imóvel será revertido automaticamente ao patrimônio do município caso haja descumprimento do prazo, desativação da sede, desvio de finalidade ou encerramento das atividades da Polícia Civil em Brumado.
Na justificativa encaminhada ao Legislativo, o prefeito destacou que o imóvel foi avaliado em R$ 129 mil e que a doação está amparada pela Lei nº 14.133/2021, que permite a transferência de bens imóveis entre entes da administração pública sem necessidade de licitação.
Segundo o Executivo, a instalação de uma sede própria deve proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, ampliar a eficiência dos serviços de investigação e fortalecer a segurança pública no município.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Neste sábado (08), por volta das 8h45, durante motopatrulhamento ostensivo pela Avenida Crescêncio Silveira, em Vitória da Conquista, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) visualizou duas mulheres em atitude suspeita. Durante a aproximação, uma das envolvidas dispensou um pote plástico ao solo.
Na abordagem, realizada inicialmente de forma visual, foi constatado que o recipiente continha 26 pedras de substância análoga ao crack. Com uma das abordadas foram encontrados R$ 268,85 em espécie, valor fracionado, além de dois aparelhos celulares.
Com apoio da viatura quatro rodas, as envolvidas foram conduzidas ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Na unidade policial, após busca pessoal realizada por policial feminina, foram localizadas mais 06 pedras de substância análoga ao crack nas vestes íntimas de uma das conduzidas, totalizando 32 pedras apreendidas.
Diante dos fatos, ambas foram apresentadas à autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou a proibição do uso de aparelhos de som de grande potência, conhecidos como “paredões”, durante o Carnaval de 2026 no município de Paramirim. A medida tem caráter preventivo e visa coibir a poluição sonora, proteger o meio ambiente e garantir o sossego da população.
Assinada pelo promotor de Justiça Victor de Araújo Fagundes, a recomendação foi encaminhada ao prefeito, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (46ª CIPM) e à Câmara Municipal.
De acordo com o documento recebido pelo site Achei Sudoeste, a adoção de ações articuladas entre os órgãos municipais e as forças de segurança para fiscalização, repressão e apreensão de equipamentos sonoros utilizados em desacordo com a legislação ambiental e de trânsito. Entre as determinações, o MP recomenda que o município divulgue amplamente a proibição, sinalize os locais e esclareça a população sobre as sanções previstas, que incluem prisão em flagrante por crime ambiental, apreensão de equipamentos, retenção de veículos, multas administrativas e enquadramento por perturbação do sossego.
Também é solicitado que a prefeitura apresente um plano municipal de controle e fiscalização para o período de carnaval, definindo os locais autorizados para festas e eventos sonoros dentro dos limites legais. À Polícia Militar, a recomendação prevê abordagens imediatas a veículos e estabelecimentos que utilizem som audível externamente fora dos padrões permitidos, com encaminhamento dos responsáveis à Delegacia de Polícia Civil, além da apreensão dos instrumentos do crime.
O MP-BA ressalta ainda que o descumprimento da recomendação pode resultar na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais contra os responsáveis. O Poder Público municipal e o Legislativo têm prazo de sete dias para informar ao Ministério Público as providências adotadas, em razão da proximidade do Carnaval. Após a resposta, será instaurado procedimento administrativo para acompanhar o cumprimento das medidas recomendadas.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Secretaria de Educação de Brumado emitiu um comunicado nesta sexta-feira (06), informando que as aulas da zona urbana e da zona rural retornarão no dia 09 de fevereiro, próxima segunda-feira, às 7h. As atividades escolares serão encerradas às 11h30.
No comunicado, a Secretaria informa que apenas as creches da zona urbana funcionarão em período integral. A Creche da Vila Presidente Vargas também terá atendimento em período integral.
É importante ressaltar que desde o primeiro dia letivo, as crianças contarão normalmente com almoço oferecido pela escola. O comunicado reforça que os alunos com deficiência terão todos os cuidados e atendimentos garantidos desde o início das aulas, assegurando um retorno seguro, inclusivo e acolhedor para todos.
