Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

01 Mar 2017 - 16:00h

Cinco anos se passaram desde que a prefeitura municipal interrompeu as obras de pavimentação na Avenida Clemente Gomes, ao lado do Quartel do Tiro de Guerra, em Brumado. No final do ano de 2012, o então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) chegou a inaugurar a Praça Bráulio Araújo Bonfim, deixando cerca de 400 metros da avenida sem pavimentação. A obra ficou parada durante todo o mandato do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). Com o abandono da obra, o tráfego ficou interrompido na via, chegando a crescer vários pés de mamona que ajudaram a bloquear o percurso inacabado. Além da retomada da pavimentação na avenida, a prefeitura deve prosseguir com o projeto de construção da praça na localidade.

01 Mar 2017 - 15:30h

A redução do endividamento do setor privado está diretamente atrelada à redução do crescimento. Um relatório feito pelo Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos do Bradesco avaliou o processo de diminuição do endividamento do setor privado em 20 países. Resultado do estudo mostrou que a redução da dívida coincidiu com uma forte queda no volume de investimentos e no Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Estadão Conteúdo, no Brasil, os primeiros sinais de redução do endividamento já apareceram. Entre 2015 e 2016, a dívida do setor privado (não financeiro) caiu de 75,4% para 70,1% do PIB. Usando os parâmetros dos demais países, se continuar nesse ritmo, durante três anos, o país cresceria 1,9 ponto porcentual abaixo da média do período de crescimento econômico e expansão do crédito. Ou seja, o avanço do PIB passaria de uma média de 3,8% para algo em torno de 1,9%. Segundo a economista Daniela Cunha de Lima, responsável pelo relatório, um dos pontos que ajudaram os demais países que passaram por períodos de redução do endividamento foi o corte nos juros. “Nos locais onde houve a flexibilização da política monetária, o crescimento do PIB não foi tão afetado”.

01 Mar 2017 - 15:00h

A Guarda Civil Municipal de Brumado vai promover nesta quinta-feira (2) a Marcha Azul Marinho em protesto contra o Projeto de Lei 05/2017, de origem do executivo, que visa extinguir gradativamente o cargo de guarda municipal. A proposta já foi apresentada na Câmara de Vereadores e deverá entrar em primeira discussão e votação na sessão de amanhã (2). A notícia mobilizou a categoria em todo o estado da Bahia. Através das redes sociais, a Guarda Civil vem realizando uma campanha intensa mobilizando a categoria para marcar presença no município a fim de sensibilizar os vereadores a não aprovarem o projeto. A GCM de Brumado recebeu apoio do Sindguardas e da União Estadual dos Guardas Civis Municipais da Bahia. “Uma vez o prefeito conseguindo aprovar um projeto absurdo como este, as demais prefeituras poderão seguir o mesmo exemplo e erradicar a Guarda Civil Municipal em todo o Estado. Em Brumado, podemos enxergar que o prefeito está mal intencionado em acabar com concurso público e fomentar a terceirização dos serviços, o que geraria custos maiores ao erário municipal. Por isso, essa mobilização não é apenas da GCM de Brumado, mas de todos os cargos ameaçados de extinção e os outros mais que poderão sofrer a mesma sanção, caso não coloquemos um freio nisso agora. Esperamos contar com a sensibilidade dos vereadores em não apoiar essa insanidade do prefeito”, disse o presidente do Sindguardas, Pedro Oliveira.

01 Mar 2017 - 14:30h

A cantora Ivete Sangalo se fantasiou de palhaça e curtiu o último dia de Carnaval no meio da pipoca na terça-feira (28). “Pra fechar com chave de ouro o meu carnaval, amigos reunidos na pipoca da minha cidade Salvador! Que farra boa. Sai do Farol da Barra e fui ver de pertinho Xanddy do Harmonia do Samba, voltei e peguei Durval Lellys, fui até Ondina voltei e peguei Claudia Leitte, voltei e peguei Armandinho (...).  Meus amigos que eu amo foram junto comigo e foi demais!!! Feliz carnaval!!!!”, publicou a cantora. 

01 Mar 2017 - 14:00h

Dois bezerros foram roubados da Fazenda Mocó, que fica na divisa entre os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, na última semana. O proprietário, um pequeno produtor rural de 70 anos, compareceu à delegacia de Brumado para prestar queixa e disse ao delegado que, pelos rastros deixados, há duas pessoas envolvidas na ação. Segundo ele, os criminosos teriam utilizado um carro pequeno com carroceria para transportar os animais roubados. O pecuarista declarou que havia 16 bovinos em sua propriedade, mas os elementos preferiram levar apenas os dois bezerros, de apenas seis meses de vida, por serem animais de menor porte e, portanto, mais fáceis de transportar. A polícia investiga o caso e tenta chegar aos autores do crime.

01 Mar 2017 - 13:30h

O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente da holding Odebrehct S.A., será ouvido pelo corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Herman Benjamin, na tarde desta quarta-feira (1º), em Curitiba. O depoimento está marcado para as 14h30, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). De acordo com o TSE, o ministro deve ir a Curitiba para participar do depoimento. Marcelo Odebrecht vai ser ouvido como testemunha nas ações que tramitam no tribunal pedindo a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer por suposto abuso de poder político e econômico na eleição presidencial de 2014. A determinação do TSE para que Marcelo Odebrecht fosse ouvido é do dia 22 de fevereiro. Para o ministro, pelo que foi narrado das colaborações premiadas da Odebrecht, o empreiteiro pode ajudar com informações relevantes para as ações apresentadas pelo PSDB, nas quais o partido aponta uma série de irregularidades, entre elas o financiamento ilegal por empresas investigadas na Operação Lava Jato. Outros dois executivos ligados a Odebrecht, que fecharam acordo de delação premiada, também prestarão depoimento. De acordo com o G1, eles vão ser ouvidos na quinta (2), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. São eles: Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht, e o ex-dirigente da empresa Alexandrino de Salles Ramos. O depoimento deles estava marcado para quarta-feira, mas, foi remarcado.

01 Mar 2017 - 13:00h

Um caminhão boiadeiro capotou no final da tarde de terça-feira (28), no local conhecido como curva dos cinco, na entrada da BR-030, em Brumado. O caminhão era conduzido pelo proprietário de um açougue que transportava 14 bovinos. Ele estava na companhia de três funcionários e todos tiveram apenas leves escoriações. O site Brumado Notícias apurou que apenas um boi morreu no local e teve a carne saqueada por populares; feridos, outros animais tiveram de ser removidos para serem sacrificados. Cerca de sete bois sobreviveram ao acidente e se perderam pela mata na região. Nossa reportagem apurou junto à polícia que o acidente foi provocado por um motociclista que fazia manobras radicais na pista. Ao tentar desviar da moto, o caminhoneiro acabou perdendo o controle do veículo e capotou à margem da pista. Guarnições da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estiveram no local realizando o levantamento dos fatos.

01 Mar 2017 - 12:30h

Pela primeira vez na história, a participação das empresas na carteira de crédito do país ficou menor que o das famílias brasileiras. A mudança no mix de empréstimos e financiamentos no sistema bancário foi provocada por dois fatores diferentes. De um lado, estão as empresas com elevada capacidade ociosa que pararam de buscar crédito no mercado. Do outro, estão as companhias inadimplentes, que precisam se financiar – ou rolar dívidas – e não conseguem aprovação dos bancos. Levantamento feito pelo pesquisador do Ibre/FGV e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público, José Roberto Afonso, com dados do Banco Central (BC), mostra que a inversão das posições ocorreu pela primeira vez em dezembro e se manteve em janeiro. No último mês de janeiro, 50,93% da carteira total de crédito referia-se a empréstimos e financiamentos para pessoa física e 49,07%, para empresas. De acordo com a Veja, em janeiro de 2016, esses porcentuais eram de 47,38% e 52,62%, respectivamente.

01 Mar 2017 - 12:00h

Na noite da última segunda-feira (27), um médico natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, seguia viagem pela BA-148 quando atingiu um animal na pista. O acidente aconteceu na altura da comunidade conhecida como Poderoso, no município de Dom Basílio, onde o motorista encontrou uma boiada. Ele dirigia uma Toyota SW4, que ficou totalmente destruída após o impacto. O médico não teve ferimentos porque os airbags foram acionados. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), durante os cinco dias de carnaval, foram registrados três acidentes envolvendo animais na pista: dois na BA-148 e um na BA-252. O médico também atende no Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado.