Quanto ao fardamento, a orientação dada é que todos os estudantes do Ensino Fundamental I deverão utilizar o fardamento completo. Já os alunos do Ensino Fundamental II poderão usar calça jeans. Os estudantes que ainda não receberam o fardamento estão autorizados a comparecer às aulas utilizando blusa branca e calça jeans.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste O primeiro dia do Pré-Carnaval de Livramento de Nossa Senhora foi um verdadeiro sucesso e marcou, com muita alegria e animação, o retorno do evento ao calendário festivo oficial do município.
A programação teve início nesta sexta-feira (06), reunindo um grande público na Praça Coronel Zezinho Tanajura. Pouco depois das 23h, o cantor Michel Firmo subiu ao palco e abriu a noite com um repertório repleto de atualidades, animando os foliões e dando o tom da festa. Na sequência, foi a vez da banda La Fúria, que levou ao público o irreverente pagodão da Bahia, levantando a praça e m0,antendo a animação em alta.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Já na madrugada deste sábado (07), por volta das 2h da manhã, o cantor Felipe Amorim subiu ao palco e agitou a Praça Coronel Zezinho Tanajura com seus sucessos, empolgando o público presente. Em seguida, a banda Papazoni encerrou a primeira noite do Pré-Carnaval com chave de ouro, consolidando o clima de festa, alegria e celebração.
A programação do Pré-Carnaval segue neste sábado (07), com apresentações da Turma da Bregadeira, Nadson Ferinha, Zau O Pássaro e da banda A Tarraxada, prometendo mais uma noite de muita animação e grande participação popular.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Bloco da Fantasia será uma das atrações do Carnaval 2026, em Brumado, no domingo, 15 de fevereiro, com concentração marcada para às 20h. O desfile contará com trio puxado pela banda Som do Povo, prometendo animar os foliões em uma noite de muita música e nostalgia.
Com uma proposta que permite conciliar a programação familiar, o horário do bloco possibilita que os pais levem as crianças para casa após o matinê e retornem para curtir o carnaval fantasiados. O evento aposta no resgate das tradicionais fantasias carnavalescas, elemento marcante dos antigos carnavais de Brumado.
O Bloco da Fantasia terá corda, cordeiros e toda a estrutura que remete aos velhos tempos dos blocos carnavalescos de Brumado. A participação é pública e gratuita, sendo que a única exigência para integrar o bloco é estar devidamente fantasiado (a).
Como forma de incentivo à criatividade, as melhores e mais criativas fantasias, nas categorias masculina e feminina, serão premiadas com um kit da cervejaria patrocinadora do evento. A expectativa é de um grande encontro de alegria, tradição e diversão para os foliões.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Uma torre de telefonia caiu na madrugada desta sexta-feira (6) no distrito de Mandiroba, na zona rural do município de Sebastião Laranjeiras. O desabamento ocorreu por volta das 4h e assustou os moradores da localidade.
De acordo com relatos de moradores, no momento da queda havia apenas garoa na região, sem registro de ventos fortes ou tempestade que justificassem o colapso da estrutura. A situação levantou questionamentos sobre as condições de conservação do equipamento.
Parte da torre, que pertence à operadora Claro, atingiu uma rede de alta tensão, aumentando o risco no local. Apesar do susto, não houve registro de feridos nem de danos a residências próximas.
Com a queda da estrutura, o sinal de telefonia e a comunicação na região podem ser comprometidos, gerando transtornos para a população que depende do serviço, especialmente na zona rural. Moradores suspeitam que a falta de manutenção tenha contribuído para o desabamento.
Uma das residentes relatou que, cerca de quatro dias antes do incidente, encontrou um parafuso de grande porte caído nas proximidades da base da torre.
Até o momento, não há informações sobre inspeção técnica ou providências adotadas pela operadora responsável.
Foto: Divulgação/PMB O Hospital Municipal de Brumado recebeu, na manhã deste sábado (7), o projeto Remédio Musical, iniciativa que utiliza a música como ferramenta de acolhimento e humanização no ambiente hospitalar. A ação levou aos pacientes momentos de alegria, emoção e conforto por meio da musicoterapia.