01 Mar 2017 - 11:30h

Chegou a hora de acertar as contas com o Leão. Começa amanhã, dia 2 de março, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016). O documento precisa ser enviado à Receita Federal por pessoas físicas que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado. O Fisco espera receber 28,3 milhões de declarações até o dia 28 de abril. Este ano, a Receita fez algumas alterações no programa do IR, que pode ser obtido pela internet no endereço http://rfb.gov.br. Uma das mudanças é a atualização automática do programa. Isso significa que, depois de baixado, se a Receita fizer algum ajuste no serviço, o programa vai perguntar ao contribuinte se ele quer fazer a atualização. Antes, isso não era avisado. Além disso, não será mais preciso baixar o programa de transmissão da declaração, conhecido como Receitanet. O contribuinte só precisará fazer um download. Outra novidade é a recuperação de nomes. Quando o contribuinte colocar o nome e o CPF na declaração, esse dado ficará armazenado para facilitar o preenchimento de outros campos. Também haverá mudanças na tela de identificação. De acordo com o jornal Extra, o programa vai passar a pedir, de forma não obrigatória, um número de celular e um e-mail. Segundo a Receita, isso servirá para ampliação do cadastro. O eventual uso dos dados pelo Fisco só poderá ocorrer se houver autorização das pessoas físicas.

01 Mar 2017 - 11:00h

No final da tarde de terça-feira (28), uma chuva forte, acompanhada de um vendaval, provocou estragos na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Árvores e muros foram derrubados, casas foram destelhadas e vários bairros ficaram sem energia elétrica e sem sinal de telefone. Em diversas vias, os motoristas tiveram dificuldades de trafegar devido ao acúmulo de água e de entulho. O temporal durou menos de vinte minutos, mas foi suficiente para causar inúmeros transtornos à população. Os locais mais atingidos pela chuva e fortes ventos foram: o Centro, a Ladeira do Bonfim, Bairro Taquari, comunidade dos Patos, dentre outros. Não há informações sobre feridos.

01 Mar 2017 - 10:30h

Durante o carnaval pelo país, diversos foliões aproveitaram para protestar contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB). Atos contra o peemedebista foram vistos durante a folia nas cidades de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Rio de Janeiro. Na terça-feira (28), diversos foliões fizeram protesto contra o presidente durante a passagem do bloco “Carmelitas”, nas ladeiras de Santa Teresa, no Rio. É possível ouvir diversas pessoas e integrantes do bloco gritando “fora, Temer”. Procurado pelo G1, o Palácio do Planalto diz que não irá se manifestar sobre os protestos. Na segunda-feira (27), um grupo de foliões interrompeu o fluxo de trios elétricos no Circuito Osmar, no Campo Grande, em Salvador, com gritos de “Fora, Temer” e pedidos por eleições diretas. Os manifestantes pararam um pequeno carro de som em frente a um dos trios da Mudança do Garcia. Em Belo Horizonte (MG), o coro de "Fora, Temer" foi ouvido nos mais variados blocos. Alguns foliões também escreveram nos braços e outras partes do corpo a frase “Fora, Temer”. Em São Paulo, o bloco Jegue Elétrico criticou Temer e o prefeito de São Paulo, João Doria, que gerou polêmica ao apagar grafites. O tema principal foi do desfile de sábado (25) foi “tire esse cinza do caminho que eu quero brilhar, com a minha cor”. Foliões cantaram "se empurrar o Temer cai" e "fora, Temer" no Charanga do França, que desfilou na segunda-feira (27) pelas ruas da Vila Buarque, no Centro de São Paulo.

01 Mar 2017 - 10:00h

O prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), recebeu a comitiva capitaneada pelo Embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang. Também fizeram parte da comitiva a Embaixatriz Huang Minhui, o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), o presidente no Brasil do Banco de Desenvolvimento da China, Wu Lei, e vários membros do corpo diplomático, empresários e representantes de grupos de investimentos, acompanhados pelo diretor da Bamin S.A., Wilson Thibes. Todos foram recepcionados com um coquetel na Casa Anísio Teixeira, com a presença de vereadores, lideranças políticas e empresariado local. O prefeito ressaltou o compromisso de Caetité com o desenvolvimento, lembrando a importância histórica e cultural da cidade para toda a região e também para o estado. O representante da Bamin também falou da importância de Caetité no cenário baiano, o que foi corroborado pelo discurso do vice-governador, que manifestou o compromisso da gestão Rui Costa (PT) com o desenvolvimento econômico da Bahia. O Embaixador Li agradeceu a calorosa acolhida que a cidade, segundo ele, uma das mais cultas do Brasil, ofereceu a todos.