A visita foi conduzida pelo musicoterapeuta Alan Cruz, que há mais de 17 anos percorre o Brasil levando música, esperança e bem-estar a pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante a ação, Alan deu vida ao personagem Doutor Melodia, figura que transforma o som em abraço, a canção em remédio e o sorriso em uma linguagem universal, promovendo conexão e leveza aos pacientes e acompanhantes.
Natural de Livramento de Nossa Senhora, Alan Cruz já realizou apresentações gratuitas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, consolidando o projeto Remédio Musical como uma importante iniciativa cultural e social. Em 2023, o projeto lançou o livro “Cavaleiro Cantante”, obra que narra a trajetória do musicoterapeuta e sua missão de levar a música como instrumento de transformação.
Em 2025, o Remédio Musical expandiu suas fronteiras e iniciou sua missão internacional. O primeiro país visitado foi o Peru, onde a capital Lima recebeu as apresentações do Doutor Melodia, ampliando o alcance do projeto e reforçando o poder da música como elemento de cuidado e humanização em diferentes culturas.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante) encaminhou à Câmara Municipal nesta sexta-feira (6), um projeto de lei que autoriza a doação de um imóvel urbano do município para a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), com a finalidade de viabilizar a construção da sede própria da instituição na cidade.
De acordo com o texto, o terreno está localizado na Avenida Duarte Muniz, no bairro São José, possui área total de 873 metros quadrados e integra patrimônio municipal.
O projeto estabelece que a Defensoria seja responsável pela construção, manutenção e eventuais reformas necessárias para o pleno funcionamento da unidade, sem ônus ao município, salvo nos casos de convênios ou acordos firmados entre os entes envolvidos.
O prazo previsto para a conclusão da obra é de até cinco anos, contados a partir da publicação da lei, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo.
A proposta também prevê a reversão automática do imóvel ao patrimônio do município caso haja descumprimento do prazo, desvio de finalidade, desativação da sede ou encerramento das atividades da Defensoria em Brumado. Nesses casos, não haverá qualquer tipo de indenização pelas benfeitorias realizadas no local.
Na justificativa enviada ao Legislativo, o prefeito destacou que a doação atende ao interesse público e está respaldada pela legislação vigente, incluindo a Lei nº 14.133/2021.
O imóvel foi avaliado em R$ 153,7 mil e, por se tratar de doação para outro órgão da administração pública, não há exigência de licitação.
Segundo o Executivo, a instalação definitiva da Defensoria Pública no município deve fortalecer o acesso à justiça e ampliar o atendimento à população, especialmente aos grupos mais vulneráveis.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Com o objetivo de debater demandas relacionadas à segurança pública e fortalecer o diálogo com as comunidades rurais, o 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Guanambi promoveu, na última quinta-feira (5), uma reunião com presidentes de associações comunitárias da região.
O encontro foi conduzido pela comandante da unidade, tenente-coronel Gilmara Santana, e teve como foco principal a Região Rural do Baixio, onde foram apresentadas demandas e sugestões voltadas ao aprimoramento das ações de policiamento e prevenção à criminalidade.
Também participaram da reunião o subcomandante do 17º BPM, major Ricardo, autoridades políticas e lideranças de diversas comunidades rurais.
Segundo o comando do batalhão, a iniciativa reafirma o compromisso da Polícia Militar em manter um canal de comunicação direto com a população, permitindo a construção de ações mais eficazes e alinhadas às reais necessidades das comunidades da zona rural de Guanambi.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Os conselheiros que compõem a 1ª Câmara de julgamentos do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ratificaram, na sessão de quarta-feira (04), liminar concedida de forma monocrática pelo conselheiro Nelson Pellegrino, que determinou a abstenção, por parte da Prefeitura de Iuiu, da realização de quaisquer pagamentos ao escritório “Nunes Golgo Sociedade de Advogados”, quando decorrentes do contrato nº 112/2025. A suspensão deve ser mantida até o julgamento final do processo.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, de acordo com o termo de ocorrência, apresentado pela 25ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, o contrato fixou honorários superestimados em 20%, o que configura grave ofensa aos princípios constitucionais da razoabilidade, proporcionalidade e economicidade, além da inobservância às Instruções TCM-BA nº 01/2018 e 01/2022. A Prefeitura de Iuiú também não comprovou a estimativa dos valores totais a serem recebidos em decorrência do serviço contratado, nem os critérios e cálculos utilizados para definir o proveito econômico.
O escritório foi contratado para prestar serviços de consultoria e assessoria especializada ao município, bem como promoção de ações judiciais, visando a recuperação de repasses futuros do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Para o relator do processo, conselheiro Nelson Pellegrino, o percentual de 20% fixado pelo contrato encontra-se, a princípio, injustificado, vez que não há no processo qualquer indicação do crédito estimado pela Prefeitura de Iuiú a ser recuperado através da prestação do serviço contratado.
Foto: Agência Brasil O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito e financiamentos alcançou 79,5% em janeiro, patamar mais alto já registrado, igualando recorde de outubro passado.
O dado faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Por outro lado, a quantidade de famílias que não conseguiu pagar essas dívidas no prazo caiu pelo terceiro mês seguido.
Em dezembro, o nível de endividamento estava em 78,9%, enquanto, em janeiro no ano passado, abrangia 76,1% das famílias.
Ao analisar os dados de janeiro de 2026, percebe-se que o endividamento é mais presente em famílias que ganham até três salários mínimos, chegando a 82,5% delas.
Já nas com renda superior a dez salários mínimos, o indicador recua para 68,3%. Desde janeiro, o salário mínimo é fixado em R$ 1.621.
Foto: Divulgação/PMB Nesta quinta-feira (05), o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes (Avante) participou de uma reunião estratégica com a secretária de saúde do Estado, Roberta Santana, com o objetivo de discutir investimentos importantes para o fortalecimento da saúde pública no município.
Durante o encontro, foram abordadas ações voltadas à aquisição de novos equipamentos para o Hospital Municipal, além da reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As medidas têm como foco ampliar a capacidade de atendimento e garantir mais qualidade, cuidado e eficiência nos serviços prestados à população.
A reunião contou com a participação de deputados e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a união de esforços entre o município e o Estado para avançar nas políticas públicas de saúde.
De acordo com a gestão municipal, os investimentos discutidos representam um passo importante para modernizar a estrutura de saúde, valorizar os profissionais e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado à população brumadense.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Uma ação conjunta entre o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Cipe Sudoeste resultou na apreensão de um adolescente de 16 anos na quinta-feira (05), no Distrito de Suçuarana, em Tanhaçu.
Por volta de 18h, um jovem já conhecido pelas guarnições da região empreendeu fuga ao avistar uma viatura da companhia especializada. Durante a tentativa de escape, ele abandonou porções de substância análoga à cocaína no solo.
Após o acionamento para apoio, os militares do 24º BPM iniciaram diligências e localizaram o suspeito em uma área próxima. Ao ser abordado, o menor confessou ter fugido da guarnição anterior e admitiu ser o dono da droga descartada.
Diante de tais circunstâncias, o adolescente foi conduzido à Delegacia Territorial de Tanhaçu para adoção das medidas cabíveis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O município de Macaúbas avançou no sentido de fortalecer e estruturar uma política pública voltada à causa animal, com foco no controle populacional e no bem-estar dos animais. As articulações envolvem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Bacia do Paramirim, além de gestores públicos e defensores da causa animal.
Durante os debates, destacou-se a falta de um sistema estruturado de cadastro, controle e fiscalização das ações voltadas aos animais em situação de rua. Iniciativas pontuais, sem base legal clara e sem mecanismos de acompanhamento, acabam desperdiçando recursos públicos.
Entre os principais problemas apontados estão: a ausência de cadastro municipal de protetores, animais e locais de acolhimento; falta de critérios legais claros para parcerias com associações e cuidadores independentes; dificuldade de fiscalização e monitoramento das ações; e risco de sucateamento de equipamentos públicos, como veículos e estruturas, por falta de gestão e manutenção adequada.