01 Mar 2017 - 09:30h

A Acadêmicos do Tatuapé é a escola campeã do carnaval 2017 de São Paulo. Depois do vice em 2016, a escola da Zona Leste levou seu primeiro título com uma homenagem à Mãe África. O campeonato veio no critério de desempate: a escola ficou com a mesma pontuação da Dragões da Real (269,7 pontos), mas teve melhor desempenho no quesito samba-enredo. O presidente da agremiação, Eduardo Santos, agradeceu os integrantes pelo empenho na conquista do primeiro título. “Nós viemos aqui e mostramos para esse povo o que é a festa africana. O continente que mais sofre no mundo, mas que sabe fazer festa”, disse ao G1. “Agora nós somos campeões do carnaval. Ninguém pode escrever a história do carnaval de São Paulo sem passar por 2017 e sem citar o nosso nome”, afirmou o presidente da Tatuapé. O presidente minimizou a polêmica da troca dos jurados e avaliou que as notas foram coerentes com os nomes das escolas apontadas como destaques.

01 Mar 2017 - 09:00h

Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e informada sobre o furto de uma ovelha na Fazenda Caraíbas, zona rural da cidade de Tanhaçu, no sudoeste baiano. Com as características dos delinquentes e do veículo utilizado no furto, a guarnição empreendeu diligências e localizou os indivíduos. O veículo e seus ocupantes foram abordados e os policiais encontraram no porta-malas do veículo a ovelha da raça Santa Inês. Além disso, uma espingarda tipo chumbeira, municiada, e os apetrechos para carregamento também foram encontrados no carro. Todo o material e os meliantes, identificados como Adailton Aparecido Alves da Silva Lopes e Rivelino Aleixo de Sousa, foram apresentados na delegacia de polícia de Brumado.

01 Mar 2017 - 08:30h

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

01 Mar 2017 - 08:00h

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP) vai instaurar um Inquérito Civil Público para apurar a suposta exigência feita pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) de comparecimento mensal dos insulinodependentes ou dos seus procuradores em Salvador, mesmo existindo em Brumado um Núcleo Regional de Saúde. O deslocamento causaria transtornos e gastos aos pacientes, fatos que constituem violação aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de infringir o princípio constitucional da eficiência. O Cedeba será oficiado para prestar esclarecimentos acerca da exigência. A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado também será oficiada e deve informar, no prazo de 15 dias, o montante de recursos dispensados, bem como a quantidade de viagens realizadas de Brumado para Salvador e vice-versa e os gastos com alimentação e outros auxílios para o recebimento dos medicamentos para os portadores de diabetes.

01 Mar 2017 - 07:30h

Agora na Clínica Luiza Feres você encontra o melhor tratamento para melasma. Magical Process é um tratamento seguro e eficaz que controla e melhora o quadro do melasma. O tratamento dura 30 dias e conta com nutracêuticos, quatro ciclos de atendimentos em cabine e linha Home Care. São cuidados de dentro pra fora, sem efeito rebote. Além do tratamento, a clínica oferece pacotes para redução de medidas, estrias, celulite, flacidez e emagrecimento. Agende agora mesmo a sua avaliação. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

01 Mar 2017 - 07:00h

O Procurador Regional Eleitoral da Bahia, Ruy Nestor Bastos Mello, decidiu favoravelmente à cassação dos diplomas do prefeito eleito do município de Érico Cardoso, Érico Cardoso de Azevedo (PSD), e seu vice, Antônio Baptista de Souza (DEM), eleitos no último pleito. O parecer também pede perda do mandato. O caso agora deverá ser apreciado pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) e, em última instância, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ministério Público (MP) alega que o candidato a prefeito deveria ter se afastado do Hospital de Paramirim, onde fazia ultrassonografias e atendia pacientes de Érico Cardoso, antes de concorrer ao pleito. Segundo entendimento da PRE, é irregular e consiste em crime eleitoral.

01 Mar 2017 - 00:00h

A população da cidade de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, está chocada com o acidente, registrado na última segunda-feira (27), que vitimou três pessoas da mesma família. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois veículos com integrantes da mesma família seguiam em comboio para a cidade de Belo Horizonte quando, na região de Perdões, na BR-381, um caminhão que seguia em sentido contrário invadiu a contramão e atingiu um dos veículos. O carro que seguia atrás não conseguiu frear a tempo e também se envolveu no acidente. Com o impacto, mãe, filho e avó morreram na hora. Outras duas pessoas foram socorridas e não correm risco de morte.