O CDS Bacia do Paramirim iniciou formalmente um diálogo institucional para a construção de ações regionais integradas em defesa da causa animal. Durante o encontro, foi apresentada a proposta de celebração de um acordo consorcial com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura. A principal iniciativa discutida foi a aquisição de um castramóvel com estrutura estadual, que atenderia de forma itinerante todos os municípios consorciados, como etapa inicial para a consolidação de uma política pública regional.
Como encaminhamento, ficou definida a inclusão da pauta na Câmara Técnica de Agricultura do Consórcio, com o objetivo de integrar os municípios, alinhar critérios legais e técnicos e estruturar ações conjuntas.
Foto: Divulgação/PRF A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na quarta-feira (04) uma apreensão expressiva de mercadorias estrangeiras sem a devida documentação legal. A ação ocorreu na BR-116, durante as atividades da Operação Cão de Faro II.
Os agentes abordaram um ônibus de turismo que fazia a rota Brás (SP) - Jaguaquara (BA). O condutor alegou que o veículo transportava apenas uma mudança, sem passageiros. Contudo, ao inspecionarem o interior do ônibus, os policiais encontraram dezenas de caixas de encomendas destinadas a diversas cidades do interior baiano, como Jequié, Santo Antônio de Jesus e Castro Alves.
Ao verificarem o conteúdo das caixas, os policiais constataram que se tratava de produtos de alto valor agregado, todos desprovidos de notas fiscais ou comprovação de importação legal. O balanço total da apreensão contabilizou: 282 smartphones - incluindo modelos de última geração; 68 frascos de perfumes importados; e 11 tablets, smartwatches, caixas de som de alta potência e câmeras de monitoramento Wi-Fi.
A mercadoria foi apreendida por configurar, em tese, o crime de descaminho. Essa prática ilícita causa prejuízos ao erário por meio da sonegação de impostos e desequilibra a economia ao promover concorrência desleal com os comerciantes que atuam na legalidade.
Devido ao grande volume de itens, todo material foi catalogado e encaminhado à Receita Federal, em Vitória da Conquista, para os procedimentos administrativos e legais cabíveis.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Secretaria de Educação (Semed), em Brumado, convidou a professora de Sociologia do Ifba, Rivia de Jesus Santos, para falar sobre relações étnicos raciais no contexto da escola durante a Jornada Pedagógica 2026, cujo tema foi equidade e inclusão.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Ache Sudoeste no Ar, Rivia disse que a proposta é pensar múltiplas vozes e discutir com os professores da rede a equidade e inclusão para as relações étnicos raciais. “Precisamos pensar que as vozes de pessoas negras e indígenas foram silenciadas ao longo do contexto histórico e social de formação da nossa sociedade e, muitas vezes, não vemos essas pessoas como produtoras do conhecimento”, declarou.
Segundo a professora, o diálogo ocorreu no sentido de apresentar aos profissionais da educação a produção intelectual de autores negros e indígenas que contribuem para pensarmos essas múltiplas vozes no espaço educacional.
Embora hoje haja uma abertura maior para falar sobre o assunto, Rivia apontou que ainda é necessário lutar para que essas vozes sejam ouvidas. Para isso, instrumentos legais asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura afro e indígena nas escolas. “Apesar dessas leis terem bastante tempo, ainda não temos uma discussão de fato sobre o assunto. Estamos no caminho. Precisamos avançar mais. A Semed foi muito assertiva em trazer à luz essa pedagogia antirracista”, avaliou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Uma briga entre vizinhos foi parar na delegacia na quinta-feira (05), na zona rural do município de Ituaçu. O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado por volta de 14h30min por uma jovem de 21 anos que relatou ter sido vítima de ameaça.
De acordo com o depoimento da solicitante, um homem de 43 anos a teria ameaçado utilizando-se de uma faca. Para se defender, a jovem teria se armado com uma foice.
Diante de tal circunstância, a guarnição policial conduziu todos os envolvidos para Delegacia Territorial para adoção das medidas legais cabíveis.
Foto: João Jesus/Macaúbas FM/Achei Sudoeste Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (05), a Câmara Municipal de Macaúbas voltou a discutir a tramitação dos vetos executivos às emendas aprovadas para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026.
A pauta principal foi a apreciação individual de 21 vetos, cada um correspondente a uma emenda que havia sido anexada à LOA. Dos 13 vereadores que compõem a Casa, 10 estiveram presentes.
A votação foi nominal e cada veto foi votado individualmente. Cinco vereadores votaram contra o veto do Executivo, defendendo a constitucionalidade das emendas, e quatro votaram a favor do veto, corroborando com o argumento do prefeito de que as emendas invadiam a competência do Executivo.
Apesar de a maioria simples (5 a 4) ter sido desfavorável ao veto, os vetos foram mantidos, pois a derrubada de veto requer maioria absoluta dos vereadores.
A população que acompanhou a sessão seguiu a votação, mas demonstrou pouca reação aos resultados.
Foto: Reprodução/TV Sudoeste Um motociclista foi arrastado por uma enxurrada durante fortes chuvas na cidade de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (5). O caso aconteceu na Avenida São Geraldo, uma das mais movimentadas na cidade, no bairro do Alto Maron.
Um vídeo do momento mostra que o motociclista, que não foi identificado, tentava atravessar um cruzamento na avenida quando foi arrastado pela água. Segundo informações da TV Sudoeste, ele foi socorrido por pessoas que estavam no local.
A cidade registrou ao menos 41 mm de chuva — mais da metade do esperado para mês inteiro — em apenas uma hora. Os bairros do Centro e Recreio foram os mais afetados pela chuva.
No bairro Recreio, uma cratera, que havia se aberto durante outros temporais na rua Lourival Cairo, ficou ainda maior. Ainda conforme a TV Sudoeste, os moradores estão preocupados com a possibilidade da erosão comprometer a estrutura das casas.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em Brumado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) convidou diversos palestrantes para falar aos professores durante a Jornada Pedagógica 2026. Patrícia Freitas, professora de Neurociência Cognitiva, foi uma das convidadas no evento.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Freitas defendeu que abordar a neurociência no contexto da educação é essencial. Significa entender, de fato, como o cérebro funciona para compreender os desfechos para aprendizagem. “Falamos sobre neurodesenvolvimento e como a estrutura cerebral, principalmente do 0 aos 6 anos, não está pronta e depende das experiências do ambiente para ser moldada”, afirmou.
Nessa fase do desenvolvimento das crianças, segundo salientou, a neuroplasticidade é muito potente e garante que toda estimulação seja absorvida com aptidão, desde que seja feito o estímulo adequado e de forma sistemática.
Para os estudos de neuroimagem, o fato de o indivíduo passar pela alfabetização muda o cérebro completamente. Segundo a professora, o que torna a neurociência importante é entender como podemos estimular não apenas leitura e escrita, mas também a atenção para ampliar o foco atencional e o controle inibitório. “Hoje, a educação é recrutada a se envolver não apenas com o ensino de habilidades escolares, mas a garantir o melhor desenvolvimento neurocognitivo desses indivíduos”, asseverou.
Nos tempos atuais, com o aumento de diagnósticos de crianças atípicas, Freitas apontou que é muito mais complexo para os profissionais da educação trabalhar em sala de aula. Eles são mais exigidos no que se refere ao conhecimento especializado. “A prática pedagógica muda completamente e precisa-se de um currículo adaptado. Educação especial não é colocar a criança dentro da escola regular, é sim planejar um currículo específico de acordo com a funcionalidade daquele indivíduo”, ressaltou.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Na tarde desta quinta-feira (05), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada pelo delegado plantonista para prestar apoio policial em diligência destinada ao cumprimento de decisão judicial referente à restituição de uma criança à genitora, uma vez que o genitor se encontrava com a guarda de forma irregular.
A guarnição deslocou-se até a Fazenda Coronha, zona rural da cidade de Candiba, onde, na presença do Conselho Tutelar, o genitor foi devidamente cientificado da decisão judicial, sendo realizada a restituição da criança à mãe, sem resistência ou necessidade de uso da força.
Após a ação, o genitor acompanhou o Conselho Tutelar até a Delegacia Territorial para conceder esclarecimentos à autoridade policial. A ocorrência foi finalizada sem alterações.